Tertúlia Liberal

Pretende-se REFLECTIR o mundo e a sociedade, com uma nota crítica mas sem pessimismos.

segunda-feira, maio 12, 2008

À laia de spin-off [de post colocado na CL]...

Por um lado, o clube dos Andrades, vitorioso mas punido ao cair do pano. Termina a época com um indiscutível avanço mas com uma punição que, ainda que sem consequências desportivas, mancha indelevelmente estes anos de vitórias... Note-se que (i) o clube/SAD parece não recorrer da sanção que lhe é aplicada, (ii) os respectivos comentadores, oficiais e oficiosos, parecem insistir num discurso de legitimidade processual (quando poderiam e, a ser o caso, deveriam pugnar pela sua falsidade) e que (iii) a decisão foi tornada pública e aplicada no campeonato em que mais irrelevante se revela.

Por outro, os inefáveis lamps. Uma festa, uma enchente de 50.000 pessoas a aplaudir ruidosamente o quarto lugar no campeonato... ergh... perdão, a despedida de Rui Costa. Isto de transformar um enterro num festim não é para todos, termos em que se aplaude a iniciativa. E continua o (feliz) entorpecimento daquela gente...

Finalmente, o Sporting, que terminou ontem um campeonato desconcertante. Não que o plantel pudesse ombrear com o porto, mas era evitável que tivesse de discutir (até à última jornada) o acesso à Champions com o Guimarães. Não que pudesse contar com um Drogba, mas já tivémos melhor do que os "esforçados" Purovic, Had, Ronny, Farnerud ou Tiui. Não que o segundo lugar seja escandaloso quando se olha para o plantel do porto, mas a imutabilidade sempre repetida e prometida (mesmo para a próxima época) vaticina a derrota. Ou estará tudo assim tão bem?

5 Comments:

  • At 5:17 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Ao Sporting pede-se uma melhor direcção (mais interventiva, que invista e saiba investir em qualidade no plantel), um melhor treinador (que não crie problemas desnecessários e tente evoluir do ponto de vista técnico) e uma melhor atitude dos jogadores.

    O não recurso da sanção aplicada ao FCP é o Pinto da Costa no seu melhor. Não interessam os valores e princípios, interessa ganhar. Isso dos valores deixo para os meninos de lisboa ... Eles que ganhem esse campeonato, eu prefiro ganhar dos outros!

     
  • At 9:42 da manhã, Blogger Miga said…

    NMB,

    Compreendo a tua ironia ao falares da festa de despedida/homenagem ao Rui Costa, quando o Benfica ficou num mísero 4º lugar. No entanto, a festa realizar-se-ia SEMPRE, porque o Rui Costa pertence a um grupo muito restrito de jogadores que a merecem... não sei se me faço entender... Não são todos os jogadores que abdicam do que o Rui Costa abdicou por amor ao seu clube do coração! Isso é inegável!

    Quanto ao campeonato de Benfica e Sporting, foram paupérrimos! Penso que estamos de acordo nisto. O Benfica perdeu de forma escandolosa o avanço que tinha, à custa de 4 empates nos 4 primeiros jogos em casa na 2ª volta! Inacreditável. O Sporting teve o mérito de não desistir e de, na ponta final, conseguir melhorar nos jogos fora (excepção feita a Leiria) para garantir o 2º lugar.

    Bom campeonato fez, sem sombra de dúvida, o Vitória de Guimarães que não tem culpa da "anormal" época do Benfica.

    Esperemos, a bem do futebol português, que Benfica e Sporting melhorem muito na próxima época.

     
  • At 1:17 da tarde, Blogger tiroliro007 said…

    Caros,
    Graças a Deus que o campeonato acabou. Que estranho vai ser, em Agosto, começar com os mesmos pontos do Porto.
    O apito final, à semelhança do que já vaticinei para o apito dourado, é demonstrativo de que a montanha pariu um rato.
    Apenas um dos árbitros punidos está no activo. Pune-se o leiria que já está despromovido, o boavista que está falido e o porto que já é campeão.
    Consequências práticas: ZERO.
    A nível desportivo:
    Notas muito negativas:

    - benfica - face ao investimento e ao discurso patético do seu presidente;
    - braga - face aos jogadores que tinham. Confesso que em muitos jogos trocaria o nosso banco pelo do braga.

    Notas negativas:
    - sporting - apesar de tudo um pouco melhor que o benfica, não só pelo 2.º lugar, mas por em todas as restantes competições a eliminar ter chegado mais à frente que o slb;

    Notas positivas:
    - porto - vendem 2 jogadores por 60 milhões, mas mantêm a estrutura e a organização.

    Notas muito positivas:
    - vitória de setúbal - equipa de tostões, de remendos (até o hugo joga) que consegue um 6.º lugar e uma taça da liga é realmente impressionante
    Emprestaram o edinho e devolveram o matheus em janeiro e nao vacilaram. Parabéns Carvalhal.
    - vitória de guimarães - vindo da segunda liga, com poucas contratações fez um trajecto - aqui e ali ajudado pelos árbitros (mas quem somos nós para falarmos) - impressionante. Nos últimos jogos, alguns árbitros tentaram colocar o benfica no seu
    lugar, mas não conseguiram.
    É este o meu humilde balanço e acrescento que a margem de manobra nos clubes de Lisboa é muito reduzida - mais um ano sem ganhar equivale a mudanças.

     
  • At 2:41 da tarde, Blogger Miga said…

    Tiroliro,

    Concordo com quase todo o balanço. E digo quase porque, obviamente, não considero que tivesse havido árbitros a querer colocar o Benfica não seu lugar... antes pelo contrário, nomeadamente por parte do Lucílio Baptista no Bessa!

    Outros jogos houve em que o Benfica foi prejudicado (Leixões em casa, golo mal anulado) e Leiria em casa (agressão ao Cardozo passou impune, logo era livre e expulsão), só para citar dois. Claro que terá sido beneficiado, mas não podia deixar passar em claro pelo menos estes lances.

     
  • At 4:12 da tarde, Blogger Nuno Moraes Bastos said…

    Miga,

    Sobre Rui Costa, remeto para o (maldoso) comentário que deixei ao teu post.

    Todos,

    A minha referência é o vencedor: dizer que fiz melhor do que o benfas (desculpa, Miga, não resisti) com menos dinheiro é esquecer que fizemos pouco menos do que o Guimarães com muito mais.

     

Enviar um comentário

<< Home