Tertúlia Liberal

Pretende-se REFLECTIR o mundo e a sociedade, com uma nota crítica mas sem pessimismos.

segunda-feira, abril 21, 2008

Afinal, boas notícias ...

Foi preciso esperar pelo final do campeonato para o Sporting não dar uma parte de avanço ao adversário.

Mas não sejamos injustos. O Sporting controlou o jogo. O Sporting teve mais posse de bola e maior número de ataques que o adversário, ou seja, passou mais vezes para o meio-campo adversário e ... raras foram as vezes que se desequilibrou nos processos ofensivos e defensivos. Que me lembre foram apenas 4 em mais de 90 minutos de jogo. É obra.

O Paulo Bento, desta feita, não esteve feliz ao intervalo como no jogo com o Benfica. O Ronny estava com uma flatulência tremenda e o barulho no balneário era tanto que nem Djaló, nem Miguel Veloso conseguiram ouvir as palavras de Paulo Bento. Caso contrário, ... Bem, caso contrário, ...

Não sei. Sinceramente, não sei o que poderia ter acontecido.

terça-feira, abril 15, 2008

O espectáculo do Ténis em Portugal

Teve incício no passado fim-de-semana, mais uma edição (a 19ª) do Estoril Open, o maior torneio de Ténis que se realiza em Portugal.

Este ano, como sabem todos os que ligam ao desporto em geral, e ao Ténis em particular, a edição é abrilhantada pela presença do número 1 mundial há mais de 4 anos consecutivos, para muitos o melhor tenista de todos os tempos, Roger Federer. Federer está empenhado em ganhar o Torneio que lhe falta do Grand Slam, o Roland Garros, o maior ou mais importante Torneio de terra batida. Para tal, Federer pensou em jogar mais um Torneio nesta superfície este ano e escolheu o "nosso" Torneio (com grande mérito do João Lagos, como se sabe o grande organizador do Estoril Open). Merece os nossos parabéns (de todos os amantes do Ténis) por tamanho prestígio que esta presença representa para o nosso país! E não esquecer no quadro feminino, a presença da jovem Michelle Brito (apenas 15 anos), que tem estado em destaque nos primeiros torneios deste ano [entretanto, ao consultar os resultados online, vi que foi eliminada por 2-6, 6-0 e 6-4].

Esperemos que Federer consiga mostrar a sua qualidade, a bem da expectativa e do sucesso do Torneio (os 5.000 bilhetes para a final esgotaram no passado dia 9, ou seja, antes ainda do Torneio começar, conforme podem ler aqui.) E segundo João Lagos, o complexo do Jamor já é pequeno para tanta procura...

Quanto à participação masculina portuguesa está a ser um sucesso. Frederico Gil venceu categoricamente o francês Mahut, 43º do mundo, por 6-0 e 6-3, indo encontrar outro português, João Sousa, nos oitavos de final. Está, portanto, garantida um portugês nos quartos de final, podendo o encontro ser Gil ou Sousa contra... Federer. Mas a ver vamos... Já Gastão Elias, outro tenista português não conseguiu vencer o seu jogo contra o cabeça-de-série nº 8, Michael Berrer.

terça-feira, abril 01, 2008

Bebés precisam-se em Portugal!
No passado dia 8 de Março li, na revista "Tabu" do Semanário "Sol", um interessante artigo sobre a natalidade em Portugal. Fiquei impressionado com o que li, ao ponto de ter vontade de transcrever para este post alguns dos dados do estudo:
- o crescimento é nulo em Portugal (há tantos nascimentos, como mortes);
- Portugal ocupa o 7º lugar mundial do envelhecimento;
- entre 2000 e 2006, houve uma descida de mais de 20% de nascimentos;
- em 1960 a mulher tinha, em média, 3.1 filhos, ao passo que hoje tem 1.6 filhos (enorme quebra da fecundidade);
O próprio Primeiro-Ministro disse em Julho do ano passado que "cabe ao Estado, sem dúvida, contribuir para criar condições para que possamos recuperar o ritmo de nascimentos". Nessa altura anunciou a criação de um abono para as grávidas e modificações no abono de família. Será isto suficiente?
Ana Cid, secretária geral da A. P. F. N. (Associação Portuguesa das Famílias Numerosas), põe "o dedo na ferida", referindo que o contexto actual penaliza as famílias com filhos, ao ponto de estas ficarem "estranguladas". Acrescenta também a problemática da mulher com um contracto a termo correr sério risco de perder o emprego ao engravidar.
Termino com um desejo (que estou certo compartilham): que melhores anos venham, para bem do futuro do nosso país!