Tertúlia Liberal

Pretende-se REFLECTIR o mundo e a sociedade, com uma nota crítica mas sem pessimismos.

terça-feira, abril 04, 2006

Contagem decrescente...

1. As eleições no Sporting estão - já - marcadas para o final deste mês.
1.1. Muito se disse e escreveu, também neste blogue e a propósito da AG para autorizar a alienação de património imobiliário não desportivo, acerca das personagens.

2. A verdade é que, neste momento, temos como candidatos anunciados Abrantes Mendes, Dias Ferreira e Guilherme Lemos.
2.1. Os homens "do regime" aos costumes nada dizem, por estratégia ou indecisão. Não se dão, contudo, por vencidos: saiem diariamente nos jornais, sobretudo n'O Jogo (como era de esperar) notícias destinadas a fragilizar os adversários. Mas a verdade é que ninguém se chega à frente...
2.2. Esta fragilidade ou indecisão é de mau tom: afinal de contas, foi um núcleo de pessoas que inclui boa parte dos membros da actual direcção que deu causa ao problema, pelo que me parece mais do que justo que o resolvam. (leiam, aqui, uma opinião de terceiro que subscrevo)

3. Do leque actual de candidatos, creio que o único minimamente consistente é Abrantes Mendes. Resta-nos saber com que programa e com que adversários...

15 Comments:

  • At 12:24 da tarde, Blogger Paulo Martins said…

    Dos três candidatos nenhum se aproveita, dá-me sempre ideia que voltamos aos tempos do Jorge Gonçalves.

    Dos "tradicionais" é normal que não decidam candidatar-se, se foi chumbado em AG o projecto em que acreditavam, não faz sentido apresentarem candidatura.

    Quem votou contra, agora que apresente alternativas ao modelo de gestão proposto em AG.

     
  • At 12:36 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    É realmente confrangedor ver os 3 candidatos à presidência do sporting. Votarei em branco ou nulo se não surgir qualquer alternativa.
    Penso como tu Paulo que quem criou o problema de votar contra o projecto do FSF na A. Geral é que deve apresentar alternativas.
    Não lhes dou mais de 6 meses para alienarem o património, contra o qual votaram.
    Eu sinceramente espero que apareça alguem apoiado pela anterior Direcção, pois é o melhor para o meu clube.
    No entando, discordo de ti Nuno, nada lhes é exigido neste momento. Eu se fosse a eles não avançava. O projecto foi chumbado. Apareçam outras, mas credíveis por favor.

     
  • At 12:41 da tarde, Blogger Paulo Martins said…

    Os culpados não vão ser os homens do regime, vão ser aqueles que votaram contra a alienação de património em AG.

    Ser presidente do SCP não é uma questão de vaidade, é ter um projecto e executá-lo. Se o projecto não é aprovado, não se trata aqui de amuo nenhum, trata-se de sair e dar lugar à oposição que venceu em AG. É assim que a gestão de qualquer empresa (e eu quero que o Sporting seja gerido como uma empresa e não como um misto de mercearia e sentimentos líricos) funciona.

     
  • At 1:18 da tarde, Blogger Nuno Moraes Bastos said…

    Faço-vos apenas notar que a V/recusa é prévia à apresentação de projectos e eventuais alternativas.

    Tirando o caso de Dias Ferreira, que não tem claramente perfil para qualquer cargo vagamente sério, pergunto-me sobre o V/ fundamento.

    Será que é pelo facto de os candidatos serem feios?

    Será por conhecerem melhor as contas e project finance do que os candidatos (que aliás deveriam ter acesso à realidade do clube)?

    Confesso que não percebo. Não os acho candidatos perfeitos, mas não V/ percebo.

    Sobretudo quando se propõem apoiar, sem conhecer mais projecto do que umas ideias vagas, uma Direcção que produziu (nas suas anteriores versões, é certo) os resultados que hoje conhecemos.

     
  • At 1:23 da tarde, Blogger Nuno Moraes Bastos said…

    Jorge,

    Desculpa-me ser tão directo, mas quem criou o problema foi quem nestes dez anos aumentou o passivo sde 43M€ para 300M€.

