Tertúlia Liberal

Pretende-se REFLECTIR o mundo e a sociedade, com uma nota crítica mas sem pessimismos.

segunda-feira, março 26, 2007

And the winner is...

António de Oliveira Salazar.

Comentários?

terça-feira, março 20, 2007

São loucos estes gauleses?

Estava escrito que com Portas nada ficaria igual... E não ficou.

Dois anos volvidos, Portas decide assumir a sua vontade de dirigir o Partido que refundou, destarte às claras. Como é timbre da democracia (e aliás é aparentemente permitido pelos estatutos do partido em apreço): (i) quem está momentaneamente no poder não prescinde da vantagem que o mesmo lhe concede para a manutenção da liderança e (ii) convocado o Conselho Nacional para deliberar sobre a marcação de Congresso, era sobre isso que incidiriam os trabalhos (por muito que tantos se esforçassem em sentido diverso).

Formalista? Manobra de secretaria? Não me parece. Foram regras, bem ou mal interpretadas mas polidamente defendidas.

O que se assistiu (ante) ontem (e que ninguém - dos bem informados - hesita em imputar a Paulo Portas e/ou aos respectivos seguidores) é uma vergonha. Uma vergonha para Portas, uma vergonha para Telmo Correia, também para Ribeiro e Castro e acredito que para M. José Nogueira Pinto. Uma vergonha para a multidão de queques que se insultavam mutuamente. Sobretudo, é uma vergonha para a nossa democracia e, muito em particular, para a direita que se quer ordeira, democrata e respeitadora.

Será Portas pessoalmente responsável? Terá Ribeiro e Castro extremado posições e dado causa ao sucedido? Não sei. O que sei é que não vi Portas demarcar-se do sucedido (erro porventura meu). O que sei é que ouvi falar em insultos e agressões dentro da sala. O que sei, é que M. José Nogueira Pinto - pessoa que não admiro por aí além, mas que tenho por séria - se explicou (e bem!) e aventou a hipótese de sair da política.

Tínhamos razão quando aqui escrevemos que, com Portas, nada ficaria igual. Tínhamos razão quando aqui escrevemos que não tínhamos esquecido o que se tinha passado nos últimos dois anos. Lamentavelmente, tínhamos razão... Não me peçam é para estabelecer culpados...

(PS - Retomando a frase da dupla que produziu a saga Asterix: "Peixe?!? Quem é que falou em peixe?")

domingo, março 18, 2007







Ainda vamos a tempo ?
O Sporting não realizando um jogo espectacular, ao contrário do que foi dito e escrito, ganhou o clássico ao FC Porto, após um golo, este sim espectacular, de Tello. Tello, depois de um período de adaptação ao futebol português (este clima ...), parece agora apostado em calar as más línguas que o acusam de ter sido um jogador caro (€ 7,5 milhões ?!?). Este país está mesmo repleto de pessoas muito mesquinhas ...
Como a minha doença já vai num estado muito avançado (e não se prevêm melhoras) sou daqueles que ainda acredita que o Sporting pode alcançar o título. Em momentos de lucidez (muito curtinhos) dou comigo a imaginar o Barbas em tronco nú (com uma mini de sagres preta na mão) no Marquês de Pombal a gritar: "Campeães, campeães, #!# samos campeães ...".

quarta-feira, março 14, 2007

Como lidar com o passado incómodo ?

A União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP), a propósito da apresentação do projecto do “Museu Salazar” em Santa Comba Dão afirma: “é uma afronta directa aos ideais da democracia e ao acto do 25 de Abril, é preciso, imperioso e urgente afirmar os ideais antifascistas em Santa Comba Dão e em todo o país e travar mais esta tentativa de branqueamento do fascismo e de degradação do regime democrático”.

Na Alemanha, Adolf Hitler, mais de 60 anos após a sua morte, está prestes a perder a cidadania alemã. A deputada da Baixa-Saxónia apresentou uma proposta nesse sentido e afirma: "é um passo simbólico é a única forma de a cidade de Braunschweig ultrapassar o complexo por ter sido responsável pela naturalização do ditador”.
Sendo um adepto da democracia e repudiando qualquer tipo de ditadura, não me parece que esta seja a melhor forma de lidar com a História.

domingo, março 11, 2007

Recentemente foi publicada uma fotografia de Tony Blair (quando este era estudante, na década de 70) em que este simulava uma masturbação. Aparentemente esta fotografia está a escandalizar Inglaterra e o próprio Tony Blair já veio (e não, já se veio …) a público justificar-se: “É uma foto que preferia nunca mais ver.”

