Tertúlia Liberal

Pretende-se REFLECTIR o mundo e a sociedade, com uma nota crítica mas sem pessimismos.

quinta-feira, novembro 16, 2006

A razão de ser.
Muitas vezes tentamos perceber o porquê de determinadas escolhas, a razão de ser de gostarmos de determinados programas, de certos comentadores ou até de algumas publicações.
A justificação é simples mas por outro lado não deixa de ser um catálogo ao nosso pensamento e que pode limitar a nossa liberdade de escolha.
Descendo ao concreto, perguntava-me eu há uns dias porque gosto da revista sábado e dos seus artigos de opinião e do comentador Luís Delgado.
Em relação ao segundo, não me identifico com a sua defesa incondicional do Bush e do sr. Lopes, mas é no panorama televisivo, juntamente com o Nuno Rogeiro, dos poucos fazedores de opinião que não são de esquerda.
No que diz respeito à Sábado é realmente impressionante a minha identificação com esta revista, nomeadamente com os seus artigos de opinião, cuja linha editorial espero que não mude em nome de tiragens.
Com o fim do independente, que confesso já não comprava há anos, mas que fui fiel seguidor no tempo do portas, ainda bem que existe alguma diferença num panorama dominado pelo cizentismo do nosso jornalismo.

7 Comments:

  • At 2:43 da tarde, Blogger Paulo Martins said…

    Sou defensor de uma imprensa às claras, tal como funciona em Espanha. Aquela coisa de transmitir notícias de forma 100%imparcial pura e simplesmente não existe.

    A Sábado é uma revista assumidamente de direita, e ainda bem. Já agora chamo a atenção para uma outra boa revista (também de direita) - "Revista Atlântico.

    Não tem mal nenhum, isto é democracia, quem quiser que compre o "Avante".

     
  • At 8:12 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Por acaso, a minha preferência vai para a revista com a qual a Sábado veio "competir": a Visão. Penso que tem a mesma orientação política, desde logo por fazer do grupo do Pinto Balsemão.

    Tem a vantagem de ser correspondente da Revista Time, o que lhe dá acesso a conteúdos exclusivos.

    Já há alguns anos que não dispenso a leitura desta revista semanal, quer seja pelas reportagens, pelos artigos de opinião, entrevistas e até pelo humor, com uma página escrita pelo Ricardo Araújo Pereira.

     
  • At 10:51 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Caro tiroliro007,
    Uma questão.
    Só aprecia comentadores de direita?
    Olhe que existem "fazedores de opinião" de esquerda que são do melhor...não gosta de ler Miguel Sousa Tavares (Expresso)ou Eduardo Prado Coelho (Público)?

    "Pinguim dos Trópicos"

     
  • At 7:05 da tarde, Blogger tiroliro007 said…

    Caro pinguim
    A questão não e bem essa. Ou não terei sido claro ou não terá entendido o teor do meu post.
    O que vejo é uma imprensa claramente de esquerda. Só isso que constato.
    Em relação ao m. sousa tavares leio religiosamente tudo o que escreve quer na bola quer no expresso. Não concordo com o que ele diz mas leio sempre.
    Quanto ao outro não aprecio a escrita nem os artigos de opinião.

     
  • At 9:27 da manhã, Blogger Nuno Moraes Bastos said…

    Não vejo motivo de orgulho ou de vergonha na escolha de um periódico com base na sua orientação editorial.

    Do mesmo modo como a simples aparição de Fernando Rosas na televisão me leva a mudar de canal, tendo a ter mais tolerância - mesmo na discordância - ao ouvir alguém cujo pensamento político me é vagamente familiar.

    Não consigo gostar de Luís Delgado, do mesmo modo e pela mesma razão pela qual não consigo levar a sério os pseudo-intelectuais de esquerda que pululam pelos media (em nome do mercado, é bom de ver).

    Uma nota: MST já foi um bom comentador. É hoje em dia um obstinado de esquerda com uma vida mais acentuadamente burguesa do que qualquer um dos contributors. Como aliás o Louçã. Como aliás o Prado Coelho. Como aliás...

    Se isso é ser de esquerda...

     
  • At 12:10 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Com essa de gostares do Luís Delgado deixaste-me sem fala! Deve ser o comentador mais parcial e insuportável que existe. Por alguma razão lhe chamam "Intestino Delgado"!

     
  • At 11:29 da tarde, Blogger tiroliro007 said…

    Ainda bem que te consegui deixar sem fala Ana. Eu não procuro ser consensual.
    Respeito a tua opinião que não é única, mas também te confesso que não me identifico a 100% com ele pelos 2 exemplos que refiro.
    Todavia, sendo eu um espectador assíduo da sic notícias, apenas constatei que me identifico com algumas das ideias que defende, ainda que seja parcial.
    A parcialidade não e um problema para mim. Para mim o problema é tentar parecer imparcial e depois ser completamente parcial.
    Bem vinda Ana e aparece sempre ainda que para discordares de mim

     

Enviar um comentário

<< Home