Tertúlia Liberal

Pretende-se REFLECTIR o mundo e a sociedade, com uma nota crítica mas sem pessimismos.

quarta-feira, agosto 29, 2007


A verdadeira derrota no desporto.
Quando acontecem estes casos de morte de futebolistas, confesso que não consigo ficar indiferente e não deixo de ter alguma tristeza apesar de não conhecer o desportista em questão.
A morte em directo do Féher foi dos momentos mais chocantes que já vi na minha vida.
Deixando a parte emotiva, que penso todos partilhamos, deixo algumas reflexões sobre esta questão.
Não consigo entender a existência destes casos numa modalidade de alta competição com exames médicos altamente complexos, realizados em centros de medicina desportiva dotados de meios tecnologicamente avançados.
Sendo eu um leigo, coloco três hipóteses:
- uma doença nunca detectada nos exames médicos previamente realizados;
- negligência dos sucessivos médicos que acompanharam os jogadores;
- ou mais grave, a existência de substâncias dopantes, que de acordo com o que li, podem ter reflexos cardíacos.
Nunca se confirma a existência da terceira hipótese, ainda que a mesma possa ser verdadeira. Penso que assim é: a bem da memória do jogador; a bem do clube e a bem supostamente do desporto.
Espero sinceramente que todos os casos se tratem de meras questões fatídicas, relacionadas somente com a deficiente condição física dos atletas.
Acrescento eu: a bem dos jogadores que faleceram, a bem dos clubes que representavam e a bem de nós que gostamos de desporto limpo e não pretendemos que ninguém, tendo em vista um sucesso desportivo rápido, recorra a meios que são proíbidos.

16 Comments:

  • At 8:59 da manhã, Blogger Nuno Moraes Bastos said…

    Tendo em conta os custos desportivos e financeiros que uma qualquer contratação envolve, sobretudo a esta escala, não creio que se deva a incúria...

    Temos de nos habituar ao facto de a ciência não dar ainda resposta para tudo.

     
  • At 9:46 da manhã, Blogger Miga said…

    Tiroliro,

    Excelente post. Estava justamente a pensar escrever algumas linhas sobre este terrrivel acontecimento que pôs o desporto espanhol, e não só, de luto.

    Quando ouvi/li a notícia, ainda só se referiam ao susto que se tinha vivido no relvado. Infelizmente, depois veio o pior: mais paragens cardíacas às quais não resistiu.

    Impressionante o facto dele ter reagido no relvado à reanimação, ter-se levantado, caminhado pelo próprio pé para fora do mesmo, tendo vindo depois no balneário a sofrer novas paragens cardíacas. E é aqui que acho incrível a atitude dos médicos. Como é que um jogador que cai sózinho, estava inanimado e depois de ser reanimado com sucesso não vai logo de maca para o hospital? Vi médicos cardiologistas portugueses a defenderem precisamente isto.

    Para além das qualidades futebolísticas que apresentava e dos muitos títulos (5 em 2 anos) ao serviço do Sevilha, é realmente difícil não pensarmos emotivamente: um jovem com 22 anos, óptima pessoa (pelas imagens que se viram na TV) e a mês e meio de ser pai pela primeira vez...

     
  • At 10:59 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Excelente reflexão. Discordo num dos pontos. Preferia sinceramente que o problema tivesse origem num caso de dopagem, era sinal que a medicina não tinha ficado mal na fotografia. É assustador pensarmos que apesar de utilizarmos a tecnologia e os conhecimentos técnicos mais avançados podem acontecer situações destas. É aterrador numa altura em que o ser humano pensa que pode controlar tudo o que se passa à sua volta que um homem possa morrer em campo desta forma "aparentemente" tão simples.

     
  • At 12:18 da tarde, Blogger tiroliro007 said…

    Obrigado pelas vossas palavras.
    Em relação à questão de fundo, penso realmente estranho que jovens com 18 anos (Bruno Baião) ou de 22 anos (Puerta) possam ter estes problemas, tendo em conta o acompanhamento médico diário altamente profissionalizado que usufruem.
    Lembro-me perfeitamente dos casos do Ben johnson e de maradona, nos quais acreditei na sua inocência. Estupidez e ingenuidade da minha parte? Talvez.
    A verdade é que quando ouvimos que as substãncias dopantes tomadas pelos ciclistas provocam queda de cabelo e vemos que grande parte deles são carecas ...

