Tertúlia Liberal

Pretende-se REFLECTIR o mundo e a sociedade, com uma nota crítica mas sem pessimismos.

terça-feira, janeiro 24, 2006

Cavaco Silva é o novo Presidente da República. Foi uma vitória de Cavaco Silva, não do PSD ou do CDS/PP. Apresentou a sua candidatura, nunca insultou nenhum candidato e com grande dignidade ganhou as eleições contra 5 candidatos.
Foi uma vitória tangencial? Não. Foi uma grande vitória. Ganhou à 1ª volta contra cinco candidaturas, cujo único objectivo principal, desde o início, era a sua derrota, ficando em 1º em todos os distritos do país, à excepção de Beja.
Foi uma derrota para o PS ? Foi. O PS tinha um candidato, Manuel Alegre, deu o dito pelo não dito, escolheu um outro candidato que ficou a mais de 7% de Manuel Alegre e a mais de 35% de Cavaco Silva. Foi um erro político. Sócrates escusava ainda de ter feito o número na noite das eleições de "passar por cima" da declaração de Alegre.
Foi uma derrota pessoal para Mário Soares ? Foi. Mário Soares nunca fez uma campanha pela positiva e com a elevação que a sua história política exigia. O resultado podia ser irrelevante se tivesse tido uma postura de ex-Chefe de Estado e "Senador", mas não, preferiu seguir uma linha de ataques sucessivos a Cavaco Silva (e a Manuel Alegre), esperando que os valores das sondagens se alterassem por essa via ("1986" não se repetiu ...).

2 Comments:

  • At 3:05 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Deixa-me repetir a tua primeira frase deste teu post: Cavaco Silva é o novo Presidente da República. Que bem que soa.
    Foi uma brilhante vitória (à 1ª volta), vitória pessoal, pois também eu não acredito que as pessoas tenham votado nele por ser apoiado pelo PSD e CDS/PP. Penso que os seus conhecimentos económicos, a sua serenidade e rigor já demonstrado, falaram mais alto do que qualquer ligação partidária, no contexto em que o nosso país vive.
    Concordo também com a tua análise às derrotas (humilhantes mesmo) de Soares e do PS, pois ficou a pouco menos de 6,5% de Manuel Alegre, e também de Louçã (o slogan "não lhê dês Cavaco" não resultou...).
    Finalmente, destaco, dentro da derrota da esquerda, o bom resultado, quer de Manuel Alegre, quer de Jerónimo de Sousa.

     
  • At 9:57 da tarde, Blogger Apre said…

    Foi isso mesmo, apesar de 11000 votos terem livrado de uma 2ª volta que contra o que é habitual seria um passeio maior ainda.

    Grande Cavaco Silva!

     

Enviar um comentário

<< Home