Tertúlia Liberal

Pretende-se REFLECTIR o mundo e a sociedade, com uma nota crítica mas sem pessimismos.

domingo, outubro 21, 2007

Disciplina, rigor e excelência
A última cena do filme resume-se à célebre frase "Oh captain, my captain" dita por cada aluno na sala de aula, de pé na sua carteira, perante o olhar de estupefacção do "novo" professor de literatura, seguidor da linha clássica e substituto de Mr. Keating (representado por Robin Williams), professor conhecido pelos seus métodos mais liberais, que já despedido sorri orgulhoso à porta da mesma sala. The end.

O filme que certamente já reconheceram e que vos desafio a rever (o que fiz ontem), é daqueles que se vê de forma completamente diferente quando se tem 16 anos ou 32 anos. Para mim, é hoje claro que a educação deve basear-se em três princípios que considero imprescindíveis, a disciplina, o rigor e a excelência. Não é possível que seja de outra forma. Contudo, e porque considero a arte de bem educar, provavelmente a mais complexa de todas, entendo que tais princípios podem e devem ser temperados com outros, como a capacidade do aluno poder contestar, de pensar de forma livre ou a de tentar dar voz a paixões ou vocações naturais. De contrário, a educação é um mero trabalho de formatação standard aplicado de igual forma a todo e a qualquer ser humano, com a consequente asfixia do carpe diem que há em cada um de nós. Difícil? Complexo? Impossível?

Termino com uma citação de Henry David Thoreau, muitas vezes repetida no filme: "Fui à floresta, porque queria viver profundamente... ...e sugar a essência da vida! Eliminar tudo o que não era vida... E não, ao morrer, descobrir, que eu não vivi".

Etiquetas:

18 Comments:

  • At 7:55 da tarde, Blogger Nuno Moraes Bastos said…

    Paulo,

    A educação é a ode ao improviso... Desde logo porque não há pessoas iguais, timings perfeitos ou medidas adequadas a toda e qualquer situação.

    Na falta de consistência ou noção mais rigorosa do dever de educação por parte de todos os Pais, pelo menos uma cultura de Exigência, temperada com Amor e sentido de Responsabilidade.

    Da parte do Colégio, pede-se quue essa Exigência seja incutida ao aluno como forma de exercício consciente da sua Responsabilidade pessoal. (Já dizia o outro: cidadania e responsabilidade pessoal...)

    Pelo meio, a certeza de que o indíviduo (pai ou filho(a)) falha... Mas que tudo resulta bem havendo Amor e Apoio.

    (Deixo de fora o ensino público, porque inaplicável no seu actual estado)

     
  • At 4:54 da tarde, Blogger tiroliro007 said…

    Paulo, se fosse narcisista diria que o post era para mim.
    Eu vi com 18 anos o filme (em 1990) e hoje com 36 já vi, revi e adoro o filme e tudo o que ele representa. A cena final é absolutamente espantosa e arrepiante.
    Dito isto, e não educando eu ninguém (graças a Deus e a mim claro, porque não sei se estaria à altura de tal tarefa), acrescento dois aspectos negativos no ensino de Mr. Keating - o rasgar do manual de ensino e o estimulo ao consumo de tabaco nas reuniões secretas).
    Penso que o filme é mais que a soma de pequenos pormenores e ilustra que por mais que os pais queiram educar os filhos para serem o seu espelho, devem sempre ouvi-los e deixarem-nos ser felizes.
    Sou conservador na educação, mas julgo que impor uma escolha a um filho, pode sempre redundar no pior dos resultados.

     
  • At 5:22 da tarde, Blogger Paulo Martins said…

    O filme é também uma instigação à rebeldia, à revolta contra o status quo, o tradicional, tudo o que é ortodoxo.

    É verdade que o ensino hoje, mesmo o mais conservador, já não apresenta aquela rigidez de princípios (não é inocente a data em que se desenrola a acção).

    Contudo, a questão continua actual. Podemos ter um ensino conservador (ministrado pelos designados "grandes colégios" da nossa praça, ou do estrangeiro, ex: Oxford, Cambridge, ...) contraposto ao modelo de ensino muito na moda nos países nórdicos, ex: não há faltas, não há exames, o professor não dá uma aula no sentido clássico, está antes com os alunos numa sala em grupo a conversar com eles sobre determinado tema, os programas curriculares não são rígidos, ...

