Tertúlia Liberal

Pretende-se REFLECTIR o mundo e a sociedade, com uma nota crítica mas sem pessimismos.

quarta-feira, abril 26, 2006


Bem sei que o que preocupa o adepto típico é que o seu clube conquiste títulos (a malta quer é taças para poder humilhar os amigos adeptos do clube rival no "café central" da vila).

Pois é, mas o futebol não devia ser só feito de taças. Devia porventura dar-se maior importância à formação (ex: subsídios estatais) que é um trabalho moroso, complexo, onde aparece 1 estrela em 100 potenciais.

Não vale a pena elencar os jogadores formados nas escolas do Sporting nos últimos 20 anos (nem tão pouco os que saíram do Sporting sem que este tenha recebido um chavo ...).

Agora, é realmente de lamentar, criticar e mesmo ridicularizar a eliminação do Glorioso SLB na Fase Inicial do Campeonato Nacional de Juniores de Futebol.

É claro que o taxista benfiquista (desculpem-me a redundância) de Cabeceiras de Basto quer é taças e não vai deixar de elogiar o trabalho de Luis Filipe Vieira por isso.

"Aqui o Zéquinha gosta é de gajas..."

Há notícias do mundo da bola que são demasiado más para serem verdade. Leia aqui os fundamentos da defesa de Luxemburgo, mais risíveis ainda do que as declarações ou punição.

Por vezes interrogo-me que lhe sucederia se ele afirmasse sonhar com duas gémeas suecas, muito substanciais e plenas de vontade de agradar...

Isto sim, é violador do princípio da igualdade.

segunda-feira, abril 24, 2006

Escrevem os antropólogos que tudo é cultura. Tendo a concordar, mesmo quando a indubitável cultura se confunde com simples sobranceria.

Remeto-vos para aqui, onde podem consultar o post de Pacheco Pereira intitulado "A Fauna das Caixas dos Comentários", colocado em 20/04/2006.

Em dois traços assumidamente simplistas (tentem justificar a atitude se assim pretenderem), entende Pacheco Pereira que há por aí quem viva vidas virtuais, limitando-se a produzir comentários cúmplices mas superficiais, que - não obstante a sua apodada inutilidade (entende-se do texto de Pacheco Pereira) terão merecido a sua Douta e mui cultivada atenção.

Sobretudo quando o próprio não admite comentários no respectivo blogue.

segunda-feira, abril 17, 2006

De ir às lágrimas...

Já antes tinha recomendado a leitura de post alheio.

Desta vez, e ainda que aguardando post idêntico sobre os demais candidatos, retorno - para desgosto do Paulo, mas com o pretexto de que (pelo menos) tem piada - às eleições do Sporting.

Vejam aqui um dos posts (Conde D'Abranhos) mais genuinamente cómicos que já pairou sobre a blogoesfera, por sinal colocado num dos meus blogues favoritos sobre bola.

Saudações Leoninas,

Nuno

quinta-feira, abril 13, 2006


Mendes Bota sem papas na língua:
"O Mundial 2006 arrisca-se a ficar para a história como o maior bacanal de sempre. O presidente da FIFA, Joseph Blatter, lava as suas mãos do casamento entre o Sr. Futebol e a Sra. Prostituição."

Após fortes críticas do próprio Conselho da Europa sobre o tema, o Sr. Blatter responde desta forma: "O governo alemão foi alertado pela FIFA disso. Mas a FIFA não pode intervir num assunto interno do organizador do Mundial".

Uma boa páscoa a todos!


quarta-feira, abril 12, 2006

Já cá faltava...

Queixávamo-nos há dias que a direita, ou com algum rigor o centro da vida política portuguesa andava órfão. Já antes tinha sido por aqui escrito que a oposição do PP é autofágica e a do PSD acéfala.

Tínhamos, igualmente, escrito que não se compreendem limitações e/ou castigos a um clube por conta de convicções individuais dos adeptos.

