Tertúlia Liberal

Pretende-se REFLECTIR o mundo e a sociedade, com uma nota crítica mas sem pessimismos.

domingo, novembro 11, 2007






Porque vale a pena investir mais na equipa do Sporting ?
A equipa de futebol do Sporting tem um qualidade mediana. Escrevo-o desde o início do campeonato (e há vários anos) e não só depois de derrotas como a de hoje. Eis, de forma sumária, as razões, pelas quais o Sporting deve investir mais na sua equipa de futebol:
Vantagens Desportivas:
- O Sporting concorre a nível interno com equipas, pelo menos o FC Porto, com um plantel qualitativamente e quantitativamente melhor que o seu.
- Estando no pote 3 concorre a nível externo com dois gigantes do futebol europeu. Não é possível fazer melhor do que é feito com este plantel.
- O investimento em jogadores do "mercado de empréstimo" ou de 2 milhões não fazem a diferença qualitativa.
- O Sporting é um clube que deve lutar pela conquista do campeonato (de forma sólida, e não por erros dos adversários) e chegar, pelo menos, aos oitavos de final na Liga dos Campeões de dois em dois anos.
Vantagens Financeiras:
- Na Liga dos Campeões com uma equipa de qualidade pode fazer-se muito dinheiro, valor de participação, valor de passagem aos oitavos de final, valor por vitória, assistências, etc.
- O investimento em jogadores caros, não é necessariamente dinheiro mal gasto. O Lucho custou (50% do passe) 8 milhões € (o FC Porto optou, porque sabe o quanto pode vir a ganhar, por adquirir os outros 50%) hoje tem propostas de 20/25 milhões €. O Quaresma custou 6 milhões €, hoje quanto vale? Carlos Freitas é ou não um profissional capaz ?
- Um equipa de vitórias a nível interno e externo tem mais projecção ao nível das vendas dos jogadores, ex: caso do Pepe.
- O tecto salarial é um absurdo. Nem na União Soviética tal existia. Vê-se a diferença que podem fazer os jogadores (Liedson) que passam o tal tecto salarial.
- Os jogadores do "mercado de empréstimo" ou de 2 milhões são jogadores caros, pois é raro aquele que rende. O preço de um jogador (qualquer profissional) é aferido pelo seu rendimento.
Porque este devia ser um ano decisivo para investir ?
- O Sporting vai perder no próximo ano os pontos que arrecadou no ano que chegou à final da taça UEFA.
- Portugal vai perder o acesso directo de duas equipas à Liga dos Campeões (2002/2003 mais de 10.000 pontos perdidos, ano de "FC Porto Mourinho", ano de 2003/2004, mais de 10.000 pontos perdidos, ano de "Sporting Final UEFA Peseiro").
- Recebemos 25 milhões de €, dinheiro fresco para investir.
O que evitamos ?
- Estar constantemente a despedir treinadores.
- Iludirmo-nos (adeptos) com uma equipa incapaz de lutar pelas grandes competições (campeonato e liga dos campeões), que um clube com a grandeza do Sporting devia lutar.

17 Comments:

  • At 11:00 da tarde, Blogger Miga said…

    Embora concorde com esta tua análise, que, aliás, já abordámos há alguns meses, penso que, com o jogo de ontem deu-se aquilo que muitas vezes acontece no futebol: passar-se de bestial a besta.

    Com efeito, o Sporting tinha, a meio da semana, realizado uma fantástica exibição, dominando por completo a Roma que está nos lugares cimeiros do "Calcio". Deixou fugir a vitória a um minuto do fim.

    Seguia-se esta saída difícil a Braga, que tem uma excelente equipa e que está a atravessar uma "chicotada psicológica" e, por isso, como avisou o PB, queria mostrar serviço ao novo treinador. Não sei se o jogo com a Roma pesou alguma coisa (animicamente), mas o que é facto é que o Sporting jogou mal, e apanhou um Braga forte, fresco (folgou na Taça UEFA) e com qualidade, que ganhou sem contestação.

    O PB a perder, tirou o Ronny e fez entrar o Purovic, que resulta para algumas situações, mas que para o Braga foi muito arriscado.

    Sobre o investimento na equipa, penso que, de facto, podia ser mais ambicioso. O rigor orçamental é fundamental, como sabemos, há um passivo ainda muito elevado, mas deve haver também ambição. Ainda para mais quando o Sporting tem tido encaixes financeiros fabulosos. No entanto, o investimento feito é posto em causa quando vemos exibições tão distintas como estas duas últimas.