    PS (Tiroliro) - estás mais do que à altura da tarefa, ou pelo menos não menos à altura do que qualquer um de nós ...

    PS (NMB) - estás a dar em bloquista ?!? "a educação é a ode ao improviso" ?!?

     
  • At 8:55 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Um filme deveras marcante sobre todos os aspectos ... a rebeldia, a fase de afirmação que afinal faz parte do crescimento social e intelectual de todos nós ...

    É também a fase das escolhas ....(liceu) a fase em que somos donos do mundo e ainda achamos que o podemos mudar... claro que com o passar dos anos constatamos que
    fomos inocentes, inconscientes ... mas que fundamentalmente crescemos com os tropeções que demos.

    Este filme retrata também ... o proibido, o tentar surpreender um prof que admiramos e que nos serve de referência ....

    Quanto a escolhas educacionais, será um tema que me agradaria muito que colocassem em debate.


    Mas no que se trata de filmes de referência deixo-vos alguns que quanto ao meu gosto pessoal, me vão acompanhar para sempre .....
    - Fanny&Alexander;
    - Delicatessen;
    - Toda a gente diz que te amo;
    - Resgate do Soldado Ryan;
    ....entre outros;

     
  • At 10:09 da manhã, Blogger Miga said…

    Reconheço que durante a minha adolescência e juventude liguei muito pouco à Sétima Arte. Apesar de, claro, ter ido algumas vezes ao cinema (está intimamente ligado à fase do namoro...), ficava por ali o meu interesse nos filmes, ou seja, era raro seguir algum filme em casa ou alugá-los num qualquer clube de vídeo.

    O grande responsável que encontro para este meu desinteresse é, sem dúvida, o desporto (em particular o futebol).

    Com o que acabo de referir, não reconheci o filme, Paulo, mas fiquei com interesse de o conhecer.

    Quanto aos princípios que apontas estou de acordo. É essencial haver disciplina (saber estar, ter respeito por todos), rigor (organização, método) e excelência (procurar sempre o melhor possível).

    Tive uma educação exclusivamente em Colégios e tenho noção que, para além da aprendizagem das disciplinas e matérias, contribuiram para a minha formação como pessoa.

    Considero, assim, que, na Educação deve estar presente, não só o Ensino, mas também a Formação de cada aluno/a.

    Off-topic, termino, agradecendo os comentários da Alexandra Duarte. Não o fiz no post passado e não quero deixar de o fazer agora. Aos meus co-blogger's, informo que a Alexandra é minha colega de trabalho e acedeu, simpaticamente, a participar no nosso blogue. Obrigado Alexandra, quer pelos comentários, quer pela sugestão que deixaste neste comentário. Continua a vistar-nos e, sempre que quiseres, a deixares os teus comentários!

     
  • At 10:36 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Bem vinda Alexandra. Se és colega de trabalho e amiga do Miga estás automaticamente integrada na maior (em qualidade) tertúlia liberal do mundo. Se tivesse que escolher o meu top5 incluiria a Beleza Americana, Suspeitos do Costume, A Vida é Bela, "Natural Born Killers" e Condenados de Shawshank.

    Miga, o filme é o "Clube dos Poetas Mortos". Aconselho-te vivamente a alugar (ou esperar que passe na tv, eu vi no canal hollywood no domingo). É um filme marcante, acredita.

    Toda a minha educação até ao ensino superior foi em escolas públicas, muito provavelmente por isso é que não regulo bem da tola. Agora mais a sério, posso dizer que percebi o que era o ensino e o gosto pela aprendizagem já em plena Univ. Católica (desde o ano zero). A diferença é abismal. A culpa não é necessariamente dos professores, pois apanhei (poucos) bons professores na escola pública. Tudo é diferente, desde logo o nivelamente dos próprios alunos, as instalações, o espírito sempre presente de respeito e cultura de exigência ... (talvez dê para outro post, as diferenças entre ensino público e privado)

     
  • At 11:18 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Obrigado Paulo,
    Concordo, é realmente um Blogue com muito nivel ....motivo pelo qual considerei interessante participar.

    Os filmes que mencionas são fantásticos, mas dos que referiste o Natural Born Killers ... é brilhante, aliás talvez tenha a melhor fotografia e banda sonora que alguma vez tenha sido editada, ....

