Tertúlia Liberal

Pretende-se REFLECTIR o mundo e a sociedade, com uma nota crítica mas sem pessimismos.

segunda-feira, maio 12, 2008


Na noite de ontem, 11 de Maio de 2008, Rui Costa terminou a sua brilhante carreira de futebolista profissional. Uma carreira de 18 anos, iniciada e concluída no S. L. Benfica, com uma passagem de 12 anos por Itália (7 anos na Fiorentina e 5 no A. C. Milan), sempre ao mais alto nível, e deixando a sua marca, quer pela qualidade e o "perfume" do seu futebol, quer pela correcção e pela seriedade com que sempre tratou as pessoas que o rodeavam.

Foram mais de 700 jogos oficiais (clubes e selecção), em que marcou pouco mais de 100 golos. No seu regresso, na época passada, foi o ano, na sua carreira, em que realizou menos jogos, fruto de uma lesão muscular, agravada por uma utilização antes de tempo, que o afastou mais de três meses dos relvados. Tal facto levantou dúvidas sobre a sua condição física, e, nomeadamente, se ele tinha vindo só "passar tempo" até acabar a carreira. Esta época mostrou o contrário, tendo ele actuado em 45 jogos e marcado 10 golos (curiosamente marca igual à que conseguiu em 1993/94, ano em que conquistou o título de campeão, saindo depois para Itália).

Pena que, em toda esta grande carreira, com todos os jogos que referi acima, tenha conquistado poucos títulos, embora entre eles esteja uma Liga dos Campeões e uma Supertaça Europeia (ao Porto de Mourinho e com (mais uma) assistência sua. Foi campeão nacional apenas 2 vezes (Benfica e Milan), ganhando 4 Taças (1 de Portugal e 3 de Itália) e 2 supertaças (italianas). Em selecções foi, como sabemos, campeão do Mundo em sub-21, marcando o pénalti que deu a vitória na final. No entanto, por aqui se vê que os títulos nem sempre são o mais importante na vida de um atleta, mas sim a sua dedicação, seriedade e humildade que se demonstra sempre por onde se passa. E o Rui mostrou sempre isso!

Paolo Maldini, que dispensa apresentações (está também a poucos dias de terminar a sua carreira), numa pequena entrevista que deu no inicio deste ano, referiu a dada altura o seguinte: "Rui foi um autêntico professor de Kaká".

Ontem 54.222 pessoas presenciaram ao vivo o último jogo oficial do Rui Costa, a quem os tiffosi apelidaram, e bem, de "Maestro". Foi emocionante, bonito, merecido para o Rui! No final do jogo, no circulo central ele proferiu as seguintes palavras: «Obrigado! Por tudo o que me deram, por todo o carinho. Hoje terminou, para mim, uma coisa que comecei a fazer com nove anos de idade. Mas em vez de chorar, como noutras ocasiões, vou rir muito, porque acabei onde mais sonhei: no Sport Lisboa e Benfica. Emocionado, sim, mas com orgulho por poder acabar desta forma. Exausto, mas muito feliz.» Apetece-me dizer o que muito gente tem dito já: nós (benfiquistas) é que agradecemos: OBRIGADO RUI!

9 Comments:

  • At 4:07 da tarde, Blogger tiroliro007 said…

    Caro Miga,
    Confesso que sempre admirei o Rui Costa, não só como jogador mas sobretudo como desportista.
    Em 1996, quando fui a turim com o Paulo ver o juventus fiorentina (jogo de uma rivalidade incrível pós transferência do R. Baggio) cometi o sacrilégio de comprar uma camisola do Rui Costa, apesar de não a ter usado no Dell Alpi.
    No balanço que fazes caro Miga, penso que os feitos desportivos são claramente fracos para um atleta de eleição.
    Esteve demasiado tempo (7 anos) num clube secundário.
    Espero que como dirigente, mantenha o equilíbrio que sempre foi seu apanágio durante a carreira de jogador.
    Quando jogou em Alvalade este ano (não estou a falar da taça :)) e foi substituído, fui um dos muitos que o aplaudiram.
    Espero que a história o recorde como um dos grandes jogadores portugueses.

     
  • At 5:10 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Rui Costa foi (já podemos utilizar o passado) um jogador fantástico. Mesmo nesta última época, já velhinho, era um jogador que se destacava dos demais na fraca qualidade que o campeonato português apresenta. Um toque de bola único.

    Não querendo que a festa de despedida do Rui Costa se tivesse tornado num velório, também não pode ficar a mesma dissociada do facto do Benfica ter terminado o campeonato em 4º lugar. É um lugar vergonhoso para um clube como o Benfica.

    Tendo o Rui Costa um bom starting point para trabalhar nas suas novas funções, isto é, conseguir melhor que o 4º lugar na próxima época não será tarefa complicada, parece-me que o Rui Costa terá que ter muito cuidado neste seu novo palco, muito diferente, em tudo, do palco dos relvados ...

