Tertúlia Liberal

Pretende-se REFLECTIR o mundo e a sociedade, com uma nota crítica mas sem pessimismos.

terça-feira, agosto 21, 2007

"Chicotada no Benfica"

Deu-se ontem no Benfica, algo que no futebol se costuma chamar de "chicotada psicológica", ou seja, despedimento do treinador. Já desde 2002 que tal não sucedia. No entanto, agora acharam os responsáveis da SAD do Benfica, nomeadamente o seu presidente, que a melhor solução para o futuro imediato da equipa de futebol do Benfica era esta.
Pessoalmente, não sei se será. As profundas alterações na equipa para esta época (saíram 3 jogadores importantíssimos a época passada - Simão, Miccoli e Karagounis - e Manuel Fernandes, depois estar já integrado na equipa) e as lesões dos defesas Luisão e Zoro, tornaram a vida do Fernando Santos muito complicada. Também é verdade que é nestes momentos conturbados que é preciso alguém com pulso forte, com voz de comando para motivar os novos jogadores que entram e unir a equipa. Penso que terá sido este o motivo que levou à opção de demitir Fernando Santos. A equipa, mesmo com estas alterações, já devia mostrar outra atitude, outra mecânica, outro entrosamento.
José António Camacho é o sucessor. É, como todos sabemos, um regresso de alguém que, na minha opinião, pôs o Benfica a jogar o melhor futebol dos últimos 10/12 anos. Um treinador com uma personalidade muito forte, que sabe motivar os jogadores e, assim, gerir muito bem o balneário. Como disse atrás, não sei se foi a melhor opção a troca de treinadores, mas há uma nova esperança, uma vez que o substituto é alguém que já conhece os "cantos à casa". Como benfiquista, desejo, claro, a maior sorte ao Camacho.

10 Comments:

  • At 6:15 da tarde, Blogger tiroliro007 said…

    Bem vindo Miga da longa hibernação de 13 meses, sob o comando de Fernando Santos.
    Como calculas foi uma má notícia para mim, mas vamos ver o futuro. Acho que o Benfica está com uma instabilidade como já não via há alguns anos.
    Talvez seja o facto de LFV apenas ter ganho 3 títulos em 6 anos na Direcção do Benfica.
    Por outro lado, o SLB necessita claramente de ser reforçado e o Camacho não é milagreiro
    Concordo com o que dizes do Camacho. Apesar de sportinguista tb sou um apreciador do estilo de jogo do Camacho.
    Li hoje algo espantoso. O F. Santos apenas orientou os jogos do copenhaga e do Leixões porque o benfica ganhou ao sporting no Torneio Guadiana. A ser verdade, se o slb ganhasse 3-0 (resultado do ano passado para o sporting) teria ficado mais 3 meses? Mau trabalho, Paulo Bento. Muito mau ...

     
  • At 6:35 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    O Fernando Santos é daqueles treinadores que há-de andar sempre ali no limbo entre o bom e o mau. Nunca achei que fosse um mau treinador, mas também nunca achei que fosse bom. Não acho que seja pior que Koeman por exemplo. Tem um problema (como tinha Peseiro) que é de não saber comunicar e estar, que hoje em dia é tão ou mais importante que ter conhecimentos técnicos de futebol.

    O principal culpado é o Sr. LFV e o fraco trabalho efectuado pela sua direcção na pré-época. Basta comparar com o trabalho efectuado pelos outros grandes que também tiveram saídas importantes.

    O Camacho é um bom treinador. Pode vir a pôr a equipa a jogar bom futebol ...

     
  • At 8:53 da tarde, Blogger Miga said…

    Tiroliro,

    Concordo com a existência de instabilidade no Benfica. Mais do que isso, há factos pouco claros a acontecer, nomeadamente o afastamento do Veiga. Será que não teve a ver com a vinda do Camacho? Se não teve, parece.

    Essa do F. Santos ter feito esses dois jogos só por ter ganho o Torneio do Guadiana, talvez seja explicada para ver se a equipa evoluía alguma coisa... mas, a nível do timig, pareceu-me bem, pois é impensável o Benfica ficar fora da Champions. Ou seja, não era possível, na minha opinião, a permanência do F. Santos estar relacionada com a entrada na Champions. Essa competição é importante demais para se fazerem experiências destas. Espero é que o Camacho consiga isso.