    Ou quem investiu brutalmente para aumentar a capacidade de gerar receita e, ao invés, tem agora de vender para estagnar perdas.

    Tudo isto, com o project finance aparentemente negociado com assessoria do (bom, porventura o melhor do mercado) escritório que se sabe e a fiscalização e auditoria a cargo de quem se conhece.

    Acredito, MESMO, na seriedade de todos os envolvidos, mas há que parecer igualmente sério.

     
  • At 4:35 da tarde, Blogger Paulo Martins said…

    Nuno,

    Não fujas à realidade!
    Tu foste o primeiro no teu post a qualificar o Dias Ferreira e o Guilherme Lemos como tendo uma consistência nula. Agoras vens acusar-nos te fazer o mesmo só porque incluímos o Abrantes Mendes no lote ?
    Eles que apresentem o projecto e a respectiva equipa e depois veremos.

    E, como sabes, o que dizes não é verdade. O passivo aumentou mas o activo também. Tens um património imobiliário que mais nenhum clube português tem e que caso parte desse imobiliário fosse alienado permitir-te-ia, pelo menos, resolver em grande parte o problema actual do passivo.
    Achas que a gestão foi má mas queres que se recandidatem ? Não percebo.

    Quanto ao mais, e chama-me elitista se quiseres, parece-me importante olhar para o percurso profissional das pessoas. É diferente estar a lidar com um Bettencourt ou R. Telles do que com funcionários públicos que não conseguem articular duas palavras na mesma frase (não são aspectos estéticos).

    Mais, o Sporting, como todos os clubes do mundo, está dependente da banca (...) olha, ficava aqui a escrever a tarde toda ...

     
  • At 4:53 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Caro Nuno
    Antes de mais obrigado pelas tuas observações ainda que criticas.
    Quanto ao conteúdo o meu irmão respondeu o que eu tinha para te dizer.
    Relativamente ao Abrantes Mendes, se o achas realmente credível vota nele. Eu não o acho credível, não lhe reconheço qualquer competência (nem como juíz) e além do mais pertenceu à pior direcção de sempre do nosso clube. Qual é o projecto dele? Conheces?
    Nas poucas intervenções públicas, revela que não saberá lidar com o futebol. A maneira como se dirigiu ao Paulo Bento e exemplo disso mesmo.
    Um funcionário público ainda que pago de forma principesca é alguém que não tem a meu ver preparação para ser líder do meu clube.
    Achas pouco Nuno? Eu não acho
    Saudações

    Ps: Existem dois aspectos que me fazem pensar e que concordo contigo Nuno
    - o project finance terá sido bem negociado? Não posso emitir um juízo sem ver o documento. Julgo que os bancos dirão que sim e o Sporting?
    - a emoção desapareceu do meu clube com esta malta da alta finança, que pensam que ter emoções é um sacrilégio. Não é meus amigos. Eu não choro quando as acções caem mas sim quando o sporting perde. Isto é um défice do meu clube face ao benfica.

    Gostava de ver alguém como o betencourt, pessoa que além de competente tb tem a emoção que eu aprecio e que não coloca a sua imagem acima do sporting.

     
  • At 4:53 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Caro Nuno
    Antes de mais obrigado pelas tuas observações ainda que criticas.
    Quanto ao conteúdo o meu irmão respondeu o que eu tinha para te dizer.
    Relativamente ao Abrantes Mendes, se o achas realmente credível vota nele. Eu não o acho credível, não lhe reconheço qualquer competência (nem como juíz) e além do mais pertenceu à pior direcção de sempre do nosso clube. Qual é o projecto dele? Conheces?
    Nas poucas intervenções públicas, revela que não saberá lidar com o futebol. A maneira como se dirigiu ao Paulo Bento e exemplo disso mesmo.
    Um funcionário público ainda que pago de forma principesca é alguém que não tem a meu ver preparação para ser líder do meu clube.
    Achas pouco Nuno? Eu não acho
    Saudações

    Ps: Existem dois aspectos que me fazem pensar e que concordo contigo Nuno
    - o project finance terá sido bem negociado? Não posso emitir um juízo sem ver o documento. Julgo que os bancos dirão que sim e o Sporting?
    - a emoção desapareceu do meu clube com esta malta da alta finança, que pensam que ter emoções é um sacrilégio. Não é meus amigos. Eu não choro quando as acções caem mas sim quando o sporting perde. Isto é um défice do meu clube face ao benfica.

