Tertúlia Liberal

Pretende-se REFLECTIR o mundo e a sociedade, com uma nota crítica mas sem pessimismos.

quinta-feira, setembro 13, 2007

Uma imagem que vai correr o Mundo...


Ontem, logo a seguir ao jogo com a Sérvia, fiquei desapontado e, ao mesmo tempo, estupefacto. Não só, com o novo empate consentido nos últimos minutos (mas que até deixou tudo na mesma, devido ao empate entre Finlândia e Polónia), mas principalmente com a tentativa de agressão do Scolari. Veio-me à memória (como estou certo de todos vós) os tristes comportamentos de indisciplina protagonizados pela nossa selecção, nomeadamente nas meias finais do Euro 2000 com a França (por Abel Xavier e companhia...) e no Mundial 2002 (agressão do João Pinto ao árbitro no jogo com a Coreia). Agora, foi o próprio seleccionador a "perder a cabeça", ao tentar agredir um jogador um jogador sérvio (esta é a única diferença, o "alvo" não foi o árbitro...).
A situação não está famosa para Portugal em termos desportivos, no que respeita às "contas" do apuramento para o Euro 2008, mas pior ficaram com esta atitude irreflectida e despropositada do Scolari. E a justificação é um espanto: "Fui defender o 'menino'". Com a posição que ele tem, só podia ter posto "água na fervura", afastando o Quaresma e acalmando o jogador sérvio, nunca partir logo para a ameaça de "tapear" (como o Scolari disse) o sérvio.
Aguardemos pelos desenvolvimentos, sendo certo que, pela experiência de que temos conhecimento dos castigos da UEFA, o Scolari arrisca uma severa suspensão.

13 Comments:

  • At 11:08 da manhã, Blogger Nuno Moraes Bastos said…

    Severa e justíssima. Senti-me envergonhado.

    Sobre Scolari, já disse o que entendia na Centúria Leonina: parece-me que o tempo dele está a chegar ao fim muito rapidamente.

    O mais preocupante é que a sua substituição será, quase de certeza, feita por um bigodudo sem talento qualquer. O que se lamenta, naturalmente...

     
  • At 12:57 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Concordo com a inadmissibilidade do comportamento do Scolari e até penso que caso, infelizmente, se venha a juntar o não apuramento para a fase final do euro ( ainda acredito que nos vamos apurar, aqui o problema é a baixa de forma de jogadores nucleares que espero em Outubro já esteja ultrapassada)ele terá assinado a carta de demissão ontem !

    Mas em Portugal a memória é curta e com a mesma facilidade que vejo nalguns comentários, esquecerem-se dos feitos que ele conseguiu nos últimos anos, também se esquecerão deste triste episódio se Portugal for apurado.

    É lamentavel mas, estamos a falar de bola e já sabemos que tirando honrosas excepções a formação deles não dá para muito mais...

    O Mourinho é menos arrogante e mal criado ? mas todos o quereriam, ou não ?

    Perdoe-me a falta de patriotismo mas, preocupante é a lesão do Derlei !!

     
  • At 2:40 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Acho que não devemos confundir o bom trabalho que Scolari tem feito com o acto cometido ontem após o jogo que é inadmissível.

    Em termos desportivos acho que continua tudo em aberto, ganhamos o jogo que temos em atraso e ficamos em 2º lugar. Acho que se está a dramatizar em demasia a questão desportiva, principalmente tendo o visado uma boa margem de crédito ...

    Quanto à sanção ao Sr. Scolari é mais do que merecida.

     
  • At 3:25 da tarde, Blogger Miga said…

    Também concordo contigo, Paulo. Não se pode comparar o temperamento do Scolari (já teve vários "arrufos" com os jornalistas portugueses), que chegou quaese ao extremo agora, com os resultados desportivos.

    Apesar da situação não estar fácil, continuamos a depender só de nós. A nosso favor continuamos a ter a "estrelinha da sorte". De facto, o Scolari, apesar dos méritos indiscutíveis que tem no sucesso recente da selecção (como bem disseste Bruno), tem tido, nalgumas ocasiões, a indispensável sorte. Foi assim no jogo com a Espanha no Euro2004, e ainda agora, mesmo com dois empates em casa, conseguimos manter-nos a depender só de nós, devido aos empates entretanto registados nos outros jogos prinicipais do grupo.

