Tertúlia Liberal

Pretende-se REFLECTIR o mundo e a sociedade, com uma nota crítica mas sem pessimismos.

terça-feira, julho 24, 2007

Ciclismo: espectáculo e... doping.

Já há alguns dias que estava para "postar" sobre este desporto, que considero espectacular, nomeadamente esta prova, que este ano completou 100 anos de existência.

Mal sabia eu que, logo hoje, mesmo quando estava para o escrever, o Tour ficou manchado por este motivo. Vinoukorov, que ainda ontem venceu isolado uma das etapas mais duras do Tour, e era o grande candidato ao Prémio de Combatividade deste ano (pelas quedas que sofreu e mesmo assim a conseguir ganhar etapas com uma raça enorme), foi apanhado nas malhas do doping. Desta feita, não por uma substância dopante, mas por ter dado positivo na prática de uma transfusão de sangue homóloga. O ciclista sai, de imediato, da prova, bem como toda a equipa, sendo que ele fica sujeito ainda a um processo disciplinar. O "cazaque" pediu, no entanto, uma contra-análise, que vamos ver o que dará, se bem que do que temos visto, deverá confirmar o resultado positivo. Também Rasmunsen (líder neste momento da prova) está "sobre brasas", como podem ler aqui.

Fiquei com pena. Logo este ano que a prova estava a ser fantástica, nomeadamente com grandes duelos entre o Rasmunsen e o Contador (principalmente nas duas últimas etapas, nos Pirinéus). Bem sei que este desporto tem tido vários casos de dopping, mas o controlo tem sido tão apertado, que é cada vez menos crível que aconteça. Para mim é dos desportos mais justos, no sentido em que ganham os melhores (a não ser que haja, por exemplo, uma queda). Os sprinters ganham as etapas planas, ao passo que os trepadores ganham nas "montanhas", não podendo descurar o CRI (contra-relógio individual). Daí dizer-se, por exemplo, que o Armstrong (vencedor de 7 Tour's) era um ciclista completo.

Em suma, continuo a acreditar neste desporto, apesar de haver, claro, artigos de opinião como este.

12 Comments:

  • At 11:11 da manhã, Blogger Paulo Martins said…

    Não sou grande adepto deste desporto, apesar de reconhecer o esforço titânico dos ciclistas principalmente nas etapas de montanha. Gosto de ver a etapa da "torre" na nossa volta à Portugal.

    Infelizmente os casos de dopping têm vindo a acontecer em demasia o que prejudica claramente o desporto.

     
  • At 11:26 da manhã, Blogger Miga said…

    É verdade que prejudicam e muito.

    Se duvidas houvessem, vemos que em dois dias, mais uma equipa inteira saiu do Tour (a COFIDIS), por um corredor ter sido apanhado com uma substânica proíbida, e ontem, o camisola amarela Rasmunssen, depois de uma etapa espectacular, ganha por si de forma brilhante, e tendo reforçado a liderança, foi afastado pela sua própria equipa, por ter mentido sobre o sítio onde esteve antes do início do Tour.

    Espero que, com todas as notícias bombásticas, o ciclismo não "morra"...

     
  • At 12:09 da tarde, Blogger Nuno Moraes Bastos said…

    Odeio ciclismo: ocupa espaço televisivo e tem como único ponto de interesse as meninas do pódio.

    Um tipo quer ver televis
    ao de jeito e durante a volta a portugal só apanha com gajos de perna rapada a andar de bicicleta: há direito?

     
  • At 12:23 da tarde, Blogger sportingsempre said…

    Miga,

    Como bem sabes partilho do teu gosto pelo ciclismo, e em especial pelo sempre fantástico Tour. É uma pena o que se tem assistido e que continua a minar a credibidade deste magnífico desporto. Ao contrário do que dizes aqui não é sempre o melhor que ganha... pelo menos não podemos ter a certeza tal é o estado de suspeição que infelizmente existe, e diga-se tem mesmo de existir face ao que vemos.
    A propósito da reacção tenaz dos responsáveis da UCI e do Tour face ao doping, única conforme às normas anti-doping vigentes, gostava de chamar à colação o caso nuno assis e a posição bacoca do lixo filipe vieira. É que no Tour um fulano testa positivo e não há contemplações... no benfica são apanhados 3 atletas - o assis, um no basket e um no rugby (perdoai os anglicismos) - e são todos uns desgraçados, que não fizeram nada, coitadinhos... Contra o doping só há uma atitude - castigo duro e rápido. É uma vergonha. Se se fosse desculpar um atleta porque vem dizer "eu nunca me dopei, foi alguém que pôs alguma coisa na bebida" não havia doping. Quem acusa substâncias proibidas tem de ser castigado. O único meio de defesa admissível é a contra-análise. A nível mundial toda a gente sabe isto... menos o clube do lixo filipe vieira.
    Continuas a apoiar este palhaço?
    Eu espero que permaneça no benfica por muitos anos... ao menos sempres me vou rindo de alguma coisa.

