
Sempre detestei esta coisa de procurar verdades no futebol através da matemática. Neste caso, foi mesmo o inverso. É visível para qualquer um que o Sporting marca poucos golos (especialmente na Liga dos Campeões e no campeonato) e fui ver os números. Não deixei de ficar surpreendido com o cenário desolador:
1) O Sporting das 32 equipas participantes na Liga dos Campeões nesta época ficou-se pelo 31º lugar em número de golos marcados (só à frente do Levski que tem 6 derrotas nos 6 jogos, 1 golo marcado e 17 sofridos);
2) No campeonato tem menos 14 golos marcados que o Porto e 10 que o Benfica;
3) Das vitórias (11) conseguidas pelo Sporting 6 (+- 55%) foram pela diferença de 1 golo;
4) O Porto tem apenas 33% das suas vitórias pela margem mínima (tem 4 vitórias pela diferença de 3 golos), enquanto o Benfica apenas 25% (com 5 vitórias pela diferença de 2 golos).
Impressionante registo! E o campeonato ainda vai a pouco mais de meio …
1) O Sporting das 32 equipas participantes na Liga dos Campeões nesta época ficou-se pelo 31º lugar em número de golos marcados (só à frente do Levski que tem 6 derrotas nos 6 jogos, 1 golo marcado e 17 sofridos);
2) No campeonato tem menos 14 golos marcados que o Porto e 10 que o Benfica;
3) Das vitórias (11) conseguidas pelo Sporting 6 (+- 55%) foram pela diferença de 1 golo;
4) O Porto tem apenas 33% das suas vitórias pela margem mínima (tem 4 vitórias pela diferença de 3 golos), enquanto o Benfica apenas 25% (com 5 vitórias pela diferença de 2 golos).
Impressionante registo! E o campeonato ainda vai a pouco mais de meio …
10 Comments:
At 11:54 da tarde,
Anónimo said…
A matemática é uma ciência exacta. Não há qualquer margem para erros.
Será que o Paulo Bento precisa de uma tabuada? Ou de uma reguada?
"Pinguim dos Trópicos"
At 12:37 da manhã,
tiroliro007 said…
Como nota prévia, na análise a este post não consigo ter uma postura 100% racional, mas vou tentar colocar de lado a emotividade e não vou falar de mortos que tentam ressuscitar à custa de outros e através da imprensa que infelizmente temos.
Posto isto, não podia concordar mais com o início do teu post Paulo. A matemática, ou no caso mais correctamente a estatística não é branco e preto. Tem aspectos cinzentos.
Na análise da l. campeões, o lado cinzento é claramente o grupo em que ficamos inseridos e a falta de experiência que a equipa tem nesta competição. O lado escuro é que realmente não somos uma equipa verdadeiramente ofensiva.
Defendo incondicionalmente o paulo bento e portanto não vou na maré que agora se tenta criar para colocar em causa alguém a quem reconheço competência para estar a treinar o meu clube.
Termino citando o mais insuspeito dos comentadores - MST que disse de Paulo bento o seguinte: dificilmente outro treinador tiraria tanto proveito de tão curto e desiquilibrado plantel.
Quando lhe derem os mesmos meios que outros - carlos queiroz, robson, etc - aí posso avaliar de maneira fria e matemática o seu desempenho.
Até lá estou com ele e com a pouca ambição dos dirigentes do meu clube.
At 12:53 da manhã,
tiroliro007 said…
MST Dixit:
" Também penso ser justo e consensual dizer que Paulo Bento continua a demonstrar talento e inteligência como treinador, à frente de uma equipa que nunca é demais lembrá-lo, tem um orçamento que é metade ou um terço do que tem a equipa do futebol clube do porto. Paulo Bento não tem um pepe, um lucho, um anderson ou um quaresma. Tem o que tem e duvido que alguém conseguisse melhor com o que ele tem."
Será uma voz isolada? Não é porque eu penso o mesmo que ele.
At 9:47 da manhã,
Anónimo said…
Estatística, Matemática, Ciências Exactas, whatever.
Registos numéricos de factos.
O que é que isso tem a ver com futebol?
Futebol é físico, é emoção, é rir, é chorar, é prazer, é praguejar, é convívio, é pretexto para um copo com os amigos.
