Tertúlia Liberal

Pretende-se REFLECTIR o mundo e a sociedade, com uma nota crítica mas sem pessimismos.

quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Uma visita ao dragão

Meus amigos, ontem desloquei me pela terceira vez ao dragão, estádio que entre os que conheço em Portugal é manifestamente o mais bonito.
Sendo eu adepto confesso e doente do Sporting quais as razões para ir ver o Porto:
1) Antes de mais o meu clube não me proporciona estes jogos em fases avançadas das competições europeias, pois ou é prematuramente eliminado ou quando chega lá perto, fica naquilo a que nos vamos habituando do quase …
2) O Porto, na pessoa dos seus dirigentes, adeptos e jogadores entra realmente para ganhar estes jogos e o seu espírito combativo sobrepõe-se a qualquer tipo de superioridade que eventualmente o adversário tenha. Bem sei que quando vou a Alvalade para jogos com semelhante grau de dificuldade não vou com expectativas muito elevadas. A realidade e a história fizeram de mim pragmático e realista. A realidade e história do Porto fizeram-nos combativos e vencedores.
3) Também me desloquei devido ao adversário, treinado pelo mais controverso dos treinadores mundiais. Eu apesar de não morrer de amores pela personalidade, tenho de reconhecer que é um profissional brilhante e que consegue incutir graus de motivação únicos nos seus jogadores. Gostava mais de ver o Porto treinado por ele do que o chelsea. Gostei muito do chelsea com a entrada do robben.

Em suma, é com mágoa que não vejo esta realidade no meu clube, que considero também não existir no Benfica. Espero que daqui a uns anos o meu clube possa honrar todos aqueles que no passado o fizeram grande como ele já foi. É nisso que eu acredito, ou pelo menos quero continuar a acreditar.

12 Comments:

  • At 10:52 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Tiroliro,

    1) É verdade que o Sporting não chega longe na Liga dos Campeões, mas esteve há pouco na final da Taça UEFA.

    2) O Porto tem algo que falta há muito ao Sporting: dinheiro. O orçamento do Porto é o triplo/quadruplo do Sporting. Bem sei que não é tudo, mas é muito importante. Faça-se uma listagem dos últimos 5 anos das equipas que mais pontos ganharam na Champions e percebe-se facilmente.

    3) Mourinho é já o maior treinador português de todos os tempos. Respeitado, reputado e aliciado por todos no futebol mundial. A inveja em Portugal sempre reinou. A superioridade gera medo e inveja! Lembro-me de ouvir muitos intelectuais do futebol dizer que ele em Inglaterra não singraria.

    Parabéns Mourinho pela brilhante carreira.

     
  • At 12:15 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Como adepto portista devo dizer-te, Tiroliro, que o espírito combativo do nosso clube só se manifestou verdadeiramente (e falo, obviamente, apenas dos jogos disputados para as competições europeias) aquando da passagem do Mourinho pelo Porto. Antes - e já depois! - a nossa forma de jogar era - é - em tudo semelhante àquela que tu referes como sendo apanágio (bela palavra) de Sporting e Benfica.
    Por este motivo, entre muitos outros, também considero, como o Paulo diz, que o Mourinho é já o melhor treinador português de todos os tempos. Concordo, no entanto, contigo quando dizes que a forma de jogar do Porto nas épocas em que ele lá esteve era bem mais atraente e espectacular do que aquilo a que assistimos agora no Chelsea. E, se queres que te diga, continuo a não encontrar explicação para este facto.

    Força, Aves.

     
  • At 1:06 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Ricardo,
    Continuo às voltas com o Campeonato da Língua Portuguesa divulgado pelo Expresso, apanágio não é com j?

     
  • At 11:45 da tarde, Blogger Miga said…

    Amigo Tiroliro, de facto aparentemente não te lembraste do excelente desempenho do Sporting há dois anos, chegando à final da Taça UEFA, ainda para mais jogando em casa! Bem sei que não apanharam um Chelsea, ou como o meu Benfica o anos passado, um Liverpool ou um Barcelona, mas ainda assim estiveram em alto nível na Europa do futebol.