    Resumindo, penso que, independemente desta situação, acho que o Scolari trouxe uma estabilidade que há muito não se via na selecção.

    NMB,

    De que bigodudo falas? Oliveira, Toni, Artur Jorge? :)

     
  • At 3:42 da tarde, Blogger Nuno Moraes Bastos said…

    Miga,

    Como escrevia há tempos um amigo meu, parece que ter bigode se converteu em secret handshake para treinar a selecção...

     
  • At 8:54 da tarde, Blogger tiroliro007 said…

    Como é evidente também condeno o acto do Scolari.
    Mas como agora, os seres rasteirinhos(refiro-me a alguns jornalistas e a alguns portistas sem espinha dorsal) vão sair das tocas, onde estiveram durante quase 4 anos, para atacar o nosso treinador aqui fica a minha opinião sobre o Mister:

    1) Criou afecto entre os adeptos e a selecção. Sabemos que ele morre pelo país, defende os jogadores até à exaustão e os adeptos dão tudo em apoio a Portugal (eu fui à alemanha para ver o portugal inglaterra num acto de loucura, que apenas fiz em nome de um ideal que acreditava);

    2) Afastou os presidentes das convocatórias, nomeadamente o PC que sempre viu a selecção como um dos seus feudos. O caso do Baía é exemplo disso.
    Convocou jogadores do paços de ferreira, do gil vicente, etc. Nenhum outro treinador o tinha feito.

    3) Não se preocupa com a sua imagem para defender o que acredita. O mundo actual vive muito do marketing e da maneira de vestir, de falar.
    Se cortasse o bigode, certamente muitos o deixariam de criticar. Com este exemplo patético, pretendo dizer que ele é como é e não verga;
    A superficialidade e futilidade do mundo de hoje são exemplo disso mesmo.

    4) Trata os jornalistas como eles devem ser tratados. Com distanciamento e arrogância. Alguns nunca lhe perdoaram isso e tiveram de aturar os 4 anos do seu reinado sem nada poderem dizer.

    5)Não concordo com todas as decisões que ele toma, nem de perto nem de longe.
    Não considero que seja um treinador brilhante.
    Mas há algo que eu sei, ele ao contrário de quase todos os que o antecederam, toma as decisões sempre em prol de PORTUGAL.
    Não o faz em nome de clubes, dirigentes, empresários, etc.

    Perdoem-me a extensão, mas não o quero enterrado.
    Se o matarem lá estarei na primeira fila do funeral com uma bandeira de portugal a gritar portugal olé como fiz desde que ele cá chegou.

     
  • At 9:34 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    http://br.youtube.com/watch?v=jjURfktgGEw

    e depois faz destas


    http://br.youtube.com/watch?v=lJ8YWq93i_s

    OBRIGADO SCOLARI!

     
  • At 9:42 da manhã, Blogger Miga said…

    Tiroliro,

    Excelente comentário, com o qual concordo na íntegra.

    Aliás as declarações de ontem do Scolari que podem ler aqui (http://www.abola.pt/nnh/index.asp?op=ver¬icia=127748&tema=7), provam como ele é.

    Esperemos que a UEFA seja sensível agora a estes argumentos e justificações do Scolari, bem como, ao pormenor do Dragutinovic ser expulso por ter provocado o Scolari.

    Repararam no pormenor que aconteceu quando o Scolari está a ser levado para os balneários que disse para um outro tipo sérvio, em bom português (do Brasil): "Vai tomar no ...!"

     
  • At 5:54 da tarde, Blogger tiroliro007 said…

    Obrigado Miga
    Foi escrito mais com o coração do que com a razão, devo reconhecer.
    Faltou me abordar o aspecto desportivo:

    - campeão do mundo pelo brasil (para os detractores é mau porque no brasil todos são campeões. Vejam o que aconteceu ao brasil de parreira, a meu ver, com melhores jogadores que em 2002);

    - 2.º lugar no camp. europa (para os detractores é um mau resultado, pois devia ter sido campeão) Vejam quantos países organizadores foram campeões?