    (desculpa a extensão... vou continuando em próximos comentários)

     
  • At 12:08 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Paulo Bento tem que ser corrido. Djaló e Tiago não têm qualidade para jogar em nenhuma equipa da 1ª Liga. E mais, só sabe utilizar 2 sistemas tácticos. O sistema de 3 centrais não funcionou em Braga ...

     
  • At 9:35 da manhã, Blogger Miga said…

    PlanetaVerde,

    Não penso que a solução seja esta, radical, que aponta. O Paulo Bento foi o mesmo, quer na 3ª feira com a Roma, quer no Domingo. Os jogadores disponíveis também (excepção feita ao Vukcevic, lesionado). A diferença esteve na atitude, na motivação, na entrega que os jogadores demonstraram de um jogo para o outro.

    Paulo Bento terá alguma culpa, nomeadamente quando aposta em Pereirinha, e não aposta, por exemplo noutro jovem (ao que dizem de grande valor) Adrien Silva. Noutro plano já não terá tanta culpa quando as soluções que tem são jogadores como Paredes, Farnerud, Celsinho, etc.

    NMB,

    Estás em relexão? Diz qualquer coisa, ainda que seja sobre o Celtic... :)

     
  • At 10:44 da manhã, Blogger Paulo Martins said…

    Miga,
    Julgo que não podemos medir a qualidade do Sporting unicamente pelo jogo da Roma em casa. Tirando a Supertaça (um jogo também e de início de época) já deu para perceber que a equipa do Sporting tem uma qualidade mediana.

    Acho muito complicado competir com o FC Porto, ainda que o Paulo Bento seja melhor que Jesualdo e vá recuperar de certeza uns pontinhos durante o campeonato. O investimento que o Sporting fez é posto em causa pois é mau investimento.

    Planetaverde,
    Discordo. Não acho que Paulo Bento seja "O" responsável, tal como também não o achei na altura do despedimento de Peseiro.

     
  • At 1:34 da tarde, Blogger tiroliro007 said…

    Concordo com a visão lúcida do Paulo.
    O problema não passa claramente pelo Paulo Bento, apesar de dever reconhecer que errou no jogo do Braga.
    Defendo que o treinador deve ser mantido até ao limite. Todavia quando o plantel se revolta contra o líder e não tem qualquer respeito pelo treinador a saída é só uma (a demissão). Entendo que o Peseiro saíu e bem do Sporting. Já foi tarde, na minha opinião.

    Agora que culpa tem o Paulo Bento de ter um plantel que à excepção do Liedson e do Polga, é um plantel mediano?
    Que culpa tem o Paulo Bento de que o melhor jogador seja o project finance e os pontas de lança sejam o Bes e o Millenium?
    Que culpa tem o Paulo Bento dos tectos salariais, que já nem na função pública existem (vide caso do Dr. Paulo Macedo)?
    Que culpa tem o Paulo Bento da política de contratações que tenta apenas os empréstimos e os jogadores até aos 2 milhões?
    Que culpa tem o Paulo Bento, de que após saírem caneira, tello, nani e ricardo não tenham reforçado condignamente o plantel não chegando aos 9 milhões que foram prometidos investir na equipa de futebol?
    Esta é a realidade com que temos de lidar: Investimentos reduzidos na procura de milagres, que no futebol não existem.

    Existem, como é evidente, responsabilidades nas escolhas técnicas. Todos somos treinadores de bancada, mas aí meus amigos é fácil ganhar.
    Citando o Paulo, é isto que eu penso:
    " Iludimo-nos com uma equipa incapaz de lutar pelas grandes competições (campeonato e liga dos campeões), que um clube com a grandeza do Sporting devia lutar."

     
  • At 2:52 da tarde, Blogger Miga said…

    É certo que o Sporting está a atravessar pior série de resultados, desde que o Paulo Bento é treinador. É certo também que teve a derrota mais pesada nos mais de dois anos que o Paulo Bento leva no comando do Sporting. Mas também não é menos certo que:

    - está decorrido apenas 1/3 do campeonato;
    - o Sporting está a oito pontos, aos mesmos que o Benfica estava há duas jornadas (agora só está a 4);
    - está muito perto de garantir a permanência na UEFA (mal será que não ganhe ao Dinamo Kiev), fazendo melhor que o ano passado;
    - manteve-se na Taça da Liga, que vale o que vale, mas é uma competição oficial.

    Paulo,

    Não se pode tomar apenas um jogo como exemplo, mas este jogo foi muito bom! E o jogo com o Manchester também. Será um problema, quanto a mim, não de mediania, mas de atitude ou de motivação dos jogadores (de alguns, pelo menos), consoante os jogos.

