Tertúlia Liberal

Pretende-se REFLECTIR o mundo e a sociedade, com uma nota crítica mas sem pessimismos.

segunda-feira, abril 10, 2006







O título está entregue e muito bem entregue!
O Porto marcou numa das poucas oportunidades que teve mas controlou o jogo do início ao fim. Do Sporting esperava-se naturalmente mais, depois de uma série de 10 vitórias consecutivas.

A nossa luta é agora a do 2º lugar que creio não nos escapará (2 vitórias e 2 empates nos próximos 4 jogos). Mais, o Benfica tem um calendário teoricamente mais difícil (2 próximas deslocações ao bessa e choupana).

Quanto ao resto amigos, não há milagres! O orçamento dos plantéis tem o seu peso e o dobro "como dizia o outro" é realmente muito.

12 Comments:

  • At 12:38 da tarde, Blogger Nuno Moraes Bastos said…

    1. O segundo lugar surge, de tão mau que foi o início de época, como um "rebuçado" para os que - como eu - sempre estiveram cépticos quanto às reais capacidades da equipa.
    1.1. Não me parece, todavia, que seja assim tão fácil de manter. O "colinho" é bom e alguns gostam.

    2. Os meus Parabéns a Paulo Bento que agarrou numa equipa sofrível (ainda que com muitos talentos) e sofrida, e com alguns retoques a transfigurou.
    2.1. Os últimos resultados são próprios de um plantel curto e muito "espremido".

     
  • At 3:01 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Amigos

    Penso que o jogo foi realmente bem ganho pelo Porto. O Adrianse demonstrou uma excelente leitura táctica (depois do jogo da taça em que o sporting foi claramente superior).
    Os meus parabéns ao porto. Quanto ao 2.º lugar partilho das dúvidas do Nuno. Depois do que sucedeu o ano passado tudo é possível ao nível da arbitragem.
    Quanto ao Paulo Bento, fez o que era possível com um plantel muito inferior ao do ano passado, com graves desiquílibrios e um banco com poucas soluções.

     
  • At 6:22 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Sereno e desportista, muito bem Paulo.

     
  • At 6:27 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Confesso que esperava um resultado ao contrário, isto é, vitória do Sporting, ou, no mínimo um empate a zero, visto defrontarem-se as duas defesas menos batidas dos últimos jogos.

    Não vi o jogo, vi um pequeno resumo e ouvi alguns comentários que atribuiram justeza à vitória do Porto, nomeadamente na táctica apresentada (Co Adrianse melhor que Paulo Bento neste aspecto).

    Os três 1ºs lugares deverão estar definidos. O Benfica ontem com a paupérrima exibição que realizou, conseguiu ganhar um ponto, que não vale praticamente nada, para ainda sonhar com o 2º lugar.

    Termino dizendo que não entendo a vossa especalução em torno da arbitragem. Depois de 10 vitórias consecutivas que conseguiram? 7 jogos sem sofrerem golos? O Benfica ontem teve dois penaltys não assinalados e queixam-se de "colinho"? E o árbitro era o Augusto Duarte, não sei se se recordam do jogo SCP - U. Leiria desta época... Os jogos são ganhos, na esmagodora maioria das vezes, pelas equipas e não pelos árbitros.

     
  • At 7:09 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Caro Miga,
    Relativamente às arbitragens não me reporto ao jogo de ontem como hás de calcular. Ainda assim não te podes queixar de penalties pois tiveste um menos evidente que qualquer dos 3 não assinalados a favor do belem.
    Reporto-me em concreto a 3 jogos consecutivos em que SLB foi beneficiado, sendo que o último foi ridiculo com 3 penalties por assinalar a favor do belenenses.
    Relativamente ao A. Duarte, é realmente fraquinho, mt fraquinho. No jogo do leiria esteve mal mas tens de recuar quase 20 jogos para te lembrares de um que o sporting foi realmente beneficiado. Eu recuo apenas uma jornada.
    Saudações

     
  • At 9:22 da tarde, Blogger Nuno Moraes Bastos said…

    Caro Apre,

    Porque ainda me recordo das prestações do JCM em passatempos sobre "bola", não tentaria discutir estatística com o jovem...

     
  • At 11:18 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Caro Amigo Jorge,

    Embora não queira discutir muito este assunto da arbitragem, comento a questão dos penalties não assinalados nos últimos jogos. No jogo com o Belém, o lance do Petit com o Zé Pedro foi comentado pelo próprio Zé Pedro no fim do jogo, da seguinte forma: "Não estou a ver, não me lembro". A "mão" do Manduca, não é nítida pelas imagens, fica a dúvida se é com o ombro.
    Quanto ao jogo com o Marítimo, a estalada do Briguel é muito mais evidente do que qualquer estes lances, mas foi cobarde (agrediu nas costas do árbitro). Já o lance do Ricardo Rocha não é tão nítido (há muitos jogadores à frente). O pénalty assinalado é claro.
    Falas também do jogo com o Rio Ave. Mas antes houve o jogo com a Naval em casa, em que foi roubado mais um penalty ao Benfica.

    Posto isto, volto a frisar a minha ideia que consiste em analisar o que o Benfica fez ou não para ganhar o jogo, e não tanto a prestação do árbitro.

     
  • At 11:28 da manhã, Blogger Nuno Moraes Bastos said…

    Citação por citação, prefiro as declarações de Pedro Henriques após o jogo com o Belenenses...

    Muito a sério, provavelmente todos terão razões de queixa contra os grandes, mas nos últimos quatro jogos - dando de barato o facto de ter sido ultrapassado o tempo de descontos anteriormente concedido pelo árbitro - o Benfica deveria ter feito, unicamente, dois pontos.

    E não foi bem isso...

     
  • At 1:05 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Não percebo, sinceramente, a análise que leva à afirmação: "o Benfica deveria ter feito, unicamente, dois pontos".

    Se todos vimos os lances do Benfica - Marítimo, este era um jogo para três pontos para o SLB, ou não?

    Não é que queira entrar muito nesta discussão, pois como disse ligo mais ao jogo jogado, mas já agora quero ver se se analisam bem as coisas...

     
  • At 1:33 da tarde, Blogger Nuno Moraes Bastos said…

    O Sporting não foi, por certo, esta época beneficiado com vários pennalties no mesmo jogo.

    Sorte de uns? Azar dos outros? Incompetência de todos?

    Talvez. Mas eu vou sempre olhar na perspectiva (parcial, bem sei) de quem se vê comparativamente prejudicado na luta por um mesmo objectivo, e tu provavelmente na inversa. Quem tem razão? Não faço ideia, mas tenho por adquirido que nunca estaremos de acordo nisso.

    Já dizia o Guterres: "É a vida!"

     
  • At 3:20 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Que me lembre o Benfica também não foi beneficiado com vários penalties no mesmo jogo esta época.

    De facto, olhando por esta perspectiva (da arbitragem) a nossa análise nunca poderá ser totalmente isenta, por mais que o queiramos.

    É por isso que eu, mais do que estar à espera de haver erros dos árbitros, como aconteceu no último jogo com o Marítimo, vejo se a equipa joga bem e faz por merecer ganhar. É isto que me interessa primeiro que tudo.

    Para terminar, Paulo penso que te devo um pedido de desculpas (concordarão comigo Nuno e Jorge), pois tenho estado a alimentar esta discussão sobre a arbitragem, assunto que não estava referida no post.

    Abraços.

     
  • At 4:29 da tarde, Blogger Paulo Martins said…

    Tá-se bem ...

     

Enviar um comentário

<< Home