Tertúlia Liberal

Pretende-se REFLECTIR o mundo e a sociedade, com uma nota crítica mas sem pessimismos.

quarta-feira, dezembro 20, 2006

A importância do Natal
Já muito se escreveu sobre esta época e não vou entrar no bla bla do consumismo, dos símbolos pagãos e de cada ver menos ser celebrado algo que é verdadeiramente importante para os crentes, como eu, o nascimento do Jesus (como diz a minha queria sobrinha).
Existe, no entanto, algo que não tem mudado, que é a reunião da família na consoada, a comer, a beber, a conversar e a abrir as prendinhas na meia noite do dia 24. O importante é que este momento se possa manter tanto quanto possível com o mesmo universo familiar. É verdade que é utópico este meu desejo, mas esta altura serve também para recordar os entes que já não estão entre nós mas que são recordações gratas de natais que já passaram.
A todos, presentes e ausentes, um santo natal.

3 Comments:

  • At 11:33 da manhã, Blogger Paulo Martins said…

    Como sabem não sou católico, mas uma das virtudes (talvez a única) que encontro nesta festa religiosa é exactamente a noite de consoada. Torna-se com a recordação das várias noites de consoada desde a infância quase uma noite mítica. O valor família é um valor universal, para católicos e não católicos.

     
  • At 3:07 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    É, sem dúvida, muito importante e muito bonita esta época.

    Para os católicos há sempre esta alegria de celebrarmos o nascimento de Jesus (Natal significa, precisamente, nascimento). Como diz a passagem na Bíblia: "O Verbo fez-se Carne", que constitui o mistério da Encarnação de Cristo. No entanto, como disseram e bem, é uma altura de reunião da família (católica ou não), nalguns casos longe durante todo o ano. Penso também que é um tempo de caridade. Vêem-se imensas campanhas para que as pessoas dentro das suas possibilidades contribuam com algum donativo para ajudar aqueles que menos têm, proporcionando-lhes um Natal diferente (principalmente às crianças).

    Pelo menos era bom que assim fosse, pois ainda ontem tive conhecimento de um lado triste do Natal. Passa-se nos hospitais, onde nesta altura do ano há um aumento considerável de idosos internados... são lá "despejados" pelas próprias famílias nesta altura, para se livrarem destas preocupações (e do trabalho que dão) durante as Festas. E isso não devia acontecer, claro, neste tempo de Paz, Alegria e Harmonia.

    Termino também com os desejos de um Santo e Feliz Natal para todos!

     
  • At 3:19 da tarde, Blogger Nuno Moraes Bastos said…

    Tiroliro,

    Experimento a mesma alegria, sempre com uma nota amarga de saudade de quem - lamentavelmente - já não me acompanha presencialmente.

    É, pelo menos, um momento de harmonia e união familiar, com os devaneios, ambições, birras e suspiros dos miúdos (miúda, no meu caso) que dá continuidade a um nome que outros tornaram especial.

    Espero falar - ainda - convosco.

    Miga,

    Sendo menos provável que te encontre, um abraço e votos de boas festas.

    HSC,

    Já retirado para as festas, lá para terras mais atlânticas?

     

Enviar um comentário

<< Home