Tertúlia Liberal

Pretende-se REFLECTIR o mundo e a sociedade, com uma nota crítica mas sem pessimismos.

segunda-feira, junho 25, 2007

Chegou o verdadeiro capitalismo popular

De acordo com notícia do Diário Económico de hoje, Berardo terá reunido com LFV para estudar o projecto "Banco Benfica". Um dado é certo se o Banco abrir portas ao público a ideia é aproveitar as muitas "Casas do Benfica" como agências bancárias.
Já estou a ver o Barbas de tronco nú atrás de uma secretária a atender um potencial cliente:
Barbas: Temos aqui um depósito que é uma maravilha.
Cliente: Qual é taxa anual nominal bruta? Tenho prazo de imobilização? Não é um produto estruturado, não?
Barbas: Uhm, uhm, ... É uma maravilha, já lhe disse. Espere aí que vou dar volta aos caracóis que hoje é prato do dia e queimam-se-me. (Passados 5 minutos ...)
Cliente: E fundos de investimento adequados ao meu perfil de investidor ?
Barbas: Fodasse?!? Bem, uhm, uhm, ... Deixe-me ligar para a agência de alfornelos que trata mais destes assuntos. Eu aqui é mais depósitos!!!
Máximo: Glorioso SLB ... Glorioso SLB ...
Barbas: CALA-TE CAR...?!? Tens fundos?
Máximo: Queres fundos, liga ao Berardo. Olha-me este cabr...?!? Ainda me deves uma sardinhada no avançado do Romeu. Glorioso SLB ...
Barbas: Dê-me mais um pouco se faz favor, ninguém atende, nós fechamos à hora de almoço. Vou ligar para a agência de Chelas.
Mantorras: Tou Banco do Benfica, Mantorras fala!!!
Barbas: Olá Mantorras. Tens fundos bons pá?
Mantorras: mariquinha vem comigo pr'Angola, mariquinha vem comigo pr'Angola, Mantorras dançando com a mão no peito não falha o ritmo ...
Barbas: Estou fod ...?!? Desculpe, não era consigo. Se calhar ficávamos pelo depósito não?
Cliente: Ok, tudo bem (como perceberam é mesmo benfiquista), tome lá o cheque de 100.000€ para abertura de conta. Tem o formulário para abertura de conta para eu preencher?
O Barbas guarda o cheque nos tomates (aproveita para coçá-los, é claro) e com a mesma mão (já sem o cheque, é claro) dá um bacalhau ao cliente do Banco Benfica e grita:
Barbas: VENHA CÁ MAIS VEZES! VIVA O BENFICA, HOMEM, ANIME-SE!!!

20 Comments:

  • At 9:09 da manhã, Blogger Nuno Moraes Bastos said…

    Fabuloso!

     
  • At 10:10 da manhã, Blogger Miga said…

    Paulo, também achei fabuloso o post. Está com uma ironia fora de série, com um pormenor na escrita absolutamente incrível. Grande inspiração! :)

    Sobre esta ideia ou ilusão de um Banco do Benfica, já ouvi duas ou três opiniões que dizem não ser possível. Aliás, não há na Europa nenhum caso destes.

    O que é facto é que a notícia, só por si, gerou uma euforia e um populismo exagerado.

    Realmente a marca Benfica já tem quase oficialmente em funcionamento uma empresa seguradora: a Benfica Seguros. Também está em marcha, como é público, o Canal de TV do Benfica.

    Agora um Banco também acho que é quase impossível.

     
  • At 10:40 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    BF,

    Paulo, expressas-te com muita criatividade o porquê de os lampiões nos divertirem tanto !

    Tenho a esperança que desta vez até o vale e azevedo fica admirado com tanta genialidade !

     
  • At 12:15 da tarde, Blogger Nuno Moraes Bastos said…

    Dentro do tema da rábula, vejam lá as declarações da Família Berardo em http://www.record.pt/noticia.asp?id=749394&idCanal=11

     
  • At 12:55 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Muito obrigado! Vós sois todos muito gentis.

    Miga,
    Não ache que a ideia passe no Banco de Portugal. Será que a notícia hoje da saída do Nuno Gomes já tem a ver com a abertura de mais uma agência bancária ?

     
  • At 1:17 da tarde, Blogger tiroliro007 said…

    Excelente.
    Acho que apenas peca por demasiada educação dos protagonistas. :)
    Sugiro apenas que o Sr. Azevedo fique com o departamento dos empréstimos obrigacionistas e que o petit seja o segurança do banco.
    Com este banco, ninguém pára o benfica.

     
  • At 6:02 da tarde, Blogger Ka_Ka said…

    Em qualquer cidade, vila ou aldeia de Portugal a parte velha é sempre mais bonita do que a nova?