    Gostava de ver alguém como o betencourt, pessoa que além de competente tb tem a emoção que eu aprecio e que não coloca a sua imagem acima do sporting.

     
  • At 4:53 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Caro Nuno
    Antes de mais obrigado pelas tuas observações ainda que criticas.
    Quanto ao conteúdo o meu irmão respondeu o que eu tinha para te dizer.
    Relativamente ao Abrantes Mendes, se o achas realmente credível vota nele. Eu não o acho credível, não lhe reconheço qualquer competência (nem como juíz) e além do mais pertenceu à pior direcção de sempre do nosso clube. Qual é o projecto dele? Conheces?
    Nas poucas intervenções públicas, revela que não saberá lidar com o futebol. A maneira como se dirigiu ao Paulo Bento e exemplo disso mesmo.
    Um funcionário público ainda que pago de forma principesca é alguém que não tem a meu ver preparação para ser líder do meu clube.
    Achas pouco Nuno? Eu não acho
    Saudações

    Ps: Existem dois aspectos que me fazem pensar e que concordo contigo Nuno
    - o project finance terá sido bem negociado? Não posso emitir um juízo sem ver o documento. Julgo que os bancos dirão que sim e o Sporting?
    - a emoção desapareceu do meu clube com esta malta da alta finança, que pensam que ter emoções é um sacrilégio. Não é meus amigos. Eu não choro quando as acções caem mas sim quando o sporting perde. Isto é um défice do meu clube face ao benfica.

    Gostava de ver alguém como o betencourt, pessoa que além de competente tb tem a emoção que eu aprecio e que não coloca a sua imagem acima do sporting.

     
  • At 4:56 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Caríssimos, não querendo "meter a foice em seara alheia", deixo aqui a minha opinião sobre este momento pré-eleitoral do SCP.

    Não conheço qualquer dos candidatos, à excepção do Dias Ferreira, pelos comentários televisivos. Conhecendo-vos há bastante tempo e sendo vosso amigo, Paulo e Jorge, sei que se dizem o que dizem, por alguma coisa será. As minhas desculpas, Nuno por este particular.

    Quanto ao Filipe Soares Franco, penso se devia candidatar, senão vejamos:

    - perdeu por apenas 2% a AG;
    - investiu, quer na equipa técnica, quer no reforço da equipa, em Janeiro, com os resultados que se vêem até ao momento;

    Candidatando-se, tenho a certeza que ganha e aí, concerteza, que teria oportunidade de apresentar e fazer passar o seu projecto.

     
  • At 5:30 da tarde, Blogger Nuno Moraes Bastos said…

    Caros,

    Toca-se no tema eleitoral e, mais do que qualquer outro, isto transforma-se na aldeia do Asterix quando se fala em peixe. É, aliás, isso que se pretende.

    Clarificando o que escrevi:

    1. Idealmente, nenhum dos até agora candidatos reune pessoalmente as condições ideais para se candidatar ao Sporting.
    1.1. Abrantes Mendes parece padecer de alguma candura;
    1.2. Dias Ferreira ia-se pegando à pancada em directo na Tv. Dizer mais para quê?
    1.3. Guilherme Lemos é tão inspirador e conhecido como o Paulo de Andrade ou o Rui "Wally" Meireles...

    2. Dos possíveis candidatos, vejo condições a Ribeiro Telles e a Bettencourt.
    2.1. Não leio a Caras, nem a VIP, nem a Flash, e espero que se resolverem avançar mudem o estilo "cor de rosa" da candidatura Soares Franco. Não procuro apelidos (temos tido muitos) mas competências (poucas, o que se vê).
    2.2. Não vejo o Sporting como uma coutada de meia duzia de meninos bem nascidos.

