Tertúlia Liberal

Pretende-se REFLECTIR o mundo e a sociedade, com uma nota crítica mas sem pessimismos.

sexta-feira, abril 07, 2006

Regresso ao passado?

1. Ontem foi dia de novidades para os lados de Alvalade: (i) apresentou-se a candidatura de Abrantes Mendes e, (ii) ganharam consistência os rumores de um regresso sebastiânico de Soares Franco.

2. Quanto à candidatura de Abrantes Mendes, persiste algum lirismo.
2.1. As medidas de curto prazo são as esperadas a qualquer candidato de bom senso: auditoria externa para apurar a actual situação financeira, reestruturação do universo empresarial Sporting e da respectiva estrutura de custos.
2.2. A médio prazo estabelece como objectivo os 150.000 sócios e a diversificação das fontes de receita. Neste particular, discordo de Abrantes Mendes.
2.2.1. Desde logo, porque a primeira das medidas preconizadas não pode nunca constituir bandeira de candidatura, porque inferior aos objectivos estabelecidos do outro lado da Segunda Circular. Para isso, já temos Soares Franco.
2.2.3. De igual modo, porque atento o actual espectro do mercado imobiliário e a actual situação financeira do Sporting, não concordo com a realização de investimentos para, a final, jogar num mercado recessivo e com uma vacancy rate em crescendo.
2.3. Em termos de estrutura, concordo com a criação de um gabinete técnico exclusivamente composto por sportinguistas (inexequível, bem se sabe) mas entendo que o tempo das contratações a mando do presidente já era.

3. Da parte de Soares Franco, porque se trata da quarta posição que assume: (i) não tinha vocação para ser presidente, (ii) assume mas temporariamente e até eleições, (iii) se ganhar AG candidato-me, se perder não o faço, (iv) até admito candidatar-me... Em que ficamos?
3.1. Convenhamos que a sua grande virtude é... a equipa. Que ideias defenderá agora?