    - 4.º lugar no camp. mundo (para os detractores fizemos a nossa obrigação mínima. Vejam quantas vezes fomos a meias finais do camp. do mundo.

     
  • At 7:46 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Começo já com uma declaração: gosto do Scolari, não depois dos feitos futebolísticos, mas desde que veio para Portugal.
    E, posto isto, ...
    Não defendo a violência, seja de que tipo for (física ou psicológica), aliás a agressão costuma ser sinónimo de falta de argumentos.
    Mas, e aqui a vergonha é nossa, nós os portugueses, que iniciámos o orgulho pela nossa selecção, pelo nosso hino e pela nossa bandeira, de uma forma aguerrida e emocional: isto é obra do Scolari.
    E futebol é emoção.
    A emoção (positiva ou negativa) pode ser um chorrilho de palavões, um lenço branco ou um 'chega pra lá'.
    As imagens foram captadas, podem ser medidas milimetricamente, e cá para mim, não vai acontecer nada de especial, porquê?
    O Scolari referiu que o Sr. Platini devia pôr os olhos nos jogos. E aí está o essencial: quem entregou o prémio ao Zidane depois da cabeçada (não foi necessário fazer medições)?
    Gostei do pedido de desculpas: afinal quais vão ser os engravatados deste país a ensinarem-lhe comportamentos? Os políticos? Os dirigentes da FPF? Os dirigentes dos clubes portugueses?
    ‘Enxerguem-se’ corruptos e engravatados, pensem antes de agir, porque uma coisa eu sei, os portugueses e os latinos (para além dos discurso politicamente correcto) compreendem-no.
    Afinal quem nunca deu um pontapé num caixote do lixo porque não tinha o jogador/treinador/árbitro ao jeito?!
    Para além de tudo o mais, quando o SCP quase ‘crucificou’ o Ricardo, o Scolari manteve-lhe o voto de confiança.
    Não gosto de atitudes tipo ‘cuspir no prato em que se comeu’.
    Só para acabar, de uma forma religiosa: ‘quem nunca pecou que atire a 1ª pedra’.
    Verão que vai haver muita gente a pôr a pedra no bolso.

     
  • At 10:38 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

     
  • At 11:24 da manhã, Blogger Miga said…

    Pirata Verde,

    Tal como fiz ao Tiroliro007, digo-lhe também que achei excelente o seu comentário.

    De facto, futebol é emoção e, embora Scolari não devesse ter feito o que fez, viu-se que estava de cabeça quente. No dia seguinte, apressou-se logo a pedir desculpas públicas, mostrando humildade.

    De assinalar as exageradas declarações do Clemente, criticando, sem apelo nem agravo, duramente um colega de profissão. Como foi, e bem, citado pelo Pirata Verde, "quem nunca pecou que atire a primeira pedra". Ironia das ironias, ficou praticamente a falar sózinho, pois a imprensa sérvia pouco destaque deu ao assunto.

    Anónimo,

    Este espaço é um espaço de opinião. Opinião livre, mas que deve, como aliás se percebe bem pelos comentários aqui expostos, se expressa por palavras. Os links que deixa poderão ser bem ilucidativos, mas o que interessa aqui é saber a opinião de cada um, para assim a debatermos entre todos.

     
  • At 6:39 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    A humildade é uma virtude apenas daqueles que são bons e competentes, só esses reconhecem os seus erros.
    Pedir desculpa ‘até ao povo’, se não é facto inédito anda lá perto.
    Por mim, Scolari subiu uns pontos na minha consideração e respeito, gostei.
    Respeito e admiro as pessoas que sabem lidar com o erro.
    Desafio os responsáveis deste país a fazerem o mesmo cada vez que erram, e daí talvez não, as notícias iriam prolongar-se ainda mais e os jornais duplicariam o número de páginas. :-)

     

Enviar um comentário

<< Home