     
  • At 5:31 da tarde, Blogger Miga said…

    Obrigado caros Tiroliro e Paulo, desde já, pelos vossos comentários.

    Já não referi a nova carreira que o Rui Costa vai iniciar, como director desportivo, pois o post já ia longo. Estou certo que vai manter o equilibrio e a ponderação que sempre teve. Com o seu conhecimento e experiência obtidos ao longo destes anos todos, penso que vai formar uma boa equipa para o Benfica. Assim espero, pelo menos... É um Mundo bem diferente do dos relvados, como referes Paulo, mas penso que ele está preparado para isso.

    Pena o lugar e época inglórios que coincidem com a sua última época. Não merecia, mas enfim, foi assim que aconteceu. No entanto, como ele próprio afirmou: "nada apaga a alegria de poder terminar no meu estádio, no meu clube".

     
  • At 6:43 da tarde, Blogger Unknown said…

    Caro Miga
    Eu tambem fui um dos mais de 50.000 que lá estiveram.
    Estivemos lá bem no "alto", eu e tu, a partilhar esse momento unico na vida de um adepto de futebol que foi poder dizer o nosso obrigado ao Maestro
    Foi tambem lá bem no alto,que o Rui colocou a sua classe ao longo dos muitos anos em que tivemos a felicidade de o ver passear pelos relvados de todo o mundo.
    Olha que não acontece sempre, mas não eram somente os meus olhos que brilhavam naquele momento...foi uma grande alegria escutar o ate sempre do maestro.
    Abraço e obrigado por teres iniciado este pequeno registo de tributo ao Maestro.
    José Morgado

     
  • At 10:30 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Caro,

    Também me associo genuinamente neste tributo ao Rui Costa pelo jogador que foi mas, acima de tudo pela sua postura correcta, educada e amistosa. A virtude que mais lhe admirei foi o Amor que sempre demonstrou pelo seu Clube e a forma lirica que viveu o seu benfiquismo que muito deve envaidecer os benfiquistas, já do figuinho não posso dizer o mesmo, apesar de melhor jogador, nunca nos fez sentir o que o Rui Costa vos fez !!

    BF

     
  • At 10:36 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Já sei que foi um momento de ir ás lágrimas e muito emotivo para qualquer adepto do glorioso. Apesar de muito afastada dos estádios tive alguma pena de não ter ido a este último jogo do Rui Costa.
    Vi na televisão e as descrições, confesso, também me emocionam um pouco. Sinto-me um pouco lá, no meu lugar, ao ler as palavras do Miga e do meu pai, os meus "companheiros de bancada".
    Deixo também uma palavra de admiração ao Maestro por tudo o que deu ao futebol e ao Benfica em particular!

     
  • At 4:08 da tarde, Blogger Nuno Moraes Bastos said…

    Miga, Augusto, Susana, Todos,

    Conseguem dissociar a homenagem de uma cuidada política de comunicação? Será que com o Benfica em primeiro se seguiriam os episódios Erikson, Rui Costa e, agora, eventual acesso à Champions por desqualificação do porto?

    Lamento, mas não estou convosco...

    Quanto à qualidade do jogador: excelente (a milhas de um Figo).

    Quanto ao seu equilíbrio humano: aparentemente acima da média.

    Quanto à sua ingenuidade: a começar pela aparição pública no episódio Erikson e a relembrar o episódio Vale e Azevedo? A melhorar rapidamente ...

    Quanto ao seu futuro: enquanto estiver ao serviço do benfica, que conte muitos flops.

    Ninguém consegue antipatizar com o rapaz. Ninguém consegue não ver o imenso talento que tem. Ninguém pode ignorar o que o rodeia.

     
  • At 9:02 da tarde, Blogger Unknown said…

    Ganda Rui, vamos ver se como director desportivo consegue restituir a Gloria ao maior clube do Mundo...
    Abraço Miga do Sergio do Fundão...

     
  • At 10:23 da tarde, Blogger Miga said…

    NMB,

    Não duvido que a homenagem surgiria, independentemente da classificação. Aliás, como sabes, a classificação não estava definida! Como se poderia ter preparado a festa que se fez em função da classificação? Quanto aos "episódios" como lhe chamaste, não foram nada de mais. Com o campeonato perdido, sempre foi claro que, mesmo atingindo o 2º lugar, o Chalana não continuaria e o Rui Costa passaria a director desportivo. O Benfica só mudaria esta "agulha" do facto do FCP não ir à Champions.

    Concordo com o que referes sobre o Rui Costa, com excepção da ingenuidade que acho que ele não tem.

    Sérgio,

    Obrigado pelo comentário. É isso mesmo: o Rui tem o grande desafio e responsabilidade de colocar o Benfica no rumo das vitórias. E acho que ele está preparado para isso!

     

Enviar um comentário

<< Home