Tertúlia Liberal

Pretende-se REFLECTIR o mundo e a sociedade, com uma nota crítica mas sem pessimismos.

segunda-feira, junho 18, 2007


Amor ao clube ou amor ao dinheiro ?

Joe Berardo é o que se designa na gíria bolsista de raider. Procura rentabilidade para os seus investimentos. É dos poucos em Portugal que o afirma de forma tão clara (como o fez na última edição da revista Visão: "não tenho que me apaixonar pelas empresas onde invisto, ..., procuro rentabilidade.), o que não traz qualquer problema, antes pelo contrário, tem uma posição clara e não hipócrita perante o mercado de capitais.

Assim sendo é legítimo que os adeptos (ou melhor, os accionistas da SAD) do Benfica se questionem sobre a verdadeira intenção de Berardo em todo este processo de OPA. Admito que a sua intenção não seja a de controlar a SAD do Benfica (a médio prazo, pois a curto prazo dada a existência das acções da categoria A, tal não é sequer hipótese) , pois nunca o fez de forma consistente nos seus investimentos, nem tão pouco queira ocupar o lugar de Vieira, pois ocupa muito poucos lugares de administração no CA das empresas onde investe. Continuo com dúvidas que tenha feito prevalecer o seu amor clubístico em detrimento da pele de devorador do mercado que sempre vestiu na sua vida de investidor.

Se assim for é mais uma prova de que o futebol é capaz de fazer verdadeiros milagres nas pessoas.

8 Comments:

  • At 10:26 da tarde, Blogger Miga said…

    Está muito bem colocada a questão neste teu post, Paulo. Eu próprio já pensei nela, tendo chegado à conclusão de que é um caso típico do ditado português "juntar o útil ao agradável".

    Não só investiu no Benfica (clube de que é adepto e, presumo, sócio), mas também na, agora muito falada, "marca Benfica". E o Benfica é, penso que todos concordamos, um clube com boas perspectivas de rentabilidade. Desde logo pela sua massa de adeptos, que dá sempre provas de grande adesão a campanhas de marketing, afluência aos jogos (principalmente quando a equipa está em alta), etc. Por outro lado pela sua história, que lhe deu e continua a dar um prestígio "especial" (na figura, claro está, do Eusébio).

    Perante isto, é estranho (e aqui estou de acordo com o Berardo) ver as acções cair em catadupa, sessão após sessão. E nesta perspectiva achei bem a OPA que ele lançou, para "abanar" esta tendência.

     
  • At 4:15 da tarde, Blogger Nuno Moraes Bastos said…

    Paulo,

    O "perfil" dos investimentos de Berardo é conhecido... E não deixa boas perspectivas para o Benfica.

    Teve, contudo, uma visão desassombrada da equipa.

    Afinal de contas, que benfiquismo é esse que traz o Rui Costa de volta o velho benfas para marcar livres e correr num raio de 10 metros? Ou, se preferirem, que benfiquismo é esse que se volta a manifestar muitos anos mais tarde e numa fase em que o banco do Milan era confortável, mesmo se envolvido no CalcioCaos?

    Por aquele salário, também eu sempre fui lampião desde pequeno.

    Miga,

    Há uma diferença entre valor real e valor potencial.

    Considero que o benfica é bem liderado pelo nosso consócio (por causa das piscinas, claro!) Vieira e pelo (aparentemente genial!) Soares de Oliveira.

    Não posso deixar de te fazer notar que o valor atribuído às acções (antes da OPA) do Benfica é o que deveria ser: o Sporting também redenominou as acções para rectificar o errado juízo feito aquando da subscrição (a a evolução do valor do activo subjacente, se preferires).

    As acções do velho benfas não valem o que a marca ditaria, desde logo porque - creio - a marca está licenciada à TBZ... Por uma série de anos...

    Paulo e Tiroliro,

    Vocês que conhecem o CVM tão bem, não encontram acolhimento para esta situação de facto numa normazita de índole penal?