     
  • At 12:22 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Como será o cabelo de Nuno Assis aos 40?

     
  • At 2:46 da tarde, Blogger Miga said…

    Realmente é de considerar a hipótese do dopping ter alguma influência nestes casos que conhecemos de ataques cardíacos fulminantes que conhecemos em desportistas.

    No entanto, e segundo o que ouvi, o Puerta já tinha antecedentes de problemas cardíacos. Perante tal facto, só me pergunto: como é possível que tenha continuado a estar apto para praticar desporto de alta competição?

    Tiroliro,

    Os ciclistas ou são carecas por si ou rapam o cabelo, essencialmente para facilitar a prática do desporto. As provas são disputadas com muito calor, têm que usar sempre capacete, por isso não podem (ou não dá jeito) ter muito cabelo.

    Anónimo,

    Pela farta cabeleira que o Nuno Assis apresenta, penso que não terá problemas a esse nível aos 40...

     
  • At 3:14 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Caro Miga,

    Paredão, Mozer, Nunes, Álvaro, Diamantino, Chalana perderam as suas qualidades e volumes capilares, semelhanças com os casos André, Semedo e Magalhães não podem deixar de ser mencionadas. Recomenda-se a utilização de capacete.

     
  • At 3:49 da tarde, Blogger Miga said…

    Caro Anónimo, (não quer dizer assinar os comentários para não lhe chamarmos "anónimo"?)

    Então e o Jaime Pacheco? Ah, esse também foi para o FCP...

    Esses, de facto, tinham longas cabeleiras, mas todos sabemos que o cabelos compridos vão ficando mais fracos por si... muitas vezes o segredo está em cortá-los curtos, para nascerem mais fortes...

     
  • At 4:07 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Caro Miga,

    Copenhaga é logo à noite...boa sorte!

     
  • At 4:25 da tarde, Blogger Miga said…

    Obrigado! Possivelmente, pelo momento de instabilidade que a equipa atravessa, bem precisaremos...

    Nem quero pensar na eventualidade de o Benfica não entrar na Champions... oxalá não aconteça.

     
  • At 5:08 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Nuno Assis perde novo recurso

    O Tribunal de Apelo da Suíça ao qual o jogador do Benfica, Nuno Assis, tinha recorrido negou provimento ao pedido apresentado não reconhecendo a violação dos princípios de ordem pública invocada pelo futebolista, para tentar a suspensão do castigo que lhe foi aplicado, quer em Portugal quer no âmbito da FIFA, por ter acusado positivo num controlo antidoping. Perante esta situação, Nuno Assis vai ter de cumprir o castigo que lhe foi imposto, até ao último dia, e que de resto termina em breve, a 26 do mês de Julho.

     
  • At 12:39 da tarde, Blogger sportingsempre said…

    Miga,

    Relativamente ao "parecer" dos médicos que foram à televisão e que terão dito que o jogador deveria ter logo sido transportado para o hospital apenas me apraz dizer que não é público (pelo menos quanto ao pormenor) quanto tempo decorreu entre o momento em que o jogador recolheu ao balneário e a subsequente paragem que aí veio a sofrer... pelo que acusar os médicos de não terem tido a actuação correcta não é o mais adequado.

    Paulo,

    É de facto assustador que possam acontecer situações destas, mas a verdade é que apesar de a medicina ter evoluído de forma fantástica, e porque é uma ciência praticada e desenvolvida pelo homem não é nem será nunca perfeita. Não devemos ter a veleidade de pensar ser possível contornar a morte ou ser possível que a medicina a tudo faça face...

    Todos,

    No caso concreto não sabemos se os problemas cardíacos que o Puerta teve no passado eram impeditivos da prática de uma modalidade de alta competição. Lembro o caso do Kanu que quando esteve no Inter foi obrigado a interromper a carreira devido a problemas do foro cardíaco tendo depois retomado a actividade que ainda hoje passados mais de 10 anos se prolonga na exigente Premier League (Portsmouth).