Eis a prova.

Palavra que não compreendo porque é que alguns dos que tentaram golpes de estado ou justificaram ética ou circunstancialmente actos terroristas ou antidemocráticos têm lugar nos órgãos de estado enquanto o adepto comum de futebol tem que ser higienizado para assistir aos jogos.

Desta vez, versa-se sobre coisa feia. Que me garante que a seguir não vem o censor do neoliberalismo ou do decoro dos cânticos?


Credibilidade.

O Irão aparenta brincar com a comunidade internacional. Um pouco como Vale e Azevedo há uns anos, não hesita na vitimização sem, contudo, de alguma forma mostrar provas da inocência que alega, ou pelo - menos - de se disponibilizar para o fazer.

Há uns anos George Bush não teria problemas em impor uma guerra, essa sim complicada e com efeitos secundários imprevisíveis (desde logo no mercado de oil & gas), contra o Irão.

Atenta a sua fraquíssima credibilidade hoje em dia, não pode senão fazer o que se vê: falar muito alto mas, feliz ou infelizmente, de forma inconsequente.

terça-feira, abril 11, 2006


Um adeus ao Vitória?

Não escondo que, a Norte, o Guimarães sempre funcionou como o meu segundo clube.

Numa liga de equipas regionais e municipais, em que a claque é quase sempre composta pelos familiares de jogadores e funcionários, o Vitória de Guimarães sempre se assumiu como a excepção. Estádio com boas condições, uma claque digna desse nome, boas assitências nos jogos fora... Enfim, tudo o que não abunda na Superliga.

Apesar das loucuras que - segundo dados vindos a público - terão sido cometidas nos últimos anos, o Vitória tem um bom (mas pouco equilibrado plantel), uma belíssima massa associativa e um magnífico parque desportivo.

Vai ser uma pena se desaparecer do nosso convívio.
E já agora, o outro Wally...

É impressão minha ou a Comissão Europeia está transformada num órgão acéfalo desde que o nosso amigo José Barroso, perdão, José Durão Barroso, foi exportado para Bruxelas?



Não sendo eu, por natureza, um euro-optimista, não posso deixar de transmitir as minhas reservas quanto ao futuro da Europa... É que a política em Bruxelas parece tão letárgica e poluída como a Londres do Séc. XIX, ainda que sem que se lhe augure idêntico futuro.
Onde está o Wally?

Cada vez que se fala (ou não se fala) do buraco nas contas do Sporting há uma dúvida que me assalta o espírito: onde está o Wally?

Estará, porventura, a conceder entrevistas?
A la Sinistra per favore

1. A coligação da Oliveira, tudo indica, terá ganho as eleições em Itália.

2. Devo dizer que não me surpreende: mesmo para um país capaz de gerar Fellini, as últimas intervenções (públicas e não só) de Berlusconi são absolutamente surrealistas. O que nem se estranha atento o papel dos artistas Italianos, sobretudo pintores, neste movimento durante os anos '20...

3. Questão diversa é saber: (i) como enquadrar nos politicamente a referida vitória (direita ou esquerda), (ii) saber se, de facto, a podemos enquadrar como vitória.
3.1. Quanto à primeira questão, não creio que tanto o movimento de Berlusconi como o seu adversário possam ser enquadrados nos cânones tradicionais: aqui, o critério político - correspondente ao entendimento que cada um perfilha do papel do Estado na economia - encontra-se severamente influenciado por um critério geográfico.
3.1.1. De resto, ninguém tem dúvidas que Berlusconi - como one show man que é - tem uma consistência dogmática muito duvidosa.
3.2. Quanto ao enquadramento ou não dos resultados eleitorais como vitória do centro-esquerda, o tempo o dirá. Mas a haver vitória a política italiana estará, com alguma segurança, mais temperamental que uma grávida de 8 meses aquando da marcação do parto.

