Tertúlia Liberal

Pretende-se REFLECTIR o mundo e a sociedade, com uma nota crítica mas sem pessimismos.

terça-feira, maio 20, 2008



O perigo de se ganharem títulos menores no final de época

Estamos todos contentes, estive no Jamor e vibrei com a conquista de mais um troféu, mas é bom não esquecer o que foi a época de 2007/2008. O Sporting deve ter como principais objectivos para se afirmar interna e externamente, o 1º lugar no campeonato nacional e os oitavos finais da Liga dos Campeões. Por isso, é bom que os seus dirigentes percebam que a próxima época é absolutamente decisiva e que uma equipa de futebol com os objectivos acima enunciados deve ser construída em qualidade e quantidade. Para tal, ainda que recorrendo à criatividade, é preciso investir. Investir não é sinónimo de gastar dinheiro, que é o que tem sido feito nos últimos anos. É bom que o seu treinador perceba que a disciplina não é um bem absoluto e que o excesso de rigidez táctica (em prol de uma suposta estabilidade da equipa) muito menos.
Há, evidentemente, muitos outros aspectos a melhorar, estes, para mim, são os essenciais.

10 Comments:

  • At 3:05 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Pelas minhas contas temos que contratar um bom lateral esquerdo, se o Grimi sair, um bom pulmão para o meio-campo, um médio ofensivo rápido e um bom ponta-de-lança. Podemos vender Purovic, Tiui, Farnerud e Ronny.

    Quanto a Paulo Bento, concordo.

    Pedro Matos

     
  • At 4:30 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Bom post Paulo. Conciso, mas certeiro. Acho que se não abrirmos os cordões à bolsa na próxima época, não valerá a pena investir nas seguintes e assumir que somos um clube de 2ª linha, incapaz de ganhar campeonatos ao Porto e lutar dignamente na champions.

    Deixo mais uma sugestão para esta direcção: mais e melhor comunicação com o maior património do Sporting - os seus adeptos.

     
  • At 9:58 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Paulo,

    Sabes que concordo com a tua linha de raciocinio sobre o actual momento do nosso SCP mas, sobre este post deixa-me dizer-te que em anos onde tinhamos melhores jogadores ( Qualidade) e melhor futebol ( espetáculo que nos faz ir ao estádio) não tivemos o mesmo nivel de resultados e uma Taça de Portugal ( para esta Direcção e Treinador ai vão duas) não é um titulo menor embora concorde que não tem o peso do campeonato.
    Espero que seja um ano de melhor investimento e que FSF e seus pares consigam cumprir o que nos prometeram !!

    Sou um confesso defensor do P.Bento e da sua disciplina ( não gosto nada de ver um jogador mandar o meu treinador levar no..) e para o melhor julgar, tenho de o ver com um plantel como tem o Jesualdo... é que ganhar campeonatos e taças com o Jardel é uma coisa e com o tiui é outra !!

    saudações Leoninas,

    BF

    PS - Se souberem de alguém que queira treinar o slb contactem o rui costa que já começa a deseperar !!!!

     
  • At 11:09 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Caro Pedro,

    Junta aí pelo menos um guarda-redes e um central, já que Stojkovic e Gladstone estão de malas aviadas.

    Caro BF,

    A crítica que faço a esta direcção (fraco investimento na equipa) desculpabiliza em parte Paulo Bento. Mas esse argumento não nos deve impedir de criticar, se for o caso, também o próprio Paulo Bento que leva 3 épocas como treinador (não 1) e beneficia de uma estabilidade directiva que nenhum outro treinador do Sporting teve desde que vejo futebol (já levo uns aninhos). Julgo que Paulo Bento vive muito do mito que se criou à volta de Peseiro como treinador pouco disciplinador. Não existiram mais do que duas, três situações de indisciplina com Peseiro. Com Paulo Bento tiveste situações de indisciplina com Liedson, com Liedson e Vukcevic, com Stojkovic, com Vukcevic, para não falar de outros casos passados conhecidos e em muitos destes casos com prejuízo claro para o clube em termos desportivos e financeiros.

