Tertúlia Liberal

Pretende-se REFLECTIR o mundo e a sociedade, com uma nota crítica mas sem pessimismos.

domingo, julho 15, 2007





E terminaram as eleições para Lisboa ...

Finalmente! Não me lembro de uma campanha eleitoral tão fastidiosa e vazia de conteúdo como esta. A noite eleitoral, mesmo para mim que gosto muito de política, foi um verdadeiro suplício.

Grandes derrotados. Marques Mendes. O PSD teve o pior resultado de sempre em Lisboa. Conseguiu ter apenas mais 6% que a CDU. O outro, Paulo Portas. Perdeu o vereador ganho à tangente por Mª José Nogueira Pinto. Conseguiu ter apenas mais 2% que o PCTP/MRPP de Garcia Pereira.

Grande vencedor. Carmona Rodrigues. Bofetada de luva branca no PSD. Mesmo depois da conjuntura especial que vive a CML, tivesse ele contado com o apoio do PSD e o resultado com António Costa teria sido discutido até ao fim.

António Costa tem que fazer uma coligação com alguém que tenha 3 vereadores (Carmona ou Negrão) ou coligações ( entre Roseta, Ruben e SáFernandes) para atingir os 9 vereadores. Boa sorte!

11 Comments:

  • At 10:14 da manhã, Blogger Nuno Moraes Bastos said…

    Acho que vamos ter Carmona na Câmara... Mérito de Marques Mendes.

    A direita prepara-se para uma longa travessia do deserto. No PSD porque falta carisma e competência, no CDS porque (como aqui escrevi) Portas regressou da pior forma.

     
  • At 1:18 da tarde, Blogger tiroliro007 said…

    Além dos perdedores já mencionados falta acrescentar o Zé, que apesar da sua guerrinha ao carmona, nada conseguiu.
    Não cresceu em número de vereadores e não evitou que o carmona ficasse em segundo. Parabéns Zé. Fazes mesmo falta.

     
  • At 10:32 da tarde, Blogger Miga said…

    Paulo,

    Quase que me arrisco a dizer que, como dizes, se Carmona fosse apoiado pelo PSD, tinha ganho as eleições! Se somarmos Carmona e Negrão, em termos de percentagem passam o António Costa.

    É por isto que acabo de dizer, que me fartei de rir com o discurso (um ou quanto excitado) do Sócrates, dizendo que foi uma "grande vitória do PS!" Leitura muito optimista do 1º ministro, pois António Costa conseguiu apenas mais 3% do que Carrilho há dois anos. É certo que ganhou, e em todas as freguesias, mas longe do que queria, ou seja, a maioria absoluta.

    Penso que a Helena Roseta acaba por ser também uma vencedora (ficou à frente da CDU, BE e CDS!).

    Tiroliro,

    Não considero (infelizmente...) o Zé um derrotado. Manteve-se como veredor (ao contrário do CDS) que era o seu objectivo, embora tenha baixado em número de votos.

    Acho que Lisboa saiu derrotada: 62,61% de abstenção é preocupante.

     
  • At 10:39 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    A verdade é que o Governo também não passa por um bom momento. Mas a verdade também é que a oposição ainda passa por um momento pior e julgo que isso explica a forte taxa de abstenção.

    Concordo contigo Miga, Helena Roseta também conseguiu um bom resultado e com muito poucos meios ao seu dispôr, ao contrário do independente Carmona.

    Não consigo compreender como a CDU no séc. XXI continua a manter votações na ordem dos 9%. Nas últimas eleições francesas para a presidência o PCP Francês (e a França é aquela coisa da igualdade, fraternidade e liberdade ...) teve uma votação na casa dos 2%.

     
  • At 9:16 da manhã, Blogger Nuno Moraes Bastos said…

    Todos,

    Depois de ouvirmos Sócrates falar na vitória do PS em todas as freguesias, recomendo visita ao site da CNE: podem comprovar que em algumas destas a estrondosa vitória foi por 15 (quinze) votos!!!

     
  • At 9:44 da manhã, Blogger sportingsempre said…

    Miga,

    E os votos somados do António Costa com a Helena Roseta? Quanto dá? É que ao contrário do Carmona que nunca foi filiado no PSD a Helena Roseta tem, como por certo saberás 30 anos de PS... só fazes as contas para um lado?
    A verdade é que, quer se queira quer não, e apesar de ter sido uma campanha fraquinha e sem ideias, em que a maior parte dos candidatos fez a sua bandeira a luta contra António Costa e por intermédio deste contra o governo PS(com particular incidência no PSD e no CDS, o PS surge como claro vencedor.
    Antes das eleições e principalmente no início da campanha o Marques Mendes dizia que esta era uma hipótese de castigar o governo e que os resultados teriam de ser vistos de uma perspectiva global, raciocínio aliás também expresso pelo Paulo Portas.
    Tendo em conta o momento difícil que o governo atravessa e que é indiscutível, apesar de bons indicadores a nível económico continuarem a surgir nos últimos trimestres, a campanha de terra queimada feita pela direita, e a dispersão de votos à esquerda (que teve o maior resultado conjunto da história da democracia portuguesa) acho que foi um excelente resultado.
    Parece que o Sócrates vai fazer campanha pelo Marques Mendes nas directas do PSD... é que o tipo é de facto um grande trunfo para o Governo e para o PS.

    Paulo,

    Quanto aos comunas e aos seus resultados. As eleições autárquicas apesar de tudo têm um carácter específico e a verdade é que o PC, quer se goste ou não, e eu, como tu, não gosto, tem trabalhado bem a nível autárquico. É um trabalho de maior proximidade, e mais invisível para o "público em geral" e nisso o PC tem demonstrado competência, daí o resultado que obtem.