    Ensino público/ privado .... vou gostar de participar nesta "discussão" .....

     
  • At 11:26 da tarde, Blogger Miga said…

    Obrigado pelo conselho amigo Paulo. Vou levá-lo, obviamente, em consideração e tentar ver o filme.

    Apesar de, como referi no comentário anterior, não conhecer muitos filmes, houve um dos que apontaste do teu top 5 que também acho fabuloso: A Vida é Bela.

    Novamente off-topic, quero assinalar o 2º ano de vida do nosso Blogue! E que bela maneira de o festejar, com estes últimos posts (os três deste mês) que motivaram óptimas discussões! Parabéns à Tertúlia Liberal!

     
  • At 3:01 da tarde, Blogger Nuno Moraes Bastos said…

    Paulo, Alexandra,

    Vou gostar da discussão ensino público vs ensino privado.

    Não conheço muitos pais que, tendo possibilidade para "meter" as crianças numa boa escola privada, prefiram para estas a escola pública...

    Paulo,

    Confirmo que não bates bem da bola.

    Todos,

    Leiam o post:
    http://31daarmada.blogs.sapo.pt/1079897.html

    Vale a pena!

     
  • At 4:44 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    NMB

    Eu conheço e garanto-te que não são assim tão poucos ....

    No entanto com o serviço de utilidade pública que temos, nomeadamente o ensino, é deverás mau (que não é gratuito ....ao contratário do que dissem!)...logo nas bases, basta verificarmos quando abrem as listas para colocação de professores a confusão que é .... se os profs não têm vontade, como é que vão ter capacidade para motivarem os miúdos.

    Agora na variante particular, eles (profs) candidatam-se e são seleccionados(nos bons colégios) mediante a prestação de provas internas ....

    Contrariamente ao que dizem não passam todos .... o acompanhamento é diferente ... também é certo que a motivação de quem ensina é outra!

    Por mim falo, tenho o meu filho num colégio particular, pois eu também fiz um percurso assim, só conheci a escola pública no antigo 9ºano... e já na altura foi um choque... não se presta contas a ninguém ao contrário do colégio, onde o simples facto de se estar no pátio em tempo de aula,já implicava uma ida ao director ... na pública ... tenho para mim que lhes era perfeitamente indiferente ...

    Não deixei de gostar da experiência ... diferente é certo, mas muito interessante!


    Quanto ao post .... fiquei na dúvida se tinha entrado com o endereço correcto .. só para certificar .... rabo de cavalo???

     
  • At 5:02 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Quanto ao Blog ....
    Adoro tourada, "discuto-a" muitas vezes com o Miguel .... o meu filho de três anos também ....é a magia ... a pega então acho fantástica ... queria ver alguns meninos olharem o touro de frente ... aquilo é só para Homens!!!!

    Achei piada ao comentário feito no dito blogue " ... vá á pesca que os peixes não sofrem...." achei lindo, o rapaz deve ser peixe ... morreu e voltou!

     
  • At 5:45 da tarde, Blogger tiroliro007 said…

    Bem vinda cara Alexandra. Uma perspectiva feminina é sempre importante.
    Miga tens mesmo de ver. Além de seres benfiquista, descobri-te um segundo defeito - não teres visto o Clube dos Poetas Mortos(que em ti é complicado, devo confessar).
    A sétima arte é realmente apaixonante, e na senda do tema do post aconselho o filme - perfume de mulher em que Al pacino um Oficial aposentado e cego faz uma defesa brilhante de um aluno em plena Universidade.
    Gostei tb dos assassinos natos e do melhor é impossível que aconselho o visionamento.

     
  • At 5:57 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Julgo que podemos concluir que em termos gerais o ensino privado é substancialmente melhor que o público. A quase todos os níveis, instalações, qualidade dos professores, disciplina e regras básicas de ensino e funcionamento da escola, ...

    Agora, e para suscitar a discussão: não será a escola pública uma lição de vida? Tenho a impressão que grande parte dos alunos de colégios privados (e contra mim escrevo, pois a minha filha anda num colégio privado) sai em regra menos preparado para as agruras da vida. Isto é, o excesso de protecção nos colégios privados não pode ter efeitos perversos na educação do ser humano que um dia sai para o mercado de trabalho que é, infelizmente, o "salve-se quem puder".