Isto é futebol, concreto, real.
Números é abstracto, é frio.
Se houver estatísticas para o que se sente num jogo (antes, durante e depois), digam-me.
Até lá viva o SCP! (Ainda que prefira que ganhasse!)
At 11:20 da manhã,
Anónimo said…
Não concordo contigo Pinguim. Não acho que a falta de golos seja culpa de Paulo Bento. Ou pelo menos não acho que seja o principal culpado.
Não nos faltará goleadores (pelo menos mais um) ? extremos ? médios criativos de qualidade ? Como aplicar outro sistema táctico (que não o losângulo) quando não existe um extremo de raíz no plantel ?
Sou daqueles que gosta de ganhar, se possível com espectáculo. O problema é que normalmente (há excepções claro, tipo Trapalhoni, etc.) os golos estão associados às vitórias ...
At 3:18 da tarde,
Miga said…
Também não gosto de associar muito à Matemática ao futebol. Prefiro chamar-lhe estatística, mas gosto ver também para além dela, pois não é muito "séria" por vezes. Precisamente, os dois últimos resultados do SCP são prova disto. Estatísticamente foram dois empates, mas os jogos foram completamente diferentes.
Concordo com o Pirata Verde, falar de números em futebol é frio, abstracto...
Dou-vos o exemplo da campanha do SLB o ano passado na fase de grupos da Champions: 2V, 2E e 2D, 4GM-4GS (apurou-se em 2ºlugar). Este ano conseguiu 2V, 1E e 3D, 7GM-8GS (3º lugar). O SLB este ano só conseguiu menos um ponto, embora tenha marcado mais 3 golos do que no ano passado. Sofreu foi também mais 4...
É um facto que o Sporting marca poucos golos, mas é também a 2ª defesa menos batida. É claro que todos gostamos de vitórias folgadas (e nomeadamente estou a gostar do desempenho do Benfica em casa), mas os pontos obtidos são exactamente os mesmos. Oxalá o SLB marcado um golinho contra o Boavista...
At 3:52 da tarde,
Anónimo said…
Miga,
foram 2 jogos diferentes, mas "at the end" apenas 2 pontos. Não me venhas dizer que como lampião não ficaste contente que eu não acredito. Preferia sinceramente ter ganho os dois jogos a jogar mal.
At 5:39 da tarde,
Anónimo said…
Paulo, contente não é bem o termo, pois foram dois empates e não duas derrotas... mas vá, fiquei (moderadamente) contente... :)
No entanto, e pegando nas tuas palavras, não te importarias nada que no jogo com o Aves tivessem conseguido a sétima vitória por 1-0, pois não? É que "at the end" eram 3 pontos... Podem não jogar nada, mas ganham, somam três pontos e ponto final.
É aqui que digo que a estatística vale o que vale. Tem relevância, mas não tanta como a soma dos pontos.
E todos nós não esquecemos da selecção que venceu o Euro 2004...
At 6:12 da tarde,
Anónimo said…
Aí acho que estamos todos de acordo: os pontos são mais importantes que os golos.
Agora se dás importância aos pontos, e era este o meu "ponto", não podes esquecer o lado matemático/frio do futebol e viver só da paixão, da alegria (como o pirata verde refere), ou ver as bolas no poste em Paços ou se a equipa jogou espectacularmente ou não (como tu referiste) na análise a um jogo de futebol.
At 11:41 da tarde,
Anónimo said…
Paulo, eu ligo às duas vertentes como, penso, que todos.
Gosto de bom futebol, com muitos golos, de emoção. E resultados por 1-0 não deixam transparecer isso. No entanto, os 3 pontos obtêm-se com 1-0 ou com 5-0. Daí que "conteste" um pouco a tua crítica relativamente aos cerca de 55% das vitórias do Sporting terem sido por 1-0. Por outro lado, compreendo-a, pois acho que o Sporting em vários jogos que ganhou 1-0, não jogou por aí além (foi eficaz).
Lembrei-me a terminar que houve um jogo em que o Sporting marcou mais do que um golo e não ganhou: Beira-Mar - Sporting... lá está, aqui não foi pelo número de golos.
Enviar um comentário
<< Home