Por falar em ditadores ...Mahmoud Ahmadinejad já declarou publicamente que
"... o meu objectivo é riscar Israel do mapa" e que
"... o holocausto judeu foi um mito".Mahmoud Ahmadinejad desenvolve projectos de energia nuclear violando decisões da Agência Internacional de Energia Nuclear (orgão da ONU) - "O Irão tem o direito inalienável de produzir energia nuclear e vai continuar a fazê-lo, com ou sem a autorização da ONU".
O líder Supremo do Irão, ayatollah Ali Khamenei, garantiu na semana passada que o seu país "irá recorrer a todos os meios para responder às ameaças que pesam sobre si e não hesitará em responder à violência com violência".
Ainda na semana passada, 15 militares britânicos foram detidos pelas tropas iranianas quando navegavam em águas que os iranianos dizem ser suas e que os britânicos garantem que fazem parte das fronteiras do Iraque, onde estão com um mandato das Nações Unidas. Até hoje continuam capturados em território Iraniano.
O diálogo não resulta. Uma invasão está fora de hipótese. E então, o que fazer ? Já agora, e a propósito (também) de grandes líderes, como reagiria Churchill a esta provocação ?
PS - só uma nota final quanto ao passado desse senhor. Foi membro de serviços de espionagem na guerra do Iraque, é acusado de vários assassinatos (nomeadamente ao líder curdo Qassemlou) e de inúmeras perseguições a dissidentes, participou numa das últimas ocupações da embaixada dos EUA em Teerão. Ah, e tem o curso de Engenharia Civil, ...