    Relembrando a situação pela qual eu próprio passei há já quase dois anos e que é do vosso conhecimento devo dizer-vos que os sucessivos médicos que me examinaram e me submeteram a diversos e altamente avançados exames não tendo detectado qualquer deficiência no meu coração ou vasos sanguíneos que explique a situação por que passei... acabando por reconduzir a mesma a uma inflamação do miocárdio. Uns meses largos depois do episódio que sofri submeti-me a uma ecografia tendo a médica que me viu confirmado que não tinha qualquer sequela, que estava tudo em ordem e todos os ecocardiogramas que falo demonstram que tenho por norma cerca de 55-60 pulsações por minuto e que recupero rapidamente do esforço... por isso os médicos não conseguiram explicar de forma definitiva o que me sucedeu e não o quiseram relacionar com o esforço físico excessivo que fiz no dia em que fui parar ao hospital... todos eles sabedores desse esforço preferiram não lhe dar demasiada importância quando isoladamente considerado, referindo no entanto que o esforço desmedido acompanhado de outras situações endógenas e conjunturais pode ter determinado o sucedido.
    A médica que me fez a tal última ecografia viu os exames anteriores, e desconhecendo o que eu fizera no dia em que fui parar ao hospital perguntou-me se eu tinha feito esforço físico intenso ... e depois falou-me sobre um estudo feito a nível europeu sobre a morte súbita em atletas de alta competição (altamente vigiados e com historial clínico conhecido ao pormenor) e relatou-me que foi feita uma experiência numa maratona com 50 atletas não profissionais mas com treino habitual desta modalidade. Todos se submeteram antes da partida a uma ecografia ao coração e vasos principais. No fim da maratona estes atletas habituados àquele esforço submeteram-se a nova ecografia... todos, sem excepção, apresentavam maiores ou menores alterações do coração. Eu quando entrei com 220 pulsações ao fim de 7 horas no hospital também tinha alterações... que levaram os médicos a desconfiar de enfarte, de problemas venticulares (os mais perigosos) e que me atiraram para os cuidados intensivos por 4 dias... felizmente não tive nem tenho nada.
    Foi um susto enorme que me ajuda a olhar para estes casos percebendo a complexidade dos mesmos e a dificuldade tremenda que podem representar para o melhor dos especialistas.
    Espero que estes dados possam contribuir para a reflexão que o tiroliro pretendeu que fosse feita.

    P.S. Morreu ontem um atleta nigeriano de 27 anos, futebolista de uma equipa israelita, de paragem cardíaca, durante um treino.

     
  • At 2:26 da tarde, Blogger Miga said…

    sportingsempre,

    Relativamente ao parecer dos médicos portugueses, concordo, porque, desde logo, o atleta não devia ter-se levantado e adandado pelo próprio pé (foi mais esforço que fez sem necessidade). Diz-se, na imprensa, que respondeu a uma série de perguntas logo a seguir a ser reanimado. Mas pergunto: ele tinha tido um traumatismo craneano ou uma paragem cardíaca? Penso que era de todo prudente seguir directamente para o hospital de maca, dentro da ambulância, logo ali desde o relvado. Se estaria vivo ou não nesta altura... obviamente que, nem eu, nem ninguém, sabe.

     
  • At 3:47 da tarde, Blogger tiroliro007 said…

    Meus caros
    Antes de mais obrigado pela tua reflexão sporting sempre, que tendo um cunho pessoal traz um valor acrescentado à discussão. Todavia, apesar de seres claramente um rapaz apto para o desporto, não te comparo aos desportistas de alta competição e nem ao acompanhamento que eles têm devido ao esforço físico contínuo. Tal como eu, tens outra profissão, ainda por cima sedentária, e portanto o nosso nível físico e o acompanhamento médico não são comparáveis.
    Admito, contudo, que se possam tratar de situações não detectadas que passem despercebidas à medicina.
    Em relação ao caso féher, o que me foi transmitido ainda ontem, por sinal por um benfiquista, é que havia algo mais para além desta situação. E isso para mim, meus caros, é condenável.
    Quanto á polémica da maca ou da não maca, concordo contigo miga, ainda que me pareça uma crítica fácil, neste momento.

     
  • At 4:10 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    http://a-mafia-do-benfica.blogspot.com/

     
  • At 4:44 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Bonjour, tertulia-liberal.blogspot.com!
    [url=http://esviagra.fora.pl/ ]venta de viagra [/url] [url=http://viagraespana.fora.pl/ ]vendo viagra online[/url] [url=http://viagraes.fora.pl/ ] viagra en espana[/url] [url=http://viagramedica.fora.pl/ ]venta de viagra [/url] [url=http://viagrasinreceta.fora.pl/ ]vendo viagra [/url] [url=http://farmaciaviagra.fora.pl/ ] viagra [/url]

     

Enviar um comentário

<< Home