     
  • At 11:54 da manhã, Blogger Miga said…

    NMB,

    Como benfiquista, devo dizer que fiquei chocado, tal como o próprio Rui Costa ficou (como divulga o Record de hoje).

    Quem viu o Rui Costa nos jogos que jogou (por infelicidade poucos, devido às lesões musculares) com olhos de ver só pode ter esta opinião. Quem não se lembra do golo que marcou e que abriu as portas da entrada na Liga dos Campeões contra o Aústria de Viena, na Luz? E das assistências que fez, por exemplo na vitória no Restelo? E da 2ª parte fabulosa contra o FCP? E ainda, o jogo fantástico contra o Sporting (tendo como adversário o Miguel Veloso, 15 anos mais novo)?

    O sr. Berardo devia pensar antes de falar... ele que faça as contas para ver as receitas que o Rui costa originou. Ainda para mais soube-se que avançou com a OPA depois de um encaixe de 56 milhões na PT. Onde é que ele estava há 10 anos atrás, para só ter avançado agora?

     
  • At 5:49 da tarde, Blogger tiroliro007 said…

    O Sr. Joe adequa-se ao perfil de adepto do clube que defende e portanto não me choca nada do que diga nem que faça.
    Por partes:
    1) onde estava o Sr. Joe quando o benfica passou pelas ruas da amargura, no reinado do Sr. Azevedo? Não me lembro que tenha dito ou feito algo de relevante nessa altura;
    2)Como coloca em causa um símbolo do clube, como fez com o Rui costa. Poder-se-á questionar a utilidade no campo, agora é evidente que tem um peso relevante no balneário, que não é despiciendo;
    3)A intervenção do Sr. Joe teve evidentes reflexos no mercado bolsista.
    As suas declarações não são inocentes e já mereceram a resposta devida da CVM
    Todavia, ainda que não seja um especialista, prevejo que as acções do benfica terão o mesmo destino das do meu clube e do FCP, ou seja não serão títulos capazes de gerar uma rentabilidade para os seus investidores.
    Eu como accionista do sporting, nunca esperei rentabilidade do meu investimento. Acho que o mercado é pequeno e o futebol continua a ser um negócio pouco credível para a um investidor minimamente racional e inteligente.

     
  • At 5:55 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Miga,

    É exactamente esse o problema. Quando a direcção do Benfica abriu o flanco ao Sr. Berardo para "este fazer alguma coisa pelas acções do Benfica" arriscou-se a que este se intrometesse nos assuntos da gestão do futebol.

    A OPA é algo de positivo para o Benfica (ex: em futuros aumentos de capital), mas continuo a achar que o investimento em clubes de futebol são maus investimentos e convenhamos o que Berardo irá gastar (até porque já temos notícia de quem não vende de certeza) não será uma grande fortuna ... para ele.

     
  • At 10:45 da tarde, Blogger Miga said…

    É isso Tiroliro, onde estava o senhor comendador nessa altura em que o Benfica esteve entre a esse "dangerous man", como lhe chamou o Souness?

    Concordo também contigo, Paulo. Segundo as últimas notícias a OPA foi alargada, ficando ele com muito poder (que não quereria, longe dele tal ideia). Fica, de facto, um cenário perigoso, pois como já temos dito (e sabemos) ele é um investidor nato (ou raider como escreveste no post). Ele já disse até que queria logo "passar" algumas acções a quem estivesse interessado (pelo mesmo preço que está a oferecer - 3,5€).

    Vá lá, ao menos pediu desculpas públicas ao Rui Costa e restante equipa.

     
  • At 7:53 da tarde, Blogger Nuno Moraes Bastos said…

    Caros,

    Dão-lhe demasiada importância: exactamente o que ele parece procurar.

    Gostei de ver o ziguezague de posições públicas, sobre o Rui Costa (que já não joga nada e só veio para cá quando o Milan estava na amargura) como sobre a sua influência de gestão.

    Mas afinal que Vos parece: há ou não tipo penal para isto?

     
  • At 4:33 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Não me parece. Ainda que me parecesse também não podia dizer outra coisa ...

     

Enviar um comentário

<< Home