    3. Também considero duvidoso que Soares Franco consiga articular dois pensamentos, sequer duas palavras.
    3.1. Francamente, fiquei com má impressão sobre as capacidades, rigor e capacidade de liderança do petiz.
    3.2. Acresce que é corresponsável pelos últimos dez anos de leão, e se a memória não me falha, já foi o responsável pelo futebol. Não foi ele que trouxe Waseige?

    4. Creio justamente que boa parte dos 65% merece ter opção para votar.
    4.1. Digo boa parte porque votei a favor da alienação por questões de mercado, não de política de fundo ou de necessidade de tesouraria, mas sempre reservei o voto na AG que se advinha para a análise dos projectos que aí vêm.

    5. Concordo que cabe às oposições apresentarem modelos alternativos em AG.
    5.1. Creio que lhes devem ser facultadas - uma vez apresentadas as candidaturas - cópias de todos os documentos relevantes. Pelo menos a eles, já que pelos vistos os sócios são todos idiotas e só merecem a informação que o Conselho Directivo tenha por conveniente. A bem do Sporting...
    5.2. O que não percebia era muito justamente porque é que não avançando, porque é que alguém notoriamente afecto a essa sensibilidade pontua diariamente os jornais com as fragilidades da oposição: (i) ou avançam, e entendo que o façam, (ii) ou não avançam, e a bem do Sporting deixam as pessoas trabalhar, (iii) ou em todo o caso e igualmente a bem do Sporting aproveitam os espaço nos jornais para palrar sobre a arbitragem do jogo que aí vem, e se deixam de amuos.
    5.3. Tanto quanto me apercebi,continua a não ser dada a informação necessária nem apuradas as responsabilidades individuais. Que temem afinal?

    6. O que digo no post é, de entre os actuais, Abrantes Mendes. Contabilizando pontos de interrogação, não sei.
    6.1. Se aparecer Ribeiro Telles, Bettencourt, ou outro qualquer da mesma área com idêntica credibilidade, e se o projecto for bom, tem o meu voto.

    7. Quanto à questão do passivo, o argumento mais impressivo nem é esse.
    7.1. Antes, o passivo era exclusivamente devido a défices sucessivos de exploração e agora refere-se a investimento.
    7.2. Não deixa de ser, contudo, devido a mau investimento.
    7.3. Se se tornou um mau investimento, e contrariamente ao sustentado no início não diversifica receitas, antes aumenta as despesas, quem é o culpado e quando é que essa situação se acentuou. Não será seguramente Soares Franco, mas convem identificar o responsável.

    8. Soares Franco não pode candidatar-se porque a solução que preconiza foi chumbada... e não se pode dar ao luxo de ter um segundo chumbo em segunda AG, ou pode?

    9. Finalmente, a questão da transparência. Já repararam que todos, com excepção de Soares Franco, estão de alguma forma ligados a TUDO o que de mau se tem passado? Da assessoria jurídica à auditoria e fiscalização...

    Aguardo respostas (Quantos são? Quantos são?! Não tenho medo de ninguém!!!)

     
  • At 12:05 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Boas notícias

    Um já desistiu - Dias Ferreira.
    Faltam os outros dois.

     
  • At 12:57 da tarde, Blogger Nuno Moraes Bastos said…

    Para quê? Para não teres candidatos?

     
  • At 2:37 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Nuno
    Partes duma premissa errada, que são candidatos.
    Para mim não o são.
    Prefiro um vazio de poder, que esta gentinha no poder.
    Saudações

     
  • At 4:08 da tarde, Blogger Nuno Moraes Bastos said…

    Caro Jorge,

    Respeito a tua opinião mas discordo.

    O que pretendes evitar ao apoiar uma candidatura "do regime", como o que eu pretendo evitar ao reservar o meu sentido de voto para a definição da totalidade dos candidatos e projectos, é precisamente o que obtens em caso de vazio de poder.

    Estaria totalmente de acordo contigo se achasse o Abrantes Mendes um Vale e Azevedo.

    Não me querendo precipitar (não lhe conheço a lista nem o projecto), não creio.

    A ver vamos se não vimos a partilhar opinião, num sentido ou noutro, num futuro próximo.

    Grande Abraço.

     

Enviar um comentário

<< Home