Tertúlia Liberal

Pretende-se REFLECTIR o mundo e a sociedade, com uma nota crítica mas sem pessimismos.

quarta-feira, abril 26, 2006


Bem sei que o que preocupa o adepto típico é que o seu clube conquiste títulos (a malta quer é taças para poder humilhar os amigos adeptos do clube rival no "café central" da vila).

Pois é, mas o futebol não devia ser só feito de taças. Devia porventura dar-se maior importância à formação (ex: subsídios estatais) que é um trabalho moroso, complexo, onde aparece 1 estrela em 100 potenciais.

Não vale a pena elencar os jogadores formados nas escolas do Sporting nos últimos 20 anos (nem tão pouco os que saíram do Sporting sem que este tenha recebido um chavo ...).

Agora, é realmente de lamentar, criticar e mesmo ridicularizar a eliminação do Glorioso SLB na Fase Inicial do Campeonato Nacional de Juniores de Futebol.

É claro que o taxista benfiquista (desculpem-me a redundância) de Cabeceiras de Basto quer é taças e não vai deixar de elogiar o trabalho de Luis Filipe Vieira por isso.

4 Comments:

  • At 1:00 da tarde, Blogger Nuno Moraes Bastos said…

    Já comecei a divulgar.
    Desde o sexto lugar do benfica no campeonato que não nos divertíamos tanto...

    (que me desculpem os leitores do benfica, mas não consigo evitar o lado negro da força)

     
  • At 2:55 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Concordo que a grande maioria dos adeptos liga ao futebol, apenas no que à equipa sénior diz respeito, ligando muito pouco aos escalões de formação.

    Eu próprio, que procuro estar atento à formação e às modalidades do meu Benfica, desconhecia este facto.

    Passando ao comentário propriamente dito, penso que consigo arranjar uma explicação para esta má época da equipa junior. Se não estou em erro, a equipa júnior do Benfica é constituída por juniores de 1º ano, ao passo que os juniores de 2º ano estão na equipa B. Não sei se estarei correcto, mas penso que será esta a principal razão para o fraco rendimento, que se traduz numa distância de 23 pontos para o eterno rival. Estive a ver os resultados, donde destaco, pela negativa, as duas derrotas com o Oeiras, as derrotas fora com o Corroios (último classificado com apenas 3 vitórias em 27 jogos), com Alverca, U. Madeira, 2 empates com o Belenenses e, finalmente, as duas derrotas com o SCP.

    Foi um fraco desempenho global, apesar de ser de destacar pela positiva, uma boa vitória em casa do Estoril (2º classificado) por 3-0, mas, com a irregularidade que referi acima, o desfecho só podia ser este.

    Para terminar, devo recordar que o Benfica foi Campeão Nacional de Juniores há duas épocas, numa equipa de onde saiu o Manuel Fernandes.

     
  • At 6:12 da tarde, Blogger Paulo Martins said…

    Não se compreende que um clube como o Benfica aposte tão pouco na formação. Esta eliminação prematura é um exemplo disso mesmo. Mas se fecharmos os olhos a esta eliminação a realidade não muda. Quantos jogadores sairam das escolas do Benfica nos últimos 20 anos que tenham verdadeiramente vingado no futebol profissional ?

    É uma questão de cultura, mentalidade e não seguir cegamente o caminho de "basta ganharmos taças para ficarmos todos contentes"!

     
  • At 6:31 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Embora sendo benfiquista, tenho que concordar.

    Só agora com o surgimento há dois anos do Manuel Fernandes (e do João Pereira, se bem este perdeu um pouco o fulgor inicial) lançados por Camacho é que recordámos o que é ter alguém da formação depois do Rui Costa.

    Claro que podemos considerar que o Moreira é um bom valor já no presente, não esquecendo que o Maniche tem esta alcunha dos tempos do dinamarquês que jogou no Benfica nos anos 80...

    Tudo isto não apaga, contudo, a ideia de que o Benfica deve apostar bastante mais na formação, como penso que o está fazer agora (no inicio de época foram 4 jovens ao estágio na Suiça).

     

Enviar um comentário

<< Home