Tertúlia Liberal

Pretende-se REFLECTIR o mundo e a sociedade, com uma nota crítica mas sem pessimismos.

terça-feira, dezembro 05, 2006


Não crucifiquem o Paulo Bento

Eu dizia isto há um ano, mas em relação ao José Peseiro (uma das vantagens de escrever em blogues é o arquivo dos textos, podem consultar). É claro que o Paulo Bento trouxe mais disciplina, trouxe maior consistência defensiva, ficámos em 2º lugar, etc., mas meus amigos o problema do Sporting não está (nem estava) no seu treinador. O Sporting para competir internamente (já não para não falar da Liga dos Campeões) com equipas bem apetrechadas como, principalmente o Porto, mas também, sejamos honestos, o Benfica, tem que contratar em qualidade.

O Sporting é um clube de futebol, que tem duas opções, ou arrisca nas contratações (e se calhar nem tanto, pois, segundo dizem, o Carlos Freitas é um craque nesta matéria) e tenta ter uma equipa realmente competitiva, em todos os seus sectores, nos planos interno e externo ou continua a vender ilusões todos os anos aos seus adeptos.

17 Comments:

  • At 9:45 da manhã, Blogger Nuno Moraes Bastos said…

    Paulo,

    Com toda a tranquilidade, mas a gestão do Sporting (que se advinhava diferente) começa a assemelhar-se a qualquer outra dos últimos anos. Pela pior razão: amadorismo cometido por profissionais.

    Senão veja-se:

    1. Prometeu-se mudança, e reestruturou-se (tarde) para manter as mesmas pessoas que - durante anos e segundo os próprios - têm exercido mal as respectivas funções.

    2. Prometeu-se uma auditoria, instrumento necessário para vedar funções de responsabilidade a inimputáveis, e mantem-se tudo na paz dos anjos... Até ver (aguardo pela concretização do ameaço de Seara)!

    3. Prometeu-se uma equipa competitiva e gastou-se dinheiro a contratar avançados que rendem 6 golos época. Para isso, tínhamos o Manoel. Para isso, escusávamos de gastar dinheiro.

    4. Prometeu-se um projecto de Liga e temos, uma vez mais, um Benfica muito à-vontade com o dito sistema. A ver vamos se não somos os únicos prejudicados.

    5. Prometeu-se uma gestão profissional, e temos hoje uma nova AG porque (imagina-se) alguém se terá esquecido de incluir a Secretaria na proposta de alienação de património não desportivo.

    6. Prometeu-se uma gestão de activos e, pasme-se, temos jogadores a um ano do final do vínculo a ser projectados para a equipa principal. Resultado? Bem, até assinarem (e FSF garantiu há dois meses estar quase), praticamente não jogam. Com isso, perdemos todos.

    Posto isto, pedir responsabilidades não é crucificar um ou outro. Há uma certa medida para se admitir que a prestação seja unicamente de meios, não de resultados. Paulo Bento está - ainda - fora desta equação. Veremos por quanto tempo.

     
  • At 9:43 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Não é uma questão de crucificar o homem, mas alguém me explica o sistema de rotatividade de jogadores e porque é que o Miguel Veloso não tem jogado com regularidade?

    "Pinguim dos Trópicos"

    PS: E eu nem sou do Sporting...

     
  • At 10:59 da tarde, Blogger Paulo Martins said…

    NMB,

    Não sou tão crítico em relação a tantos pontos. Há alguns que são mesmo a meu ver completamente acessórios, ex: a necessidade de uma auditoria a uma SAD cotada, as palhaçadas na Liga ou eventuais lapsos de anteriores convocatórias de AGs, ...

    Acho que nos devemos focar no essencial. E para mim o essencial é a política de contratações. Pois é isso que faz com que não tenhas Ronnys e Paredes a meter água com o Spartak, Custódios e Miguéis Garcias com o Benfica, Farneruds, Romagnolis, Buenos, Alecsandros, e outros tantos como Kokes, Motas, Pinillas, Deivids, ... Chega!

    A mistura: jogadores da cantera (bons mas a grande maioria ainda muito verdinhos) com jogadores de 2ª linha (que estão em final de contrato em clubes medianos europeus ou que são dispensados tendo ainda que respeitar o tecto salarial de 75.000 Euros) não funciona para competir com equipas com Andersons, Quaresmas, Luchos, Micolis, Sabrosas, Luisões, etc.

     
  • At 10:59 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Concordo com o título do post. No futebol há muito esta tendência, como sabemos, de passar, quer treinadores, quer também jogadores, de bestais a bestas.