Confesso que tenho alguma dificuldade em perceber o drama. Que mal tem um rapaz com os seus 20 anos, num ambiente de festa entre amigos, simular uma masturbação ? Queremos políticos competentes, sérios e ainda por cima que tenham um passado completamente impoluto e imaculado de um seminarista em todas as fases das suas vidas ?

Tenham juízo! Preocupem-se antes com a qualidade governativa. Faz-me lembrar os comícios políticos norte-americanos, em que a esposa e os filhos têm um maior destaque que o próprio candidato.

Blair, masturba-te à vontade. Faz o favor é de continuar a governar bem …

quinta-feira, março 08, 2007

Os Grandes Portugueses

Num tom mais ligeiro e abordando um tema que é reiteradamente mencionado na nossa comunicação social venho colocar sobre a mesa e sujeitar esta questão a debate – os grandes portugueses.
Antes de mais não é sem ponta de regozijo que vejo este tema ser mencionado com tamanha seriedade na comunicação social, particularmente pela esquerdinha suburbana e intolerante, representada pelo BE.
Trata-se em primeiro lugar de um jogo e por isso tem um valor reduzido qualquer que seja o resultado.
Por outro lado, o método de votação não é o mais fidedigno e não tem carácter científico. Nem sequer se poderia considerar uma sondagem, mesmo na Venezuela ou em Cuba.
Por fim, o meu voto vai para … o rei D. João II por tudo o que representou em termos históricos para este país. Nas palavras de alguns historiadores foi o rosto da primeira política de expansão ultramarina coerente e integrada da nossa história e da história europeia. Era ele, se isto fosse a sério, quem eu gostaria que ganhasse.
No entanto e sem ponta de polémica revelo que como isto é um mero jogo gostava que ganhasse o Prof. António Oliveira Salazar pois seria uma tal correria da esquerdinha às farmácias que o ultralevur e os rennies iriam esgotar. Gostava de os ver de calças na mão, de tão a sério que levam este jogo.

sábado, março 03, 2007

Confesso que estou entusiasmado com o regresso de Paulo Portas. Reconheço-lhe defeitos, não concordei com algumas das suas posições, ex: visão anti-europeísta no início do CDS-PP, confusão do religioso com a política, adopção de um estilo pouco natural e facilmente confundível com o snobismo (cujo principal prejudicado é ele mesmo), ...

Em tudo o mais, é um político de excelência, claramente acima da média, muito bem preparado nas mais variadas áreas, passa facilmente a sua mensagem, consegue distinguir o essencial do acessório e, mais importante, vejo-o a defender o meu modelo de sociedade. Só uma nota, para quem o acusa de ser um estratega nato. Têm que convir que, ganhando Sócrates o 2º mandato (como todos esperam que venha a acontecer) Portas podia muito calmamente ter ficado na sombra mais uns 3/4 anos.

Espero que assuma o rumo de uma direita com a qual me identifico e julgo nunca ter tido representação em Portugal, nem mesmo com ele em momento algum no passado. Uma direita liberal moderna, em termos sociais (em que o papel do Estado seja reduzido ao mínimo, exista para quem dele realmente precisa - deficientes, crianças e idosos) e em termos económicos (mercado livre, com redução da carga fiscal sobre quem produz riqueza para criação de empresas portuguesas competitivas e atracção de investimento estrangeiro, como a Espanha e Irlanda souberam fazer – Não há social sem uma economia forte!). Numa sociedade que previligie o mérito e a qualidade com coragem, para que quem vem de baixo consiga subir. Numa sociedade que derrube alguns mitos castradores do pós 25 de Abril (ex: legislação laboral completamente desadequada ao séc. XXI, peso excessivo - e errado - dos sindicatos).

Estarei atento à evolução do Sr. Portas.