    Tiroliro 007

    O que faz falta não é o Zé, o que faz falta é mesmo animar a malta ... e para isto era precisso correr com o Zé. Este Zé lembra-me do elefante, é que o gajo incomoda mas pouco mais que isso, só que incomoda mesmo, e o problema é que os incómodos que causa custam dinheiro a muita gente.
    A propósito deste Zé noutro dia fiquei perplexo. Num cartaz dele lia-se Vota Zé... "por causa dos mamarrachos". Dei comigo a pensar - "Epá isto é contraditório... então o gajo é um mamarracho e diz para votarem nele para acabar com os mamarrachos?"

    Last but not least...

    nmb,

    Por um voto se ganha, por um voto se perde, ou não?
    O Sócrates disse que o PS ganhou em todas as freguesias. É verdade? Sim! Então qual é o problema?

     
  • At 10:21 da manhã, Blogger Miga said…

    sportingsempre,

    Não se trata de fazer contas só para um lado... Como sabemos o Carmona foi o candidato apoiado pelo PSD para as Autárquicas 2005. A Helena Roseta não foi a candidata do PS nessas eleições, pois não? Foi sobre este ponto que dei a minha opinião, no seguimento do post do Paulo a levantar esta hipótese do PSD ter apoiado Carmona novamente.

    Já agora, reforço outras contas referidas pelo Paulo no post: para chegar aos 9 vereadores o António Costa pode-se coligar ou só com Carmona, ou só com Negrão. Com Roseta apenas, não chega (ficam apenas 8). Como vês não estou a fazer contas só para um lado...

     
  • At 10:54 da manhã, Blogger sportingsempre said…

    Miga,

    Essa "hipótese" não se pode colocar como bem sabes. Só houve eleições porque o PSD retirou a confiança ao Carmona. Devemos conjecturar sobre possibilidades e o apoio do PSD ao Carmona era impossível, tal como seria impossível ter sido por. ex: o Manuel Monteiro ou o Quartim Graça o candidato laranja a estas eleições.
    Quanto às contas. É óbvio que fizeste uma leitura parcial e que partiste do pressuposto errado de que todos os que votaram Carmona votariam PSD. Não é assim... tal como nem todos os que votaram Roseta votariam Costa, mas os votos no PS, sem esta cisão dentro do partido, que é inequívoca, teriam sido superiores.
    O Costa não se vai coligar com a Roseta. Por diversas razões. Em 1º lugar porque antes das eleições propôs-lhe um entendimento e ela logo a correr o rejeitou alegando que a queriam calar, e em segundo porque não tem nada a ganhar com isso e seria sempre obrigado a juntar-se também a mais um. Penso que das duas uma... acontecerá um acordo Costa/Carmona e isso parece-me perigoso e pouco ponderado da parte do Costa ou então tentar-se-à definir para os grandes assuntos de Lisboa um entendimento abrangente que será o único caminho para que não haja mais dois anos de desnorte e desgoverno na CML.

     
  • At 11:33 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    sportingsempre,

    Só algumas notas (factuais) de desacordo:

    1) o PCP tem tido consistemente bons resultados quer a nível autárquico, quer a nível nacional, ex: nas últimas legislativas (2005) teve 7,5%. É rídiculo.

    2) A Helena Roseta não é nada, nem se aproxima nada do PS (não entres no auto-flagelo). A Helena Roseta nos cerca de 30 anos de democracia esteve cerca de 10 anos no PSD e cerca de 20 anos no PS (não 30 anos no PS). Nestes últimos 20 anos sempre foi uma voz discordante do PS e ultimamente de Sócrates e dedicou-se a full time à arquictectura.

    3) O excelente resultado da esquerda não premeia o governo, muito pelo contrário. Os maiores críticos do governo de Sócrates são o PCP e o BE "dada a sua política de direita". Basta ver as inúmeras manifestações organizadas pela CGTP (com o apoio directo do PCP - CGTP e PCP são uma e a mesma coisa).

    4) António Costa ganhou, mas com o resultado que obteve terá muitas dificuldades no executivo. Ou faz coligações (e a matemática aqui é muito complicada) ou não faz nada durante 2 anos.

    Quanto a este julgo que estamos de acordo, o estado do PSD e do CDS é calamitoso (próximo post).

     
  • At 2:32 da tarde, Blogger Miga said…

    sportingsempre,

    A leitura que fiz foi (assumo) um pouco especulativa. Eu também referi que o que estava a escrever, era no campo das hipósteses. No entanto, o que, de algum modo, insinuei foi que todos os que votaram PSD, votariam Carmona, e não o contrário, como escreveste.

    Quanto à tua afirmação: "tentar-se-á definir para os grandes assuntos de Lisboa um entendimento abrangente...", de facto, era o ideal, mas será possível? Em que moldes e entre quem se fará este entendimento? Entre todos (do Costa ao Zé), ou só com alguns, pontualmente?

    Concordo mais com o ponto 4) do Paulo, do que com esta hipótese que avançaste.

     
  • At 6:14 da tarde, Blogger Nuno Moraes Bastos said…

    SportingSempre,

    O problema é que o tom triunfalista é ridículo... Tiveram menos votos do que na derrota de há dois anos!

    Todos,

    Algum partido já se deu ao trabalho de perceber que estão a matar a "galinha dos ovos de ouro"?

     

Enviar um comentário

<< Home