    No entanto, não penso que seja isto que esteja a acontecer ao Paulo Bento. É verdade que perdeu um jogo importante com o Benfica, que o distanciou do 1º lugar, mas o campeonato ainda é longo. Quanto à Europa, aí sim, falhou, mas de uma forma esquisita, pois começou muito bem, e no último jogo não conseguiu garantir o pontinho que lhe faltava.

    O problema do Paulo Bento, quanto a mim, está a ser a excessiva rotatividade na equipa (estou de acordo com o Pinguim dos Trópicos), a saber:

    i) na defesa: o Caneira lesionou-se (sem dúvida importante na segurança defensiva). Neste sector não tem havido muita rotatividade.

    ii) meio-campo: o sector que mais "roda". Ora joga o Farnerud (titular com o Inter, 45 min), ora o Romagnoli (titular com o SLB, 45min)... o único que se mantém é o Moutinho, que está esgotado, quer física, quer também (e consequentemente, a meu ver) animicamente. Penso que o Carlos Martins (que entrou ao intervalo nos dois jogos que referi atrás) é o que garante mais vivacidade e qualidade à equipa (através do transporte de bola, visão de jogo, bom remate), mas só o Paulo Bento sabe porque não o convocou para este jogo, quando até entrou bem contra o SLB.

    iii) no ataque: o mistério chamado Liedson. O que se passa com o levezinho? Ninguém sabe ou ninguém diz, mas que se passa algo, passa. É também um dos problemas deste Sporting, pois todos sabemos os golos que marcou nas duas últimas épocas pelo Sporting. Lembram-se concerteza do "Liedson resolve"...

    Para terminar quero realçar (como referiu o Paulo no post) que, independentemente dos últimos dois resultados, o Sporting continua, de faacto, este ano, com Paulo Bento, consistente. Se não me engano das 5 vitórias fora, 4 foram por 1-0. E isto é também, quanto a mim, muito importante.

     
  • At 10:27 da manhã, Blogger Nuno Moraes Bastos said…

    Paulo,

    É o nosso dinheiro que está a ser gerido por aqueles senhores.

    Porque a estrutura de recursos humanos do Sporting é profissional e bem remunerada, espera-se profissionalismo e dispensam-se ingenuidades.

    Tens o que podes pagar, mas escusas de gastar para teres algo que nada te acrescenta.

    Pinguim dos Trópicos,

    Porque ao fim de três jogos a titular se lembraram de renovar com ele. O rapaz, que como todos tem um ego do tamanho do mundo, não aceita a coisa por menos.

    O que eu não sei é se não perdemos mais em ter o miúdo de fora do que em colocá-lo em campo e dizer-lhe adeus.

    Miga,

    O Sporting não pode jogar com dois jogadores lentos sobre a esquerda (Ronny e Veloso).

     
  • At 11:08 da manhã, Blogger Paulo Martins said…

    Miga,

    É uma questão de tempo. Caso não obtenha resultados no final da época vais ver o destino do Paulo Bento. Depois é só esperar por um convite de um clube árabe (o turbante tinha a vantagem de tapar o cabelinho ...). A média de tolerância é um ano e meio / dois anos.

    NMB,

    Aqueles senhores têm que arriscar um bocadinho. Não se pedem loucuras à Jorge Gonçalves ou à Luis Duque, mas há certamente um meio termo. Só com o dinheiro que gastaram nos últimos 2 anos em contratações era possível fazer melhor.

     
  • At 12:30 da tarde, Blogger tiroliro007 said…

    Meus amigos
    É profundamente magoado e revoltado com o meu clube que comento este post.
    Não acredito em milagres nem em milagreiros. Apesar dos erros que comete, confio no Paulo Bento pela liderança e disciplina que impôs ao plantel, contrariamente ao outro, que até o nome me custa pronunciar.
    Relativamente ao plantel é efectivamente curto em qualidade. Como li ontem, o clube faz-se da cantera, dos craques e dos outros.
    O sporting tem uma boa cantera, nos craques não investe e nos outros acerta pouco ou quase nada.
    Falta ambição e competência nas contratações do sporting.
    Face a isto só um milagre ou sermos levados ao colo como o benfica há 2 anos, nos podem levar ao título.

     
  • At 3:25 da tarde, Blogger Nuno Moraes Bastos said…

    Paulo,

    Arriscar nas contratações não é falhar quatro em quatro possíveis (Farnerud, Paredes, Alecsandro e Bueno), desconsiderando para este efeito o El Pipi (só pela alcunha, vê-se logo que não pega).

    Tiroliro,

    Concordo.

     
  • At 4:35 da tarde, Blogger Paulo Martins said…

    NMB,

    Eu não estava a defender a política de contratações, muito pelo contrário.