    Nem acredito que conseguir lutar pela vitória no campeonato como lutámos (não é lutar pelo 2º lugar), e chegar à final da taça uefa (não é da taça da liga ou da taça de portugal) possa ser conseguido sem ter um balneário disciplinado.

    Paulo Bento tem qualidades evidentes, gosto da sua frontalidade, clareza de discurso, mas isso não é tudo (nem pode ser tudo) na função de treinador do Sporting.

     
  • At 6:34 da tarde, Blogger tiroliro007 said…

    Caro Paulo,
    Também estive no Jamor e pude finalmente ver uma vitória contra um grande portugês (em 5 final foi a primeira). Não concordo assim que se diga ser um título menor, ainda para mais conquistado contra o porto.
    Não o transformemos numa grande vitória mas também não se reduza algo que foi importante.
    Quanto ao Paulo Bento espero que seja mais reivindicativo, a bem da equipa.
    Por outro lado e concordando contigo Paulo, também acho que a disciplina excessiva que incute, nem sempre beneficia a equipa.
    Não passemos de um extremo (peseiro) em que tudo era permitido para o outro. O Jesualdo teve problemas com o bosingwa mas ultrapassou a questão.
    Da Direcção espero mais ambição e investimento.
    Dos adeptos espero mais paixão e que o estádio possa reviver os tempos do velhinho alvalade. Acho lamentável a média de assistências do novo estádio.

     
  • At 2:03 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    tiroliro007, a média de assistências está relacionada com os outros problemas. Eu tenho gamebox e desde Dezembro devo ter ido ao estádio umas 4/5 vezes. O futebol é um espectáculo que infelizmente o Sporting não tem dado nos últimos tempos ...

     
  • At 5:14 da tarde, Blogger tiroliro007 said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 5:14 da tarde, Blogger tiroliro007 said…

    Caro Manuel,
    O problema é esse mesmo. Gostar do clube, independentemente de ganhar ou perder.
    Para a final da taça todos queriam o bilhete, porque à festa todos querem ir. Espero que se introduzam critérios de assiduidade a alvalade como preferenciais para a taça, supertaça, etc.
    Eu este ano também faltei mais do que devia. É uma auto crítica.

     
  • At 1:45 da manhã, Blogger Nuno Moraes Bastos said…

    Todos,

    Digam-me em quantos jogos esta época tiveram prazer pelo jogo a que assistiram. Mais de cinco?

    Provavelmente dois (fcp e benfas, ambos para a Taça), porventura mais um ou outro em que vislumbraram "quinze minutos à Sporting" (expressão perigosamente próxima do benfas de Vale e Azevedo..)

    Muito pouco para quem quer preservar assistências, conquistar sócios e adeptos e alargar mercado. Ou não quer?

    É que o Sporting não vende apenas títulos: vende emotividade. Sem emotividade o "Cliente" não volta à loja... Irá, quanto muito, passando por lá... Uma ou outra final da Taça.

    Estreito, para aquilo que é o Sporting...

    Paulo,

    Se te recordas da nossa discussão sobre a imputação da responsabilidade das más contratações à estrutura ou ao orçamento, recordo-te que aumentaste o orçamento (cerca de 30%? de 19M para 25, smo?!?) este ano e que o nosso futebol foi francamente mais desagradável.

    A ver vamos como nos safamos neste regresso ao passado...

     
  • At 3:27 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    NMB,
    Continuas com o orçamento mais baixo dos 3 grandes. Maior investimento aumenta tendencialmente as possibilidades de sucesso e vitória. Agora, é preciso ser criterioso e competente nos investimentos que são feitos. De nada vale gastar 100m € se os gastas mal. Isso está claro.

     

Enviar um comentário

<< Home