Tertúlia Liberal

Pretende-se REFLECTIR o mundo e a sociedade, com uma nota crítica mas sem pessimismos.

quarta-feira, junho 18, 2008


Euro 2008


Já era para ter escrito este post logo no início do mês, altura em que se deu o pontapé de saída para mais um Europeu de Futebol, que se realiza na Aústria e na Suíça. Escrevo-o agora, na altura em que estamos, sensivelmente, a meio da competição, uma vez que terminou hoje a 1ª fase ou fase grupos.


Iniciam-se amanhã os quartos-de-final, e logo com a nossa Selecção, que defronta, contrariamente ao que era esperado, a Alemanha. Tal aconteceu, porque os alemães não provaram o favoritismo que tinham à partida, sendo derrotados pela Croácia, uma das boas surpresas da prova. A Croácia jogará com a Turquia (outra boa surpresa), sendo que os vencedores destes dois jogos jogarão na meia-final. Esperemos que um deles seja Portugal!
Os restantes jogos serão um Holanda vs Rússia, que acabou por recuperar da goleada no 1º jogo frente à Espanha, ganhando os outros dois jogos. Excelente jogo contra a Suécia, e consegue passar pela 1ª vez passar da 1ª fase. Agora apanhará uma Holanda fortíssima, na minha opinião a selecção que melhor futebol jogou até ao momento. Será também um encontro especial de Hiddink (holandês e selecionador russo) com a selecção do seu país. Sobra o histórico Espanha vs Itália. A Espanha até agora só com vitórias e a Itália apurada in extremis. Vamos ver o que vai dar... Ah, mas não quero deixar de escrever mais isto: é que a última vitória da Espanha foi contra... a Grécia! Pois é, a Grécia, nossa besta negra no Euro 2004, foi eliminada (não resisti a sublinhar a palavra) com 0 pontos e apenas um golo marcado. Não é que nos sirva de consolo, mas não deixa de ter a sua piada.
Vamos ver o que o resto do Euro nos reserva. E que Portugal chegue novamente longe.
Noutra vertente, não a desportiva, mas a financeira, deixo-vos esta notícia para dar ideia do que movimenta o futebol. A UEFA prevê uma receita de 1,3 mil milhões de euros, quase o dobro que em 2004, no "nosso" Euro... Impressionante!

3 Comments:

  • At 3:09 da tarde, Blogger Nuno Moraes Bastos said…

    Miga,

    Já sem Portugal (o país não sabe, mas agradece), Turquia (Grécia'04 parte II, não obrigado) e, se tudo correr bem, sem Espanha, que a Rússia seja um justo vencedor da prova...

     
  • At 11:39 da manhã, Blogger Miga said…

    NMB,

    Era, sem dúvida, um bom prognóstico, essencialmente depois do jogo fantástico da Rússia frente à Holanda (aquele nº 10 esteve simplesmente endiabrado). Hiddink, de novo, em alta numa grande competição.

    No entanto, e como sabemos, desde ontem, a final será entre Alemanha e Espanha (excelente exibição e vitória frente à Rússia).

    Dou o favoritismo aos "nuestros hermanos", mas a ver a vamos...

     
  • At 9:33 da manhã, Blogger Nuno Moraes Bastos said…

    A propósito dessa dos "nuestros hermanos" para relembrar que os irmãos não se podem casar...

    [Só para cobrir eventuais ensejos iberistas...]

     

Enviar um comentário

<< Home