    Tiroliro007,

    Vamos começar as lições (de preferência sem agitares lenços brancos): JOSÉ PESEIRO, JOSÉ PESEIRO, JOSÉ PESEIRO, ...

     
  • At 4:44 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Caros,

    Permitam-me que me "intrometa" na vossa discussão sobre as contratações feitas para esta época pelo vosso clube (ainda para mais sendo benfiquista! eheh)

    É um facto que os jogadores que referem não têm tido um rendimento esperado e/ou desejado pelos sportinguistas. Mas volto a tocar "nesta tecla": o que dizer do rendimento do Liedson? Friamente, analisando o rendimento do Alecsandro e do Liedson (em termos de golos marcados, obviamente) esta época a que conclusão se chega? Quanto ao Bueno, esteve bem melhor que o Liedson contra o SLB, por exemplo. Claro, que não estou a dizer que são melhores que o Liedson, mas o facto é que esta época, o Liedson não tem existido.

    Quanto aos médios, Paredes, Romagnoli e Farnerud, também não estão a justificar a contratação. Prometeram muito na pré-época, mas tiveram lesões que atrasaram a sua integração na equipa (penso que estiveram os três lesionados). Não é justificação, mas sabemos que as lesões (e em inicio de época) têm implicações no rendimento dos jogadores. No entanto, na minha (modesta) opinião de espectador, penso que um jogador que não joga há três ou quatro jogos (Farnerud), não pode entrar de inicio num jogo com a importância de um Inter - Sporting! Não concordam?

     
  • At 6:15 da tarde, Blogger tiroliro007 said…

    Caro Paulo
    Eu sei o nome do labrego não precisas de me recordar.
    E como sócio, accionista tenho o direito de agitar lenços brancos quando quiser. Apenas o fiz em relação a esse palerma em 20 anos de sócio.
    Espero não ter de o voltar a fazer. Mas a bem do meu clube não hesitarei em fazê-lo.
    Recordo que tal hábito vem de um país supostamente mais desenvolvido que o nosso, portanto por aqui me fico

     
  • At 6:18 da tarde, Blogger Paulo Martins said…

    Olha eles a aparecerem:

    "Sou contra a rotatividade. Qualquer jogador que entre e saia permanentemente da equipa e veja um ou dois colegas jogarem sempre sente-se menos importante – e isso é mau. Porém, Paulo Bento é quem conhece o grupo."

    Manuel Fernandes (O JOGO 07-12-06)

     
  • At 6:22 da tarde, Blogger tiroliro007 said…

    Não é só o manuel fernandes acrescenta tb o triste do oceano

     
  • At 9:25 da tarde, Blogger Paulo Martins said…

    A Marina Mota tem andado a falhar ...

     
  • At 10:37 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Este aspecto, como compreendem, é do meu agrado. :) Comentário daqui, comentário dali, de pessoas com grande passado no Sporting como é o caso do Manuel Fernandes e do Oceano (este menos querido pelos sócios, talvez), que podem criar alguma instabilidade na equipa.

    Não é, no entanto, garantido que o façam. Dou-vos dois exemplos que se passaram com o meu clube recentemente. Um na época passada, logo no ínicio, quando o Benfica só fez um ponto em 3 jogos. Saiu o Toni a público a criticar o Koeman (que acabou por levar a equipa aos 1/4 final da Champions). Outro, já esta época, quando o Coluna veio dizer (se não me engano há três semanas) que o Benfica precisava de um treinador inglês.

    Nestes casos é como o outro diz: "Eles falam, falam...". O Presidente é que sabe o que deve fazer, e penso que o vosso também tem poder suficiente para não ceder a pressões.

     
  • At 12:39 da tarde, Blogger Paulo Martins said…

    Miga,
    Esta semana é o Fernando Santinho que vai estar na berlinda.

     
  • At 11:02 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    É verdade Paulo... parece que andam, não tanto os dois treinadores visados aqui, mas os próprios clubes, a perder pontos à vez... com benefício do Porto, claro.

    Quanto ao Fernando "Santinho", penso que, apesar de algumas responsabilidades nos pontos de atraso, não tem culpas, nomeadamente em Paços de Ferreira e no jogo de ontem. Foram 4 pontos muito mal perdidos (por culpa directa dos jogadores).

    Digo o mesmo que disse em relação ao Paulo Bento: não tem o lugar em perigo. Espero é que incuta na equipa a necessidade de ganhar os próximos 6/7 jogos, pois só assim pode recuperar os (já muitos!) pontos de atraso.

     

Enviar um comentário

<< Home