Tertúlia Liberal

Pretende-se REFLECTIR o mundo e a sociedade, com uma nota crítica mas sem pessimismos.

quinta-feira, julho 31, 2008

A justiça das penas judiciais

Guardei durante quase três meses um recorte de um Editorial do jornal gratuito "Destak", escrito pela sua directora, Isabel Stilwell. Achei que estava tão bem escrito, que pensei, logo na altura, que tinha que abordar o assunto aqui no blog.
Este editorial foi escrito depois de se ter conhecido a sentença de Maria das Dores, que, como se lembrarão, contratou um homem para matar o seu marido. Foi condenada a 23 anos de prisão e o homem contratado, a 20.
Esta pena foi, sem dúvida, bastante dura para o que costumamos ouvir em Portugal. Já outro crime bárbaro e brutal, que ficou conhecido como "criança de Viseu", em que o pai fez coisas de tal maneira... nem consigo adjectivar..., que o bebé de 2 meses, deu entrada no hospital em coma, não teve, nem pouco mais ou menos uma pena semelhante. Tendo ficado provado que o pai lhe batia com uma ripa de madeira enrolada num pano para não deixar marcas, fora crimes de abuso sexual, apanhou uma pena de 10 anos de prisão, porque a lei não permite mais.
Onde está a justiça destas duas condenações? Perante tais factos, a Lei acaba por deixar esta mensagem: é preferível maltratar crianças, do que matar maridos.

Espanha imparável em 2008

Desde o passado sábado que pensei em escrever este post, logo após a vitória da Espanha no Campeonato da Europa de Hóquei em Patins, à custa, precisamente, de Portugal. De referir (e "puxando a brasa À nossa sardinha") que fizémos um excelente Europeu, perdendo na final por 1-0, mas depois de termos "esmagado" a Itália por 5-0 na 1/2 final. Bom, mas como ia dizendo, foi a Espanha que ganhou.
Esta vitória vem, como sabemos, na sequência da vitória no Campeonato da Europa de Futebol, realizado na Suíça e na Aústria. A selecção espanhola conseguiu esse feito pela 2ª vez na sua história, sendo que o anterior já tinha sido ganho em 1964. Ganharam este título com mérito (o melhor jogador e o melhor marcador do Torneio foram espanhóis). Ainda relativamente a este Europeu, a curiosidade do hino do Euro ter sido cantado (antes da final) por um espanhol: Enrique Iglésias.
Terceiro grande feito espanhol: vitória de Nadal no Torneio de Wimbledon, no jogo mais longo da história do Torneio londrino (quase 5 horas). Nadal, ao conseguir esta vitória, entrou, mais uma vez, na história do Ténis, pois há mais de 50 anos que um espanhol não ganhava em Wimbledon.
São, sem dúvida, acontecimentos que tornam 2008 um ano a não esquecer pelos espanhóis. É que, para o caso do que escrevi não chegar, termino com esta: Expo 2008 (Exposição Mundial) em... Saragoça, Espanha!

domingo, julho 06, 2008


Museu de cera de Berlim tem/tinha estátua de Adolf Hitler

A decisão do Museu de Cera Madame Tussauds de Berlim de incluir na sua colecção o ditador nazi é tudo menos pacífica. Os críticos dizem que é de mau gosto mostrar uma estátua do homem que planeou o Holocausto e temem que a figura se torne num objecto de culto para os neo-nazis.
Acrescento que, o segundo visitante cortou a cabeça à figura de cera. O visitante está preso e o museu já pediu uma indemnização ao prevaricador/justiçeiro.
Deve a história ignorar os seus malfeitores?