    Concordo com o que se disse do Mourinho, obviamente, nomeadamentem relação ao Porto. O Porto tinha estado na ribalta europeia, mas sem chegar muito longe. Lembro-me de uma vitória em Milão (com o Jardel), mas não chegaram muito adiante. Com o Mourinho ganharam, em anos consecutivos as duas Taças Europeias. Com o "extra" de no 2º ano terem ganho 26 milhões de euros para além da Taça (lá está o ponto 2 que o Paulo referiu).

    De facto, um treinador, em quatro anos ganhar quatro campeonatos nacionais, 1 taça UEFA, 1 taça Campeões, e duas taças internas é impressionante. Com todo o respeito não é o mesmo que ganhar 11 títulos no Egipto, como conseguiu até agora o Manuel José...

    Apesar de tudo isto, não deixo de considerar uma decepção o desempenho do Chelsea do Dragão.

     
  • At 5:49 da tarde, Blogger Nuno Moraes Bastos said…

    Reconheço o espírito combativo do Porto, concedo que a arrogância historicamente registada no velho (quase cem anos) benfas é por vezes útil, tenho muita, muita pena que o Sporting trema perante os adversários.

    Não é a juventude que fala mais alto, é simplesmente falta de liderança em campo. Falta um "bicho caceteiro" que traga a certeza à equipa de que o adversário é idêntico em capacidades, e por isso possível de derrotar.

    Falta um capitão.

     
  • At 10:52 da tarde, Blogger Miga said…

    NMB,

    Estás-te a lembrar do nome Beto? Eheh, desculpa esta "bicada" dada, não por umas "Aves" quaisquer, mas por uma águia... Outra, desculpa lá... :)

    Bom, desculpem também, claro, os restantes amigos lagartos... :)

     
  • At 10:57 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    A forma como o Sporting faz jogadores e se desfaz deles impossiblita que tenhas "capitães" em campo.

    Estive no Dragão a ver o Chelsea e confesso que me custou muito ver o Quaresma a ser o jogador mais aplaudido da equipa (na apresentação da equipa antes do jogo começar).

    Depois os "experientes" que contratas não são propriamente umas grandes estrelas ...

     
  • At 4:10 da tarde, Blogger Miga said…

    Olha Paulo nem de propósito, li hoje no Editorial do Diário Desportivo (o novo jornal gratuito dirigido pelo Fernando Correia), precisamente à volta deste tema: gestão de activos pelo Sporting.

    Para além de falar em negócios de "Figos" e "Ronaldos", coloca esta questão: "o Sporting forma jogadores destinados a ser uma mais-valia para si ou para as outras equipas do seu Campeonato?"

    Uma boa notícia para o Sporting é a entrevista do João Moutinho ao jornal "A Bola" a dizer que é sua vontade firme ficar no clube.

     
  • At 5:02 da tarde, Blogger tiroliro007 said…

    Meus amigos em particular miga.
    É evidente que não me esqueçi do sporting mas não devo ter sido claro no que disse. São situações de excepção tal como o benfica este ano até pode ganhar a taça uefa.
    O que me queixo é da falta de ambição do meu clube.
    Não creio que tal se possa confundir com eventuais épocas de sucesso como em 2000 ou em 2002 em que fomos campeões ou em 2004 que fomos quase campeões e quase vencedores da taça uefa.
    O Sporting com a política que segue distancia-se dos outros 2 clubes e isso deixa-me triste.
    O meu clube nunca compra bem para tentar vender muito bem. Tenta comprar a custo zero, recorrer a empréstimos (mota, koke, nalitzis bueno alecsandro).
    Não é este o clube que o meu avô e o meu pai eram adeptos.

     
  • At 2:30 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Paulo: Apanágio é com 'g'. Essa até podias ter visto no corrector ortográfico do Word...

     
  • At 3:56 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Era uma mera piadinha, depois da nossa troca de impressões sobre o Campeonato da Língua Portuguesa na Invicta.

    Essas ainda asserto!

     
  • At 1:17 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Ah, bom... Não tinha perçebido!

     

Enviar um comentário

<< Home