     
  • At 2:29 da tarde, Blogger Miga said…

    NMB,

    Parece-me extremamente redutor dizer que ver ciclismo se resume a ver gajos de perna rapada. Em comparação, se não gostasses de futebol, dirias que se resumia ver 22 gajos de pernas peludas a correr atrás de uma bola?

    sportingsempre,

    Já estava à espera desse desvio para os casos que apreceram no Benfica, nas três modalidades que se sabem. Falo só sobre o Nuno Assis. Ao que julgo saber, as substâncias encontradas, embora sejam proíbidas, não foram ingeridas com o próposito de melhor a performance desportiva. Estavam inseridas noutro medicamento tomado pelo atleta. Foi uma imprudência? Foi. Foi prepositado? Não. E o processo não foi bem conduzido pelo CNAD e pelo Laurentino Dias... foi contra isso que se insurgiu o LFV e o Benfica. O Sporting e o Soares Franco, teriam feito o mesmo, para defesa do seu atleta, creio eu.

     
  • At 4:18 da tarde, Blogger sportingsempre said…

    Miga,

    Ainda que de forma indirectarespondeste à minha questão... continuas a defender o presidente do teu clube. Dizes tu que o assis tomou uma substância proibida mas não com o fim de melhorar o rendimento desportivo? Como é que sabes? Ah e tal, foi ele que disse... Como dizem os brasucas... cai na real.
    Então não me digas que não sabes que o Vinokourov, o Moreni, o Virenque, o próprio Ben Jonhson in illo tempore, coitadinhos, também não queriam tirar proveito das substâncias proibidas... foi um lapso, mas era apenas para fins terapêuticos... com é com todos.
    Esta é a raiz do problema. O doping só se enfrenta como, e muito bem, fizeram o CNAD e o Laurentino Dias, e como têm feito a UCI ou a IAAF (federação internacional do atletismo).
    O lixo filipe vieira limitou-se a dizer que o processo não tinha sido bem conduzido??? Mentira chapada!!! Como tu muito bem sabes!!! Ofendeu ao seu jeito trauliteiro tudo e todos de forma rude e malcriada, cheia de insinuações maldicentes e ofensivas sobre pessoas que se limitaram a fazer cumprir o código anti-doping. Vergonhoso nesse processo para além da tentativa de defesa do desgraçadinho coitadinho foi a decisão de arquivar o processo sem qualquer fundamento legal e de suspender o cumprimento da sanção inicialmente imposta.
    Este é um caso em que não há volta a dar... sob pena de termos de admitir que não existe, nunca existiu e nunca existirá doping. O doping é batota. E o benfica defendeu a batota... o que aliás é habitual no clube do veiga e do vieira (veja-se o jogo no estádio do algarve no ano do título benfica/apaf). A subversão das regras é batota. Não pode ser admitida e no caso do doping a lei é, felizmente, de tal forma apertada que não é possível contorná-la, por mais que se berre como o vieira tanto gosta de fazer, humhumhum.
    Este é daqueles problemas que não se resolvem à galheta como fizeram no caso do frangeto.
    Quanto ao doping temos de ter posições claras... e o benfica tem-na e é a seguinte... se um atleta do clube da luz for apanhado com uma substância proibida no sangue não é doping. Não! Não! Não! Coitadinho fez um tratamento sem qualquer intenção de maximizar o rendimento desportivo, ou alguém lhe colocou uns pózinhos no sumo de laranja, etc..., mas doping não... e isto é uma cabala, e estão a boicotar o benfica... e há muita gente a tremer de medo perante o gigante da luz ... e somos os maiores porque estamos no guiness... etc, etc...

    Mas a verdade é que este tipo de argumentação bacoca continua a convencer os benfiquistas, e como disse Caio Júlio César a Marco Bruto, eu te digo... também tu Miga, também tu?

     
  • At 5:00 da tarde, Blogger Miga said…

    sportingsempre,

    Essa tua raiva contra o Benfica, e ainda mais LFV e Veiga, fazem-te cegar muitas vezes. Como teu amigo, não te levo a mal, claro.

    Aqui não se trata de pôr um pózinho no sumo de laranja... dizes-me para cair na real, mas aqui também estás no campo da fantasia... Tratou-se, segundo foi dito, e eu acredito, de uma medicação tomada pelo Nuno Assis que continha uma substância proíbida. Digo-o sobre este caso, como diria se se tratasse de um caso no Sporting ou no Porto!

    Será que o Nuno Assis é o único "patinho feio"?

    Eu não acredito que no futebol português haja doping (tomar anabolizantes para aumentar os níveis físicos), logo pelos riscos que isso acarretaria! Achas que valia a pena?

     
  • At 5:50 da tarde, Blogger Nuno Moraes Bastos said…

    Miga,

    No benfas, talvez o roupeiro não tenha ainda acusado substãncias proíbidas... Andam todos a dar na automedicação?

    É que não estamos a falar só de futebol...

     
  • At 6:07 da tarde, Blogger Miga said…

    NMB,

    É público, e já aqui comentámos, houve também um caso no Basket e no Rugby.