4. Teremos, por isso, direito a repetição da contagem dos votos (George Bush fez, aparentemente, escola) e, tudo indica, um cinzentão com uma das principais economias europeias a cargo.
4.1. Mudanças? Nem vê-las... A Itália sempre viveu à margem do Estado.

segunda-feira, abril 10, 2006

Não é por ser mais um...

Que deixa de ter a sua razão!

"Saliente-se, todavia, que o projecto da Lista a que preside Guilherme de Lemos só poderá ser apresentado quando o candidato tiver total conhecimento da situação económico-financeira em que o clube e a SAD se encontram, dado que até ao momento – e apesar de vários pedidos, frisa o candidato -, ainda não foram facultados ao interessado pelos Órgãos Sociais do Sporting".

Fonte: A Bola, edição online, 10/04/2006.






O título está entregue e muito bem entregue!
O Porto marcou numa das poucas oportunidades que teve mas controlou o jogo do início ao fim. Do Sporting esperava-se naturalmente mais, depois de uma série de 10 vitórias consecutivas.

A nossa luta é agora a do 2º lugar que creio não nos escapará (2 vitórias e 2 empates nos próximos 4 jogos). Mais, o Benfica tem um calendário teoricamente mais difícil (2 próximas deslocações ao bessa e choupana).

Quanto ao resto amigos, não há milagres! O orçamento dos plantéis tem o seu peso e o dobro "como dizia o outro" é realmente muito.
Fading Away?

Dois dos mais afamados blogues neoliberais ou conservadores da blogoesfera portuguesa estão, tudo indica, prontos para um "adormecimento".

Lamenta-se o facto, sobretudo em função da supensão das noites que iam animando a direita portuguesa.

Se a direita putativa expressa no parlamento experimenta uma perigosa e prolongada letargia, entre o part time - por sinal bastante murcho - do líder do CDS e a liderança putativa de Marques Mendes no PSD, animava-se a direita sociológica com a perspectiva a blogoesfera contribuir para um repensar dos fundamentos conservadores e liberais (sim, tem-se presente a divergência conceptual).

Será possível?

Há uns anos (ainda nós éramos magros) a direita ressurgiu como fenómeno de moda e de contra-corrente. Era o dedo espetado de Manuel Monteiro, as repenicadas visitas aos mercados, era a enfadonha repetição da expressão "no meu tempo", era a coreografia de "O Bicho" (quem não se lembra - ainda - das mini-saias que as tímidas dançarinas exibiam?) era o papel de Paulo Portas como doutrinador do jovem que saía revoltado, mas só para tomar café...

Hoje, nem a direita se assume como contra-poder, nem parece por ora ser capaz de agitar uma qualquer bandeira que funcione como catalizador do seu próprio ressurgimento.

Além do quadro miserável que acima se expôs, resta-nos registar o desaparecimento da Nova Democracia. Lamentavelmente, com tal benesse segue-se - igualmente - o desaparecimento do "diga ao manel", que sempre motivou alguma boa disposição para quem se desse ao trabalho de ler as mensagens de apoio.

Aceitam-se ideias...

sexta-feira, abril 07, 2006

Regresso ao passado?

1. Ontem foi dia de novidades para os lados de Alvalade: (i) apresentou-se a candidatura de Abrantes Mendes e, (ii) ganharam consistência os rumores de um regresso sebastiânico de Soares Franco.

2. Quanto à candidatura de Abrantes Mendes, persiste algum lirismo.
2.1. As medidas de curto prazo são as esperadas a qualquer candidato de bom senso: auditoria externa para apurar a actual situação financeira, reestruturação do universo empresarial Sporting e da respectiva estrutura de custos.
2.2. A médio prazo estabelece como objectivo os 150.000 sócios e a diversificação das fontes de receita. Neste particular, discordo de Abrantes Mendes.
2.2.1. Desde logo, porque a primeira das medidas preconizadas não pode nunca constituir bandeira de candidatura, porque inferior aos objectivos estabelecidos do outro lado da Segunda Circular. Para isso, já temos Soares Franco.
2.2.3. De igual modo, porque atento o actual espectro do mercado imobiliário e a actual situação financeira do Sporting, não concordo com a realização de investimentos para, a final, jogar num mercado recessivo e com uma vacancy rate em crescendo.
2.3. Em termos de estrutura, concordo com a criação de um gabinete técnico exclusivamente composto por sportinguistas (inexequível, bem se sabe) mas entendo que o tempo das contratações a mando do presidente já era.