     
  • At 8:01 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Paulo, muito bom. Desafio-te a escreveres um diálogo entre o Barbas a vender PPR´s ao Rui Costa! Talvez sirva de script para um futuro anúncio no Canal Tv do Benfica!

     
  • At 12:51 da tarde, Blogger Miga said…

    NMS,

    O Paulo, como já referimos, escreveu este post impecavelmente. Utilizou nos diálogos as figuras ou os "artistas" mais "mediáticos" do Benfica, nomeadamente o jogador Mantorras.

    Portanto, tenho que regir ao teu comentário, pedindo que não incluas o Rui Costa nesta rábula, pois é de um nível completamente diferente. Tem uma carreira impecável, sempre ao mais alto nível.

    Até o Comendador se retratou publicamente das declarações que fez sobre ele. Mais: quer uma reunião com o próprio Rui Costa!

     
  • At 1:12 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Parabéns, Paulo.

    Diverti-me com a leitura.

    Mas não se esqueça que esta caricatura não é exclusivo do Benfica mas é uma realidade na sociedade portuguesa dos clubes de futebol, passando pelos partidos politicos e não esquecendo o auto-proclamado jet-set.

    Não lhe conhecia esta faceta mas fico à espera de mais

     
  • At 2:18 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Miga, é público que está em marcha o canal de tv do benfica? Não! O que já ouvimos o lfv humhum dizer é que o canal benfica vai ser uma realidade ... mas também já o ouvimos dizer que o benfica não ia participar na taça da liga, etc, etc...

     
  • At 4:37 da tarde, Blogger tiroliro007 said…

    Caro Mab,
    Acho que infeliz ou felizmente esta caricatura é exclusivo do benfica.
    Espero continuar a divertir-me muito com este clube.

    Amigo miga
    Acho muita bondade dizer que o rui costa tem nível. Eu nunca o diria do Figo.
    Por amor à verdade, acho que sabem gerir o silêncio melhor que os outros.
    Eu sinceramente, acho que a grande maioria dos nossos jogadores apenas mostram nível com a bola (e nem todos) e quando estão em silêncio.

     
  • At 5:09 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Calma! Ninguém ficará excluído! Mas tenho que admitir que com o Barbas e com o Máximo o trabalho aqui no blog fica mais facilitado ...

     
  • At 6:05 da tarde, Blogger Miga said…

    Amigo Tiroliro,

    Quando me referi a nível, fi-lo, sobretudo, pensando no seu discurso, sempre que o mesmo é solicitado, nomeadamente na imprensa. É um discurso pausado, correcto e sem "pontapés na gramática". Aí concordo contigo, já não se pode dizer o mesmo do Figo. Desde logo porque começou a falar "Portunhol", já para não falar nas repetições constantes, por exemplo, da palavra "logicamente...". Não concordas comigo?

    Penso, portanto, que independentemente do meu benfiquismo, não é crível (nem mesmo em rábula) ver o Barbas a vender PPR's ao Rui Costa...

     
  • At 7:16 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Como veterinário, confesso que é muito dificila tratar a "DOR DE CORNO". Enfim quem tem essa moléstia é e será sempre um infeliz, que incapaz de olhar para dentro passa a vida a falar dos outros. Pobrezinhos de espirito.

     
  • At 10:16 da tarde, Blogger Paulo Martins said…

    Caro Anónimo,
    Vê-se mesmo que acabou de aterrar no nosso blogue. Já agora deixe-me que lhe lembre que a grandeza de espírito também se mede pela capacidade de nos rirmos de nós próprios.

     
  • At 12:05 da manhã, Blogger tiroliro007 said…

    Anónimo
    Parabéns pelo seu contributo de elevado nível. Apenas confirma o que foi dito.
    Apenas mais uma nota, além de falta de sentido de humor revela cobardia, ao subscrever a sua opinião como anónimo.
    Não tenha medo de assinar que aqui ninguém lhe faz mal nem recorre aos tribunais por não concordar com as opiniões.

     
  • At 10:55 da manhã, Blogger Nuno Moraes Bastos said…

    Tiroliro e Paulo,

    A única coisa que resultou maltratada pelo comentário deste "Anónimo" foi a língua portuguesa.

    Deixem-no estar.

     
  • At 1:36 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Caro veterinário,

    os animais têm nome e são vacinados, você não!

     
  • At 12:18 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Paulo, só falta o vale d'azebedo a dar umas dicas para tornar as trafulhices menos ostensivas ... e já agora o luís filipe humhum, a afirmar que o banco benfica vai ser o maior do mundo em menos de três meses, e que caso o não seja ele de imediato se demitirá.

     

Enviar um comentário

<< Home