Tertúlia Liberal

Pretende-se REFLECTIR o mundo e a sociedade, com uma nota crítica mas sem pessimismos.

quarta-feira, janeiro 16, 2008

Precisará o governo de Sócrates de uma remodelação ? Estará o balão a começar a esvaziar-se ?

Será possível manter Mário Lino como ministro das obras públicas, transportes e comunicações depois da sua intervenção desastrosa no processo do novo aeroporto ?

Quanto tempo aguentará Correia de Campos como ministro depois das suas medidas polémicas na área da saúde (e, já agora, muito pouco socialistas) ?

Conseguirão os professores (através do seu braço armado - os sindicatos) derrubar Maria de Lurdes Rodrigues ?

Será que basta a Manuel Pinho manter-se calado (o que só por si já é uma virtude, no caso concreto) para poder continuar a dizer que ainda é ministro ?

segunda-feira, janeiro 07, 2008

Algumas perguntas (e uma conclusão) sobre a nova lei

Será esta uma lei justa, pois os malefícios decorrentes de levar com o fumo dos outros são superiores ao esforço de não fumar para um fumador?

Será este o primeiro passo para que o Estado nos obrigue a fazer uma corridinha ao Sábado de manhã, pois o jogging faz bem à saúde ? E a não comer batatas fritas de pacote em excesso?

Será que em Portugal se seguirá o caminho do Reino Unido, em que o parlamento discute uma nova lei sobre o pagamento dos serviços públicos de saúde para os fumadores, obesos e sedentários ("doenças auto-induzidas")?

O que eu sei é na Alemanha o proprietário de um bar abriu uns buracos nas paredes para que os fumadores, com a cabeça para a rua, pudessem livremente fumar sem incomodar os outros clientes.

quarta-feira, janeiro 02, 2008




Qual a diferença entre literatura light e a non-light ?

Encontro-me a ler (a terminar), como muitos outros portugueses, a avaliar pelos tops de vendas, o último romance de Miguel Sousa Tavares "Rio das flores". O livro é um romance histórico ou uma História romanceada. O autor pela necessidade extrema (às vezes absurda) de fornecer informações históricas ao leitor (o romance abarca a História Portuguesa, Espanhola, Brasileira e, mais genericamente Mundial, através das passagens pelo nazismo alemão, fascismo italiano e ditadura estalinista, durante o largo período do início do século XX até ao final da segunda guerra mundial) acaba por secundarizar aquilo que deveria ser o mais importante num romance (mesmo que histórico), ou seja, o romance. As personagens perdem força e vigor no esquema escolhido pelo autor. São opções do autor. Em conclusão, não é brilhante, longe disso, mas também não é um mau livro como refere Vasco Pulido Valente, que aliás apelida, frequentemente, o autor de escritor light.

O que é literatura light ? Um romance histórico de 600 páginas (ainda que com alguns erros de pesquisa descobertos pelo olho clínico de VPV) é light? Estou a ler também um livro de VPV ("A revolução liberal - Os devoristas") e, é verdade, as páginas custam mais a passar. Tudo tem que ser mais mastigado. Tudo tem que ser relido, ou pelo menos, lido devagar. Lêem-se 5 para 30 páginas numa escala de esforço nos dois livros. Pode equiparar-se MST a Margarida Rebelo Pinto? O conceito light resulta do tema tratado na obra ou da forma como o tema é tratado? Por outro lado, tudo o que vende muito, ainda que bem tratado o tema, é necessariamente light porque o povo é estúpido e ignorante ? Todos os best sellers são light?

Bom ano de 2008 para todos!