3. Da parte de Soares Franco, porque se trata da quarta posição que assume: (i) não tinha vocação para ser presidente, (ii) assume mas temporariamente e até eleições, (iii) se ganhar AG candidato-me, se perder não o faço, (iv) até admito candidatar-me... Em que ficamos?
3.1. Convenhamos que a sua grande virtude é... a equipa. Que ideias defenderá agora?

quinta-feira, abril 06, 2006









Faz algum sentido ?

Faz algum sentido que a UEFA vá punir um clube de futebol (o Barcelona) porque os seus adeptos num jogo de futebol exibiram a seguinte faixa de teor político: "Catalunha não é Espanha".

Concorde-se ou não com a independência da região, que relação existe entre a matéria e os poderes de uma entidade de supervisão do futebol profissional de clubes como a UEFA ?

Juro que não é uma provocação aos benfiquistas! É que não percebo mesmo!

terça-feira, abril 04, 2006

Kylie Ireland a presidente!

Por vezes andamos por cá a reinventar a roda.

Por Itália já se descobriu forma de, de uma assentada, (i) afrontar a homossexualidade, (ii) angariar novos sócios e (iii) tratar de obter uma alternativa credível aos actuais quadros do dirigismo.

Vejam aqui como uma actriz porno pode ser uma carta fora do baralho.
Contagem decrescente...

1. As eleições no Sporting estão - já - marcadas para o final deste mês.
1.1. Muito se disse e escreveu, também neste blogue e a propósito da AG para autorizar a alienação de património imobiliário não desportivo, acerca das personagens.

2. A verdade é que, neste momento, temos como candidatos anunciados Abrantes Mendes, Dias Ferreira e Guilherme Lemos.
2.1. Os homens "do regime" aos costumes nada dizem, por estratégia ou indecisão. Não se dão, contudo, por vencidos: saiem diariamente nos jornais, sobretudo n'O Jogo (como era de esperar) notícias destinadas a fragilizar os adversários. Mas a verdade é que ninguém se chega à frente...
2.2. Esta fragilidade ou indecisão é de mau tom: afinal de contas, foi um núcleo de pessoas que inclui boa parte dos membros da actual direcção que deu causa ao problema, pelo que me parece mais do que justo que o resolvam. (leiam, aqui, uma opinião de terceiro que subscrevo)

3. Do leque actual de candidatos, creio que o único minimamente consistente é Abrantes Mendes. Resta-nos saber com que programa e com que adversários...

segunda-feira, abril 03, 2006



O que se passa com o Chelsea ?
Depois da eliminação da Liga dos Campeões, o clube perde pontos atrás de pontos na PremierLeague (com equipas que lutam para não descer), Lampard arrasta-se em campo, Drogba e restantes avançados falham oportunidades de golo incríveis, Roben perde 9 bolas em 10, Essien nunca consegue entrar em jogo, Del Horno não consegue cruzar uma bola para a área (...).

Como grande apreciador do trabalho de Mourinho, não o reconheço nestes últimos jogos. Não arrisca (no último jogo com o Birmingham em casa demorou 70 minutos para substituir "o quase morto em campo" Gudjohnsen) , não corrige os jogadores em campo, deixou de ser provocador com os adversários, parece que lhe falta a garra e a ambição de querer ganhar que tanto o caracteriza e que faz dele um dos melhores treinadores do mundo.

Que pasa Mourinho ? Estás a preparar a saída ?