    Hoje, mais do que nunca se discute e valoriza o conceito de "inteligência emocional". O que conhecimento teórico-técnico se afastado do emocional é um conhecimento limitado.

    Em conclusão, apesar de achar que o ensino privado supera largamente em vantagens o ensino público (aliás, quase tudo o que é público é a meu ver mal gerido pelo Estado, mas isto dava outro post), reconheço na minha própria experiência algumas vantagens recolhidas do ensino público.

     
  • At 5:58 da tarde, Blogger Nuno Moraes Bastos said…

    Alexandra,

    Voltando ao post do 31 da Armada, eu e o Miga estamos em condições de garantir que tivemos de dissuadir o Paulo... Estava a olhar para o touro de forma esquisita.

    Paulo,

    Já não te arranjo bilhetes para o Docs, muito menos para o filme dos cavalos, pah!

     
  • At 8:49 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Ainda não tinha percebido qual de vocês era o forcado ( o Miguel já me tinha dito ).... pelo comentário do NMB, deduzo que seja o Paulo ...que não conheço e já admiro...reforço novamente o que já tinha dito ... é só para Homens.

    Quanto aos olhares esquisitos ... certamente será uma "private joke"!!!

    Voltando ao ensino, eu conheci as duas variantes, da escola pública para a privada, digo-vos que a diferença é abismal .... mas concordo com o Paulo é uma escola de vida, acho que só nessa altura despertei para o mundo, a todos os niveis... no colégio andamos rodeados por uma "bola de sabão" nós não sabemos mas é uma protecção ficticia, que pode acabar a qualquer momento ....

    Para além de ter optado pelo ensino privado para o meu filho,
    tenho dois sobrinhos a estudar no Sagrado Coração de Maria (13 e 9 anos), colégio de referência em Lisboa... para eles o mundo é só facilidades, embora tenham uma conversa perfeitamente enquadrada nos valores morais e civicos que lhes foram incutidos como certos ... o mundo é feito nas cores rosa e azul .... acho que o pior é quando a bolhão de sabão rebentar!!!

     
  • At 1:36 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Paulo

    Concordo que os 3 principios básicos são o Rigor, a Disciplina e a Excelência.

    Mas, seguramente, não darão resultados, mesmo nos melhores colégios particulares, se os bons exemplos na Familia não lhes forem demonstrados.

     
  • At 5:56 da tarde, Blogger tiroliro007 said…

    É isso mesmo forcado Paulo, os princípios que enuncias são fundamentais para um bom ensino.
    Eu devo muito ao liceu que frequentei.
    O ensino no Rainha Dona Amélia foi exemplar a todos os níveis. O nivelamento era sempre por cima e aprendi muito com professores da velha guarda aos quais estou eternamente grato.
    Ainda recordo os 3 primeiros testes no liceu (no 8.º ano), todos negativos. Felizmente depois terminei o 12.º ano com média de 18 valores.

     
  • At 1:08 da tarde, Blogger Miga said…

    Concordo com o resumo que fizeste no teu último comentário, Paulo. Embora não tenha experiência dos dois ensinos (andei sempre em Colégios), acho que fiquei muito bem preparado a todos os níveis. Bons professores (claro, com algumas excepções), quando um professor faltava não íamos para o recreio, ou seja, era sempre um bom motivo para estudar..., estudo acompanhado ao fim do dia, acompanhamento das refeições (para ver se os meninos comiam tudo...), etc.

    Claro que tudo isto era feito, mas como em todo o lado (até nos Colégios) existem os chamados "rúfias". Tinha colegas que, por exemplo, escondiam a comida, ou até assinavam pelos pais os testes com nota negativa. É óbvio que, mais tarde, eram apanhados...

    Quanto à escola pública ser uma lição de vida, Paulo... também concordo, se bem que, muitas vezes as crianças/adolescentes perdem-se nessa vida que têm na escola... E aqui o acompanhamento em casa é fundamental.

    Caríssima Alexandra,

    O Paulo não é forcado... :) Deduziste mal pela joke do NMB. É que vimos aquela Tourada do SCP que te falei, lado a lado. O forcado (que nos visita regularmente, ainda no post sobre a República/Monarquia) é o José Pinto-Coelho, do grupo do Aposento da Chamusca.

     

Enviar um comentário

<< Home