    Paulo,

    Também acho que talvez seja melhor que o Koeman, fez aliás um melhor campeonato. Na Europa, o Koeman esteve melhor, apesar de alguma sorte, principalmente na fase de grupos.

    De facto, a comunicação é importantíssima, que para os jogadores (principalmente durante os jogos), quer para os jornalistas. E é sobretudo dar uns gritos durante os jogos que faltam ao Fernando Santos. O Trappatoni tinha aquele assobio típico para fazer uns avisos à equipa; o Koeman era mais calmo; o Camacho "berra" lá para dentro quando é preciso.

     
  • At 5:06 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    O Fernando Santos saiu e concordo, está entre o bom e o mau, que em português não politicamente correcto, é do tipo tanto faz estar ou não.
    O Camacho vem aí, é uma espécie de furacão Dean.
    Veremos, afinal estamos só na 1ª jornada.

     
  • At 9:02 da tarde, Blogger Miga said…

    Pirata Verde,

    Bem-vindo de volta aos comentários aqui no blog. Foi um regresso tipo o do Camacho (passado algum tempo)! :)

    De facto, o Fernando Santos passa um pouco despercebido, não cria a tal empatia com os sócios. Já o Camacho é o que se vê: treinos à porta aberta, alegria no treino, brincadeira, mas também corrigindo a pouco e pouco o que está mal (ex.: durante o jogo treino). Em 13 meses de Fernando Santos ao comando, nada disto se viu.

     
  • At 10:23 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Na perspectiva do Benfica, que essa euforia toda aliás também patente no início da pré-temporada (lembro-me que o 1º treino de FS teve também uns bons milhares ...) não ponha para 2º plano aquilo que talvez seja o mais importante - o reforço da equipa.

     
  • At 3:03 da tarde, Blogger Miga said…

    Bem escrito, Paulo. No entanto, também aí o Camacho é implacável. Não deixa que ninguém interfira no seu trabalho, não se deixa influenciar pela euforia, nem por qualquer tipo de pressão, protegendo dessa forma a equipa.

    Impecável a intervenção do Camacho ao garantir a permanência no plantel de um jogador que já ia a caminho do Estrela da Amadora por empréstimo... já que falhou a contratação do médio Oubjina, a solução está dentro de casa. A ver vamos se este Gilles não vai dar cartas...

     
  • At 9:41 da manhã, Blogger Nuno Moraes Bastos said…

    Caros,

    Com algum atraso, não queria deixar de Vos brindar com um ou outra nota:

    1. INIMPUTÁVEL? Nunca percebi como os benfiquistas se reviam tanto num presidente que é ou foi confessadamente sócio dos três grandes, que ameaça sair por tudo e por nada e, na hora da verdade, fica, e que nunca á responsável por nada. Foi ou não LFV que escolheu o treinador? Foi ou não LFV que escolheu a equipa? Foi ou não LFV que assumiu a liderança do futebol? Então, porque é que é Santos a ser despedido?!? E agora que também empatou, Camacho será despedido?

    2. CAMACHO. Não me parece, francamente, grande treinador. Mas posso estar enganado...

    3. CARDOZO. Grande, grande jogador. Por enquanto, vai disfarçando as insuficiências do benfas...

    4. REFORÇOS. É com estes reforços e com este nível de despesismo que se constroi um campeão? Não será antes com coerência e equilíbrio?

    SL

     
  • At 5:04 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    LFV - Não, não quero Lucílio nenhum! (...)
    VL - E o Proença?
    LFV - O Proença também não quero! Ouça, é tudo para nos f...!
    VL - E o João Ferreira?
    LFV - O João... Pode vir o João. Agora o que eu queria... (...) Disseram que era o Paulo Paraty o árbitro... O Paulo Paraty! Agora, dizem-me a mim, que não tenho preferência de ninguém (...) à última hora, vêm-me dizer que já não pode ser o Paulo Paraty, por causa do Belenenses.

     
  • At 5:06 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    "É POSSIVEL TERMOS 500 MIL SÓCIOS EM 2003" Luís Filipe Vieira, Outubro 2002

     

Enviar um comentário

<< Home