Tertúlia Liberal

Pretende-se REFLECTIR o mundo e a sociedade, com uma nota crítica mas sem pessimismos.

segunda-feira, fevereiro 27, 2006

Caros Amigos,

Cheguei hoje de Praga. Deixo aqui notícia fresquinha do jornal "A Bola":

Conselho Directivo avança directamente para eleições
De acordo com o matutino Correio da Manhã, o Conselho Directivo do Sporting, a que preside Filipe Soares Franco, decidiu cancelar a Assembleia-Geral destinada a aprovar a venda de património do clube e vai avançar directamente para eleições.

Recorde-se que tal Assembleia-Geral, marcada para a última quinta-feira nas instalações da antiga FIL, acabou por não se realizar dado que o número de sócios presentes excedeu todas as expectativas, não havendo condições para que a reunião se processasse. Os mais de três mil sócios que compareceram não couberam na sala da antiga Feira Internacional de Lisboa e a Assembleia dos sócios do Sporting acabou por ser adiada. Agora, e segundo aquele diário, Soares Franco, após muita ponderação, entendeu avançar directamente para eleições, evitando assim que os sócios tenham de se pronunciar duas vezes. É referido ainda pelo jornal que Soares Franco vai apresentar a sua demissão e o acto eleitoral deverá ser marcado para os últimos dias de Março ou início de Abril. O Correio da Manhã avança ainda que Filipe Soares Franco, já com relações estreitas com o BES e BCP, contará na sua lista eleitoral com importantes figuras do mundo da Banca portuguesa como António Horta Osório, presidente do Banco Santander/Totta, e Fernando Ulrich, presidente do BPI.

sexta-feira, fevereiro 24, 2006

A encruzilhada.

O futuro do Sporting discutia-se ontem em AG.

Com mais ou menos demagogia de parte a parte, era esse o enquadramento perfeito para uma noite em que os sócios fossem esclarecidos não apenas quanto à venda, mas sobretudo quanto à aplicação dos montantes daí resultantes.

É, também, neste contexto que o adiamento da AG não pode deixar de ser tido como uma desilusão. Ou muito me engano, ou em nova convocatória poucos irão estar presentes.

Aguardo, serenamente, por novidades.

terça-feira, fevereiro 14, 2006

Erros de casting?

Sempre me perturbou a leviandade e/ou ineficácia com que se encara o casting do projecto que nos une, salvo "infiltrados", o Sporting Clube de Portugal.

Se, de facto, as escolhas da SAD para Administrador delegado não têm primado, pelo excessivo voluntarismo de uns e discrição de outros, se de facto se tem falhado nas contratações de jogadores, a ponto de a determinada altura da época o banco do Sporting só contar (e bem) com miúdos, a situação torna-se mais grave se tais erros se alargarem às figuras mais significativas da hierarquia.

É neste contexto que o anunciado regresso de Ribeiro Telles, que saúdo e apoio, ao futebol do Sporting não deveria revestir-se de qualquer messianismo.

É neste contexto que não compreendo porque é que, para primeira figura do clube - cargo em que se exige ponderação, discrição qb, conhecimento jurídico e experiência de vida - terá sido seleccionado por Soares Franco o Dr. Rogério Alves, que sucede ser igualmente bastonário.

Não lhe conheço os pergaminhos Sportinguistas, mas conheço-lhe a verve interventiva que, noutro papel, tem assumido. E receio-o bem que continue a assumir...

segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Castelinho, tinto - 1999

Um belo vinho, que creio que ainda encontram nas lojas. Recomenda-se para acompanhar um queijo forte. Este vinho é suave, não é muito forte, muito apropriado para encontros.

Nada melhor para comemorar a vitória de ontem, vivida no estádio e ainda que com um jogo miserável!!!

sexta-feira, fevereiro 10, 2006

É interessante observar que a linha mais à esquerda deste governo vem exactamente do fundador do CDS. Hoje não restam dúvidas que Sócrates, e os seus mais chegados, seguem políticas de centro-direita e liberais (aumento da idade da reforma, congelamento das carreiras na função pública, posição de apoio ao CA da Autoeuropa em detrimento da comissão de trabalhadores, fortes incentivos ao investimento estrangeiro, privatização da Galp, diminuição do papel do Estado na vida das pessoas,...).
Ao contrário, temos um Ministro dos Negócios Estrangeiros cujo discurso coincide com o de um qualquer líder de um partido de extrema esquerda espalhado pelo mundo. Chamou Hittler a Bush (depois desmentiu, com vergonha) e agora vem tomar posição pelo fundamentalismo/terrorismo islâmico contra a sua cultura ocidental.
Não vale a pena fingir que não há um choque de civilizações (grande livro de Samuel Huntington). A questão é muito simples: Deve ou não a liberdade de expressão ser limitada de modo a proibirmos este tipo de trabalho jornalístico ? A resposta já foi dada pela História, e em Portugal, com abolição da censura.

quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Os pobres de espírito...

O Sr Rui Alves, presidente do Nacional, tem continuado a sua senda de críticas ao Sporting, respectivo capitão e equipa técnica.

Sendo claro, creio que o Sporting terá de trabalhar mais para continuar na luta pelo título, que Sá Pinto ficou aquem do que a respectiva educação (aliás, de berço) estabelece como aceitável, e que a promoção de Paulo Bento a treinador principal, a meu ver justificada, foi porventura prematura (como se viu com o "caso Beto").

À sucessiva barbárie de declarações do presidente do Regional da Madeira, perdão Nacional, reagiram Sá Pinto, Paulo Bento e o Administrador Delegado cujo nome, atento o perfil e grau de intervenção, ainda é desconhecido para a maioria dos sócios.

Umas e outras lembraram-me a velha frase: "nunca discutas com um tolo, porque ele arrasta-te para o seu nível e depois vence-te em experiência".

Assim esta gente toda tivesse sabido deixar o Senhor a falar sózinho...

quinta-feira, fevereiro 02, 2006

Sr. Ernesto Ferreira da Silva,

Não vale a pena mencionar que o Sporting é um clube com passado e estatuto superiores ao do Nacional, esse é o jogo do Sr. Rui Alves, deve antes perguntar a esse Sr. que recompensa(s) recebe do Sr. Pinto da Costa para lhe fazer estes favores. E se recebe tal recompensa(s) em nome pessoal ou em nome do Nacional ? (esta última pergunta interessa também aos adeptos do Nacional).