    O do Rugby não conheço, mas os outros, pelo que sei foi um tratamento da asma (Nuno Assis) e um tratamento capilar para o António Tavares. Se são desculpas não sei, o que é facto é que, com elas ou sem elas, foram punidos.

    Mas volto a questionar: são só estes? Os outros não são apanhados ou fogem?

    A ideia que defendo é que não faz sentido uma equipa com as responsabilidades do Benfica (e de outra qualquer equipa) estar sujeita a este risco.

     
  • At 10:02 da tarde, Blogger sportingsempre said…

    Miga,

    Tomas como boas as desculpas do assis... e isso é que é incompreensível. O que eu disse dos pózinhos foi apenas a título exemplificativo, como aliás tu bem compreendeste. A questão é simples, clara e inequívoca - atleta que acusa, submetido a análise sanguínea, substância(s) proibida(s), e que vê o resultado confirmado por contra-análise tem de ser punido.
    Por mais que diga que foi sem querer, que não fez nada, que é um coitadinho, que tomou um medicamento, ou que alguém mal intencionado lhe "meteu uns pózinhos no sumo de laranja".
    Esta é que é a realidade. E no doping só há dois lados. O bom e o mau. Ou se pune sem misericórdia o prevaricador ou se desculpa o mesmo dizendo que é um coitadinho. Eu opto pela primeira... tu pela segunda.
    Quanto ao mais se outros casos não apareceram é porque não há ou não foram apanhados.
    Isto é um bocado como conduzir com álcool no sangue... se tiveres mais de 1,2 g/l é crime... mesmo que não intervenhas num acidente... é um crime de perigo abstracto, isto é, que se consuma independentemente do resultado.
    Eu não entrei em fantasia, usei do recurso a figuras de estilo, como a analogia.

     
  • At 9:41 da manhã, Blogger Miga said…

    sportingsempre,

    Acabamos, porventura, por ter a mesma opinião, mas como os casos são sobre jogadores do Benfica (ou melhor, lampiões nojentos, não é?), tens essa opinião.

    O que tenho tentado transmitir é que acredito na boa fé, quer dos atletas, quer dos clubes. Não acredito que haja artimanhas de a, b ou c, para tentar melhorar o seu rendimento desportivo, através de doping. Tenho esta opinião, não só em relação ao Benfica, mas também teria se se tratasse de qualquer outro clube.

     
  • At 11:51 da manhã, Blogger sportingsempre said…

    Miga,

    Eu também acredito... até prova em contrário. E com o assis, o que sucedeu é que se provou e comprovou que o menino foi apanhado com uma substância proibida no sangue. E a partir daí tem de ser castigado.
    Se fosse verdade que o assis tinha tomado um medicamento para fazer um tratamento de que necessitava facilmente poderia ter evitado o castigo.
    Na verdade, bastava que tivesse comunicado ao CNAD a existência de lesão/doença e a necessidade de se submeter a tratamento com um determinado medicamento, justificando o departamento médico do benfica a dita prescrição para evitar que o jogador acusasse positivo ... a substância proibida deixaria assim de o ser pelo período de tratamento programado, e desde que a mesma fosse uma das que admite este procedimento.
    Das duas uma ou o departamento médico do benfica é constituído por uma cambada de incompetentes, ou, e isto parece-me mais credível, houve de facto uma tentativa de branquear um caso claro de doping.
    A este propósito, e em jeito de comparação, lembro-te que aqui há uns anos o Rui Jorge, então no Sporting, submetido a controlo anti-doping após um jogo, acusou a existência de uma substância proibida. Logo a comunicação social veio falar em doping, ao contrário do que tentou fazer, manipulada pelo presidente do teu clube, no caso do assis... mas enganou-se, como aliás é hábito.
    O CNAD não falou em doping, e o Sporting demonstrou de imediato que o jogador tinha utilizado umas gotas para os olhos que continham em muito baixa percentagem uma substância proibida que poderia ser detectada em análises, pelo que, antes da sua utilização o profissional departamento médico de um clube que sempre teve uma posição clara na luta contra o doping, comunicou ao CNAD tal facto solicitando parecer e autorização daquele instituto para saber se podia utilizar o jogador.
    Tudo feito por escrito, como mandam as regras, e obtida resposta positiva, o Sporting actuou em conformidade.
    Lembro-te ainda o caso que sucedeu na Suécia com o Sporting em que o Beto levou uma injecção de um produto legal, e a seringa foi deixada no caixote do lixo do hotel. Logo vieram inventar problemas de doping. O Sporting requereu ao CNAD, antes ainda de viajar para Lisboa, que à chegada a Portugal todos os seus jogadores fossem submetidos a controlo anti-doping... para que dúvidas nos abutres da imprensa não restassem, e para repor o bom nome do clube e dos atletas, que sem qualquer prova ou sequer indício relevante estava a ser arrastado para a lama (eu na altura enviei vários mails para diversos jornais suecos a protestar pelas "notícias" vergonhosas que publicaram)... resultado das análises - todos os testes foram negativos.

     

Enviar um comentário

<< Home