Tertúlia Liberal

Pretende-se REFLECTIR o mundo e a sociedade, com uma nota crítica mas sem pessimismos.

quarta-feira, maio 02, 2007

Obrigado, Liverpool!

Até há uns dias torcia pelo Chelsea de Mourinho, Carvalho e Ferreira... Porque o Chelsea sempre foi diferente dos demais, porque o ManUnited se equipa de vermelho (ou similar), porque o Liverpool joga mesmo de vermelho ou porque o Arsenal joga à Braga... Até há uns dias.

Mourinho tem falado muito (auto-elogios é com ele!) desde que chegou a Inglaterra. Tem já alguma obra para mostrar, o que não é para todos.

Provou, contudo, a massa de que é feito ao (i) atacar Ferguson pela soez alusão à arbitragem (a tal que nunca o incomodou por estas bandas...) e (ii) mais ainda ao atacar os Pais de Ronaldo, da forma como aqui consta reproduzido.

Ferguson, que além de um dos melhores treinadores do Mundo tem sido como um Pai para uma série de talentos, respondeu à letra dizendo o que aqui consta. Com elevação e sem segundos sentidos.

Estimo que por esta altura o Senhor Félix Mourinho sinta alguma vergonha pelo que ouve do Filho. Sei que por esta altura muitos - como eu - estão satisfeitos com a vitória do Liverpool. Espero que daqui a uns meses alguns - como eu - possam festejar o título do ManUnited e a consagração de Ronaldo como o melhor do Mundo (salvo, talvez, Káká).

Quem critica os pobres por serem pobres não merece o ar que respira.

12 Comments:

  • At 10:48 da manhã, Blogger Miga said…

    Caro NMB,

    Não estou totalmente de acordo com a tua posição.

    É certo que o Mourinho não tem um feitio fácil, não é "flor que se cheire". Tem sido várias vezes chamado de arrogante e com alguma razão. É certo também que habituado a ganhar (com mérito) como está, é-lhe difícil "encaixar" as derrotas ou fracassos.

    No entanto, acho que o Ronaldo se devia ter abstraído por completo de fazer qualquer comentário sobre as declarações o Mourinho. Se houvesse alguém a comentar só poderia ser (como o fez e bem referindo o jogo do FCP contra o Man Utd) o Alex Ferguson.

    É óbvio que o Mourinho não devia ter respondido, ainda para mais nos moldes em que o fez, mas o "menino" Ronaldo (que é dos melhores jogadores do Mundo, como também o disse o Mourinho) não devia ter feito as acusações que fez.

     
  • At 11:45 da manhã, Blogger Nuno Moraes Bastos said…

    Miga,

    Não me parece que Ronaldo tenha dito alguma mentira: não sabe perder e fala sobre arbitragens num campeonato sem "apitos dourados"... Outrora calou.

    De resto, há alguma coisa que desculpe o pedantismo da afirmação? E, já agora, em que número da Forbes saíram os Pais do Mourinho?

    Reitero: estou certo que o Senhor Felix Mourinho está envergonhado do que leu...

     
  • At 2:21 da tarde, Blogger Miga said…

    Tens razão, e todos sabemos que o Mourinho não sabe perder... porque tem perdido poucas vezes.

    Não o querendo desculpar, acho é que o Ronaldo não tinha nada que responder porque o Mourinho falou sobre o Chelsea e o Man Utd, não falou sobre o Ronaldo. Pelo contrário, o Ronaldo "atirou-se" ao Mourinho, fazendo-lhe acusações pessoais. E sabemos bem que falou assim, porque já sabe o "peso" que têm as suas declarações... não é ingénuo nenhum...

     
  • At 5:22 da tarde, Blogger Paulo Martins said…

    Sendo um admirador do Mourinho (desde sempre), confesso que fiquei desiludido pela forma como tratou Ronaldo. Se calhar não foi diferente (em termos de falta de educação) em relação a outras que teve no passado (ex: quando humilhou o jornalista catalão numa conf. imprensa antes do 1º jogo com o barça), mas por ter sido dirigido a Ronaldo e principalmente por ter feito menção da sua infância difícil (o pai faleceu há pouco tempo ...) chocou-me e não tinha necessidade de o fazer. Podia dizer por ex/ que Ronaldo se atirava muito para o chão, etc.

    Os "mind games" têm limites ...

     
  • At 10:25 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Acho que o Mourinho se excedeu, como é hábito.
    Nunca gostei da "personagem", apesar de lhe reconhecer méritos desportivos.
    Espero que a esta troca de palavras tenha terminado com as declarações de Ferguson. Porém, já sabemos que o Cristiano está na lista negra de Mourinho.

    "Pinguim dos Trópicos"

     
  • At 9:17 da manhã, Blogger Miga said…

    O Mourinho excedeu-se, mas reafirmo quem "comprou" a guerra foi o Ronaldo.