    Tiroliro,

    As excepções são apenas Liedson e Polga? E Veloso e Moutinho? Ou Vukcevic e Izmailov?

    Penso que se estão a agitar em demasia as águas no Sporting. Ainda hoje o vosso Presidente diz que "os jogadores não dignificaram as camisolas". Para quê este "forçar da nota", depois de Paulo Bento ter dito tudo tão claramente após o jogo? Querem criar uma crise no balneário ainda maior?

     
  • At 3:20 da tarde, Blogger Nuno Moraes Bastos said…

    Caros,

    1. CONTRATAÇÕES. O Sporting falha cronicamente nas contratações que faz. Com excepção do Liedson (ao que parece, recomendado por outrem que não Carlos Freitas) e Polga (nas últimas épocas), não são muitos os casos de sucesso do nosso prospector. Por sinal, (i) no primeiro ano em que a SAD não deu prejuízo, (ii) imediatamente após um ano onde todas as contratações falharam (Farnerud, Paredes, Bueno e Alecsandro), e (iii) em que faz publicamente uma birra porque - pasme-se! - se atreveram a contestar os seus méritos, Freitas recebe um prémio chorudo. É mau demais.

    2. ALCOCHETE. Viveiro de talentos mas, como se viu ontem, viveiro de egos desmesurados. Por alguma razão jogam bem na Champions e mal dentro de portas: alguém já lhes explicou que sem classificação decente em Portugal não vão à Champions?

    3. SOLUÇÃO. Colocar em campo mais miúdos com vontade de vencer e menos vedetas prematuras. Tirar Veloso e meter Adrien, tirar Vukcevic e/ou Izmailov e meter Paím, tirar Purovic e Djaló e meter um dos meninos do Estoril (Caiado, por exemplo)...

    4. PAULO BENTO. Deve deixar de teimar e ver que para jogar com dois PdL's convem ter dois bons PdL's. Assim, mais vale jogar com mais um médio.

    5. DEFESA. Muito curta. Demasiado curta para um candidato ao titulo.

    6. GK. Tiago é francamente mau e não dá confiança a ninguém. Siga Patrício, que com a idade dele já o Damas tinha uns aninhos destas andanças.

    7. ADVERSÁRIOS. A vitória destes senhores é coisa de pouca dura. Cá os esperamos (primeiro), seguindo-se-lhes o Porto, depois. É só mudar o que é preciso

     
  • At 3:33 da tarde, Blogger Nuno Moraes Bastos said…

    Paulo,

    (nota à parte...)

    Registamos a subtileza com que alteraste a discussão do tema "E não é que o Paulo confessou gostar de Enrique Iglésias!" para "Cá estou eu com um post de gajo!!!"

     
  • At 5:09 da tarde, Blogger tiroliro007 said…

    Miga
    Para mim os dois que citei são excepcionais.
    Os restantes são bons. Não considero o miguel veloso nem o moutinho 2 foras de série.
    O izmailov e o vukcevic só te perdoo porque és benfiquista.
    Acho que o que o Paulo e eu quisemos dizer é que se perdeu uma oportunidade única em época de vacas gordas (idas constantes à CL) para dotar de jogadores do nível que o sporting merece.
    O Sporting merece jogadores de qualidade excepcional e não jogadores que são bons esporadicamente.

     
  • At 8:05 da tarde, Blogger Nuno Moraes Bastos said…

    Tiroliro,

    Isso é como dizer que eu mereço umas gémeas suecas, perfeitinhas e cheias de vontade de agradar: é verdade mas não muda a história!

    O Sporting não pode pagar mais do que aquilo que gera como receitas correntes. As receitas correntes são baixas (também por culpa própria) e o scouting tem tido miseráveis resultados.

    Os que temos são as "vedetas" que podemos pagar.

    SL

     
  • At 9:35 da tarde, Blogger Miga said…

    Tiroliro,

    Penso que estás a ser algo "injusto" para com Moutinho e Veloso. Estou convencido que no final da época Arsenal, Man Utd ou Real Madrid me vão dar razão (nomeadamente o Miguel Veloso). A ver vamos.

    Falas e bem sobre o facto do Sporting dever comprar jogadores de qualidade. Agora pergunto: conheces muitos jogadores de qualidade cujo valor da transferência seja inferior a 10 M€ (fora o vencimento)? Por exemplo, (e não sendo o meu clube) alguns jogadores que poderiam trazer valor acrescentado ao Sporting vejo o Antunes (saiu por 1 M€, para estar como suplente na Roma), o Andrés Madrid, o Roberto Brum (mal aproveitado pelo Jorge Costa e fez um jogão agora) ou ainda o Makukula (em vez do Purovic). Em relação a este último é incrível como o Marrítimo o foi buscar (é certo que teve umas lesões graves, mas é jogador).

    NMB,

    Apesar de tudo, vejo que ainda assim estás com boa disposição! :)

     
  • At 11:19 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    NMB,

    Como sabes hoje ganha-se dinheiro de duas formas: venda de jogadores e champions. O resto é importante, mas para clubes portugueses, infelizmente, as receitas de marketing só estão ao alcance do Benfica (como FSF, aliás, já o referiu várias vezes).

    Tens ganho muito dinheiro com a venda de jogadores e não tens ganho dinheiro (quase) nenhum na champions porque tens uma equipa mediana.

    Vais deixar de ganhar dinheiro na champions pelas razões conjunturais que apontei no post e sobre as quais não te pronunciaste ...

    A tua receita para lutarmos contra o plantel do FC Porto e sermos competitivos contra equipas como o Manchester United e Roma é a de apostar em mais miúdos ?!? Não percebo.

    Miga,

    Dou-te inúmeros exemplos aliás só dos nossos concorrentes directos em Portugal, não vou sequer pegar em casos como o do Makukula (vais-me dizer que também houve exemplos de contratações falhadas, mas as de sucesso são prova de que é possível): Lucho Gonzalez (8m € 50% passe), Quaresma (6 m €), Anderson (5,5 m €, vendido por 30 m €), Simão (12 m € vendido por 20 m €), Cardozo (9 m €).

    A questão é: queremos apostar na qualidade com forte probabilidade de sermos compensados finaceiramente (como já expliquei) ou assumimos que não temos capacidade para lutar pelo campeonato e (oitavos-final) champions.

    Dizem-me, mas o ano passado ficámos a um ponto do FC Porto. Tal aconteceu numa época em que Jesualdo e FSantos só fizeram (deculpem-me a expressão) merda. Seria a época típica para o Sporting ganhar o campeonato com 10pontos de avanço se tivesse um plantel de qualidade.

     
  • At 2:37 da tarde, Blogger tiroliro007 said…

    Caros amigos,
    Acho que a conversa das receitas e das despesas é clara para todos. E eu também não sou insensível a esse argumento.
    Agora, o que está em causa é que podíamos elevar a fasquia.
    Pergunto se comprarmos por 5/7 milhões não continua a ser um bom negócio se conseguirmos vender por 15/20?
    O Porto e o benfica arriscam. O sporting não.
    Quanto ao miguel veloso, caro miga, é evidente que é bom jogador, mas o facto de ser filho de quem é leva a que apareca demasiado nos jornais, que não é apanágio dos jogadores do meu clube. Espero que o talento não se estrague com estas vaidades de floribella, próprias de pseudo vedetas que raramente singram no nosso futebol.

     
  • At 11:48 da tarde, Blogger Nuno Moraes Bastos said…

    Caros,

    O Sporting deixou de arriscar ao fim de dez anos a arriscar muito mal...

    Não me parece desajustado: cada um paga o que pode pagar.

     
  • At 2:15 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Isso é concluir pela própria incompetência: não somos capazes de contratar bem acima de 2m€ então não compramos.

     
  • At 2:38 da tarde, Blogger Miga said…

    NMB,

    Permite-me que contra-argumente em relação ao teu último comentário (atenção, não me estou a aproveitar pelo facto da discussão ser em torno do vosso clube...).

    Dizes que o Sporting depois de 10 anos a arriscar mal, deixou de arriscar. Então e será essa a melhor solução? Ou por outro lado, não seria mais lógico tentar inverter a tendência? Estou a falar, por exemplo, da prospecção, ou até de investir com mais critério (gastando um pouco mais, mas num jogador já com algumas provas dadas).

    E quanto a pagar o que pode... aqui penso que (e digo penso porque não conheço, obviamente, em pormenor as contas do clube) é mais aquilo que quer... dá um pouco a ideia de querer gastar o mínimo... E como sabemos isso resulta muito de vez em quando...

    Neste ponto concordo, portanto, muito mais com o Paulo e com o Tiroliro.

     
  • At 10:08 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    converti-me recentemente a esta teoria do Paulo sobre o momento actual do SCP. O post está execelente ( não faz refª ao Enrique Eglesias, é uma melhoria que espero continuar a ver!) Apenas discordo sobre a questão do Peseiro concordando ai com o Tiro...

    Saudações Leoninas

    PS - Miga, para quem não sabe nadar...

     

Enviar um comentário

<< Home