    Apesar do Mourinho ter dito o que disse (sem necessidade), ele não deixa de reconhecer (e afirmou-o também publicamente) que o Ronaldo é um dos melhores jogadores do Mundo da actualidade.
    Daí que não concorde contigo, Pinguim com o facto do Ronaldo estar na lista negra do Mourinho. Do mesmo modo podia estar o Ronaldo na lista negra dos benfiquistas quando fez aquele gesto no estádio da Luz, num SLB vs Man Utd de há dois anos, e não está...

    Penso que não devemos exagerar nesta questão, pois ainda esperamos umas alegrias dos dois em conjunto daqui a uns anos (na selecção nacional, claro).

     
  • At 10:20 da tarde, Blogger Ricardo said…

    Não percebo por que razão o Mourinho tem de ser um poço de virtudes humanas quando ninguém no mundo o é. E também não percebo o que raio têm a ver as alusões ao Apito Dourado com as declarações dele sobre o Ronaldo ou com o torcer pelo Liverpool e não pelo Chelsea. Ah, já sei, ele só ganhou 2 Campeonatos, 1 Taça de Portugal, 1 Taça Uefa e 1 Liga dos Campeões porque o Pinto da Costa comprava os árbitros. É isso, OK, já me esquecia...

     
  • At 9:41 da manhã, Blogger Nuno Moraes Bastos said…

    Ricardo,

    Podemos tapar uns factos com outros e a demagogia não paga imposto.

    Não deixam, contudo, de ser dois factos: (i) em Portugal as investigações do apito dourado (que não nominei) abrangem o Porto e Mourinho não se manifestou incomodado com isso e (ii) o Porto foi consistentemente a melhor equipa portuguesa nos últimos dez (e não vinte) anos, e ganhou títulos internacionais porque tinha bons jogadores e um excelente técnico.

    Não espero de Mourinho perfeição. Não espero de ninguém a canalhice.

    A afirmação sobre Ronaldo foi torpe. Sem direito a desculpas tornou-se canalha. Perdeu, e ainda bem.

     
  • At 12:58 da tarde, Blogger Ricardo said…

    Que o Mourinho não é um exemplo de boas maneiras já toda a gente sabe. Não me parece é que faça muito sentido - ou que seja sequer saudável - estar sempre a celebrar as derrotas do homem porque ele foi indecente no que disse a este ou a aquele. Não é uma conferência de imprensa que nos diz se um treinador é mais ou menos canalha. O Benitez e o Arsene Wenger até podem ter pior feitio do que o Mourinho - não sabemos. A diferença é que, de facto, o Mourinho - tantas vezes acusado de se preocupar em demasia com a sua imagem - não se esforça por disfarçá-lo.
    Quanto à história do Apito Dourado entende-a apenas como uma provocação de um portista que até treme só de pensar no próximo jogo com o Paços de Ferreira. Espero que os tipos não façam do jogo contra o Porto o jogo da vida deles, como sucedeu com os sacanas dos boavisteiros...

     
  • At 1:04 da tarde, Blogger tiroliro007 said…

    Meus caros, com algum atraso cá vai a minha opinião sobre o josé:
    - é um vencedor nato, com méritos reconhecidos por onde tem passado. Tem uma excelente relação com os jogadores e com os adeptos dos clubes por onde passa.
    - é uma pessoa absolutamente execrável. Se convivo bem com algumas das suas virtudes, não consigo desculpar ou compreender todos os seus defeitos.
    Não se trata de querer que ele seja um modelo, até porque quase ninguém é no mundo do futebol.
    Não perdoo alguém que rasga uma camisola de um jogador de outro clube. É indesculpável e diz muito do carácter da pessoa.
    Não perdoo alguém que ataca de forma suez os fracos - os pachecos, os peseiros, os octávios - apenas porque eles não têm os mesmos sucessos desportivos. Quem ataca, olhando de cima para baixo é medíocre e mal formado.
    Ficaria a tarde toda a citar defeitos, mas estes dois são uma boa amostra do que penso do José.

     
  • At 12:38 da tarde, Blogger Zepa said…

    Eu não percebo nada de futebol, mas percebo de educação (porque sou - e fui - bem educado, pela minha Mãe, "doméstica", e pelo meu Pai, funconário público), por isso acho que nada disto tem a ver com Futebol.
    Quando o Mourinho fez as suas declarações (alarves, com é habitual), ninguém tinha nada que vir "mandar bitaites" sobre o que foi dito, salvo talvez os visados.
    Por isso o menino Ronaldo, que julga ter algo a dizer por ser quem julga ser, devia ter ficado caladinho no seu canto.
    Assim "obrigou" o Mr. Ferguson a quebrar a sua postura de Sir.
    Se tivesse ficado caladinho, nada disto se tinha passado e as alarvidades dos Mourinho tinham caído já no esquecimento (até por serem tão habituais...)
    Abraços,

     
  • At 2:50 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Parabéns pelo Manchester Jorge.

     

Enviar um comentário

<< Home